Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/08/2023 às 15h52min - Atualizada em 17/08/2023 às 15h34min

A origem do Besouro Azul nos quadrinhos

Filme do herói chegou aos cinemas no dia 17 de agosto

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Fonte: DC Films/ Warner Pictures | Reprodução: Google Images


O filme do Besouro Azul, protagonizado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, chegou aos cinemas no dia 17 de agosto. A produção tem sido muito aguardada pelos fãs, mas algumas questões sondam aqueles que não acompanham as histórias em quadrinhos. Dentre elas, o surgimento do personagem tem sido o foco de algumas discussões. Neste artigo, apresentaremos a origem do Besouro Azul nos quadrinhos, para cessar as dúvidas de uma vez.
 

Dan Garret
O personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos na década de 1930, sendo um dos primeiros super-heróis a surgirem. Criado pela Fox Comics, o Besouro Azul original, Dan Garret, estreou em na HQ Mistery Men Comics #1, em 1939.  O herói surge inicialmente sem super poderes ou habilidades especiais, Garret é um policial que assume o manto de Besouro Azul para combater o crime após ter o seu pais (também policial) assassinado por um criminoso.
 
Quando a Charlton Comics adquire os direitos de publicação do Besouro Azul, em 1954, o personagem passa por uma reformulação e quem passa a usar o manto do herói é o cientista Ted Kord. É a partir desta reformulação que o Besouro Azul passa a receber seus poderes através de um escaravelho azul – assim como veremos no filme.
 

Ted Kord
Ted Kord foi apresentado ao público na edição 83 do Capitão Átomo, mas a trama do personagem não rendeu muito. A Charlton Comics faliu devido as inúmeras dificuldades financeiras que enfrentava na época, e então os direitos do personagem passaram para a DC Comics.
 
Foi então, entre 1985 e 1986, que o personagem ganhou uma maior importância nas HQs, sendo introduzido na Liga da Justiça durante o arco da Crise nas Infinitas Terras.
 
O personagem então ganha uma edição solo, até que em 2005, na HQ Contagem Regressiva para a Crise Infinita, Ted Kord, portador do escaravelho é morto e o parasita fica preso pelo Egito.
 

Fonte: DC Comics | Reprodução: Google Images


Jaime Reyes
Mais adiante, o Gladiador Dourado consegue trazer Kord de volta a vida, mas sem o escaravelho. É a partir deste ponto que entra em cena o jovem Jaime Reyes – o Besouro Azul protagonista do filme
, que encontra o escaravelho perdido e se conecta com o artefato. O objeto se funde a sua espinha, lhe dando super poderes.
 
Esta versão do herói já participou de vários grupos da DC, como os Jovens Titãs e a Liga da Justiça Jovem. Reyes é o responsável por descobrir a origem do escaravelho. O artefato é um objeto alienígena da raça Reach, que em um determinado momento ganha uma consciência própria e passa a ser chamada de Khaji Da.
 
Ao se fundir com Reyes, o escaravelho concede ao jovem super força, velocidade sobre-humana e capacidades de voo. A armadura se molda ao seu corpo, o que permite que o herói crie armas como espadas gigantescas e canhões para enfrentar seus inimigos.


REFERÊNCIAS:
TAVARES, D. Besouro Azul: Em quais HQs da DC Comics o herói aparece?. IGN, 6 abr. 2023. Disponível em: < 
https://br.ign.com/comics/107590/news/besouro-azul-em-quais-hqs-da-dc-comics-o-heroi-aparece#:~:text=O%20Besouro%20Azul%20faz%20sua,Marvel%20Universe%20nos%20anos%201930 >. Acesso em: 15 ago. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »