Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2023 às 11h54min - Atualizada em 17/08/2023 às 11h43min

Flamengo vence o Grêmio e está na final da Copa do Brasil

Rubro-Negro vai para a final pelo segundo ano consecutivo; classificação ajuda a minimizar a crise

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Jogadores comemorando com Jorge Sampaoli (Foto: Divulgação/Flamengo)
Alívio na Gávea! Após um começo de semana turbulento, o Flamengo está classificado para a final da Copa do Brasil depois de vencer o Grêmio pelo placar de 1x0. No jogo de ida, mengão levou a melhor e venceu por 2x0. De pênalti, o uruguaio De Arrascaeta marcou o único gol da partida. O adversário será o São Paulo, que venceu o Corinthians pelo placar de 2x0 e conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida ao ser derrotado por 2x1 na Neoquímica Arena. As finais da Copa do Brasil acontecem nos dias 17 e 24 de setembro. O sorteio dos mandos de campo ainda não tem nada definida.

O lance mais polêmico do duelo foi o pênalti do zagueiro Rodrigo Ely. Como o braço estava aberto, a orientação é marcar a penalidade nesse tipo de lance. Todavia, a regra precisa ser revista, pois era impossível o defensor saltar sem levantar o braço de apoio.

Com a vitória, os funcionários do Flamengo terão mais tranquilidade para trabalhar depois de uma eliminação vexatória na Libertadores contra o Olímpia-PAR, uma partida ruim contra o São Paulo e uma briga entre Gerson e Varela. Este foi o segundo desentendimento ocorrido no clube em menos de um mês. No dia da vitória em cima do Atlético-MG por 2x1, pelo Brasileirão, o ex-preparador físico de Jorge Sampaoli, Pablo Hernandéz, havia agredido o atacante Pedro e, por esse motivo, foi demitido.

Apesar da classificação, a equipe fez uma partida bem ruim. Se não melhorar, terá dificuldade diante do São Paulo, que vive um grande momento. Além disso, esta final marca o reencontro com o técnico Dorival Junior, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Flamengo em 2022.

Já a equipe do Grêmio poderá se dedicar intensamente na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, pois não joga mais nenhuma outra competição. Apesar da desvantagem de 13 pontos em relação ao líder, Botafogo, o campeonato terá mais 19 rodadas pela frente. Embora seja difícil, não é impossível o tricolor gaúcho conquistar o título que não vem desde 1996.


Os classificados para a final da Copa do Brasil garantem R$ 30 milhões de premiação. O time que conquistar o troféu receberá R$ 70 milhões.

1º TEMPO

O técnico Renato Gaúcho montou a escalação do Grêmio no esquema 4-3-3 para explorar as pontas com os atacantes Bitello (direita), Ferreirinha (esquerda) e Luís Suarez centralizado. Jorge Sampaoli optou pela formação 4-4-2 com Bruno Henrique e Gabigol lado a lado no ataque.

Mesmo em vantagem no agregado, o Flamengo tomou iniciativa. Aos seis, o volante Gerson recebeu e cruzou para Bruno Henrique cabecear, e o goleiro Gabriel Grando fazer uma linda defesa. Parecia que os donos da casa iriam ter uma postura diferente em comparação a partidas anteriores. Do outro lado, o Grêmio buscava ir para cima, mas o time do Flamengo estava bem montado. Os volantes Pulgar e Victor Hugo faziam um grande jogo.

Com isso, a equipe do Grêmio tinha como alternativa a jogada aérea, principalmente com Luís Suarez. Entretanto, os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Pereira também viviam uma boa noite. Dessa forma, chegaram com perigo pela primeira vez aos 27. Bitello recebeu pela esquerda, cortou para o meio e Matheus Cunha defendeu. Aos poucos, o Grêmio se soltava no jogo. Suarez fez um lindo corta-luz para Bitello, que foi parado por Matheus Cunha. O clube da Gávea passou a ficar acuado e procurava se defender, pois passava um enorme sufoco.

Aos 35, o lateral Reinaldo cruzou, a bola sobrou para o zagueiro Rodrigo Ely, que mandou por cima da meta de por Matheus Cunha. No minuto 42, o Flamengo passou a segurar a bola no ataque. Arrascaeta partiu para cima da marcação, bateu colocado e Gabriel Grando espalmou.

O primeiro tempo foi pegado com poucas chances por parte de ambas as equipes. Durante alguns momentos, o Grêmio até buscava dominar a partida, mas a defesa do Flamengo estava bem montada. Por outro lado, os cariocas também não conseguiam fazer grandes triangulações. Uma das alternativas foi tentar jogadas individuais, já que pelo jogo coletivo estava complicado.


2° TEMPO

Com o placar desfavorável, o Grêmio foi para cima em busca de reverter o resultado. Aos três, Suárez recebeu lançamento na área, pegou de primeira, mas errou o chute e o goleiro Matheus Cunha defendeu sem dificuldades. Momentos depois, Suárez recebeu um ótimo passe do meia Cristaldo, porém na finalização, Matheus Cunha fez grande defesa. A torcida rubro-negra começou a ficar preocupada, pois o time não conseguia passar do meio de campo.

A equipe do Flamengo conseguiu assustar pela primeira vez aos 11 minutos. O atacante Bruno Henrique recebeu um belo passe de Arrascaeta. No chute, o goleiro Gabriel Grando defendeu. Não demorou muito tempo para o Grêmio responder. No lance seguinte, Ferreirinha cortou para o meio e acertou a trave. Os gaúchos estavam melhores na partida.

Entretanto, era necessário tomar bastante cuidado com o contra-ataque rubro-negro. Aos 16, aconteceu uma substituição indesejada para os torcedores flamenguistas. Gabigol foi substituído pelo atacante Luís Araújo. Parte da torcida rubro-negra no Maracanã chamou o técnico Jorge Sampaoli de “burro”. Todavia, o camisa dez pediu aplausos e acabou atendido. No decorrer do segundo tempo, o time do Flamengo ficava mais tempo no ataque. Isso foi uma ótima estratégia para não levar pressão do adversário.

No minuto 23, após cobrança de escanteio, o zagueiro Léo Pereira cabeceou e Gabriel Grando defendeu. No entanto, o juiz foi até o var para rever o lance. Após a revisão, marcou pênalti devido a um toque de mão do zagueiro Rodrigo Ely. Arrascaeta bateu e ampliou a vantagem carioca no agregado. Na comemoração, jogadores foram abraçar Jorge Sampaoli para mostrar que o elenco está fechado com o treinador. Este gol foi um baque gigantesco para o Grêmio, pois se abalaram e passaram a criar poucas oportunidades.

Aos 34, depois de falta cobrada pelo lateral Reinaldo, Rodrigo Ely cabeceou para o fundo da rede, mas estava impedido. O jogo passou a ficar truncado e os jogadores do Flamengo começara a fazer cera, deixando o tempo correr. Além disso, o confronto passou a ter uma sequência de cartões amarelos devido a quantidade de falta e discussões entre os adversários.


Próximos jogos

Os times viram a chave para disputa do Brasileirão. Flamengo enfrenta o Coritiba no próximo domingo (20), às 16h, no estádio Couto Pereira. Já o Grêmio entra em campo no mesmo dia e horário o Santos, na Vila Belmiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »