Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2023 às 22h50min - Atualizada em 30/07/2023 às 17h40min

Resenha | Memórias de Ontem (1991)

Iana Amoras - Editado por Ana Terra
Reprodução: Netflix


“Memórias de Ontem” é mais uma bela obra do Studio Ghibli, se destacando como um dos filmes mais emocionantes e realistas do estúdio japonês.

A animação conta a história da jovem solteira Taeko Okajima, de 27 anos, que se concentra apenas em seu trabalho na cidade de Tóquio, capital japonesa. Ela então decide visitar sua irmã durante a colheita anual de açafrão. No decorrer de sua estadia na cidade de Yamagata, Taeko começa a refletor sobre sua infância e jornada de crescimento pessoal.

O filme alterna brilhantemente entre o presente, enquanto Taeko realiza as tarefas cotidianas da vida rural, e as lembranças de seu passado, de quando tinha 10 anos. Conforme suas lembranças vão sendo mostradas, podemos ver Taeko explorando sua vida na escola, suas primeiras paixões e sua relação com a família.

De acordo com o Studio Ghibli, “Memórias de Ontem explora um gênero tradicionalmente considerado fora do campo dos assuntos animados: um drama realista escrito para adultos, principalmente mulheres. Isso se dá por Taeko ser uma personagem profundamente humana, com inseguranças, sonhos e desejos, em uma jornada de crescimento pessoal com altos e baixos.


O filme destaca a beleza das pequenas e simples coisas da vida. Taeko passa a comtemplar as pequenas alegrias que muitas vezes passaram despercebidas para ela, e se questiona se sua vida em Tóquio é o que desejava quando jovem.

Uma característica do filme que mostra a sensibilidade do diretor Isao Takahata, são as mudanças de cores das cenas do presente e do passado de Taeko. No momento presente da vida de Taeko, são utilizados tons vibrantes e alegres. Quando a personagem revive memórias do passado, os tons são frios e melancólicos, explorando um sentimento nostálgico e de incertezas.

A animação possui um aspecto singelo e reflexivo. Abordando temas como amadurecimento, busca por identidade, família e a importância do autoconhecimento. Uma verdadeira jornada emocional!

Referências:
SANTIGO, Luiz. “CRÍTICA | MEMÓRIAS DE ONTEM”. Plano Crítico, 2021. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-memoriasde-ontem/. Acesso em 24/07/2023.


STUDIO GHIBLI. Memórias de Ontem. Disponível em: https://studioghibli.com.br/filmografia/memorias-de-ontem/Acesso em 28/03/2023. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »