Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/08/2023 às 19h00min - Atualizada em 19/08/2023 às 18h52min

Quadrinhos: Os melhores quadrinhos produzidos pela DC Comics da década de 90.

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: DC Comics / Montagem


Ao longo de sua trajetória, a DC Comics presenteou os fãs com histórias lendárias, que eram protagonizadas pelos seus grandes heróis. Durante a década de 80, chegou trazendo várias mudanças no tom e teor das histórias de super-heróis, nos outros anos recebemos uma série de arcos que até hoje é lembrada pelo público.
 
As histórias da linha Elseworlds, que vem trazendo os universos alternativos, até chegar nos arcos ambientados nas cronologias estabelecidas nas HQs, podemos citar vários exemplos de como a DC conseguiu se reinventar nas últimas décadas. Pensando nisso, você verá uma lista contendo algumas das melhores histórias da DC nos anos 90.
 

Justiça Seja Feita
 
Mesmo que tenham perdido bastante espaço para a Liga da Justiça depois da década de 50, podemos dizer que a Sociedade da Justiça foi a pioneira no conceito "superequipe" da DC Comics. Em 1999, ficou decidido o retorno deles, tendo uma série de mudanças na formação e uma repaginada, com roteiros de Geoff Johns, David S. Goyer, James Robinson e Paul Levitz.
 
A HQ foi responsável por reavivar a Sociedade da Justiça e colocá-la em um novo contexto, inserido novamente os membros clássicos na história, como o Flash um novo contexto, trazendo de volta membros clássicos, como o Flash (Jay Garrick), Lanterna Verde (Alan Scott), Pantera e novos integrantes, como a Stargirl. Essa nova formação durou até 2006, que ficou estremecida após a chegada da terceira Guerra Mundial, gerada pelo Adão Negro.
 

Sandman: Estação das Brumas
 
Sendo lançado entre 1990 e 1999, Estação das Brumas é o quarto volume de Sandman, considerada uma das histórias mais admiráveis, tendo sido escrita por Neil Gaiman. Neste HQ, recebemos oito edições com vários artistas, incluindo P. Craig Russell, Malcolm Jones III e Matt Wagner, entre outros.
 
O enredo começa quando Lúcifer decide largar o inferno e deixá-lo aos cuidados de Morfeus, assim começando uma disputa acirrada entre as divindades e seres mitológicos querendo o poder dos círculos infernais. Podemos dizer, que isto seria o pontapé inicial para a trama de Sandman, e ainda como início para um título solo de Lúcifer, escrito por Mike Carey.
 

Zero Hora
 
Sabemos o quanto a DC Comics gosta de trazer "Crises" para as suas HQ 's, e Zero Hora com um substituto denominado Uma Crise no Tempo, é um belo exemplo disto. Continuando os eventos de Crepúsculo Esmeralda, a saga escrita por Dan Jurgens e Jerry Ordway nos apresenta um vórtice temporal causado pelo próprio Parallax (Hal Jordan).
 
Os heróis da editora precisam se reunir à versões de realidades alternativas, na história temos uma corrida contra o tempo, buscando impedir os planos inconsequentes de Hal Jordan, que deu origem a um "mini-reboot" dentro da editora. Até hoje, essa é uma das Sagas mais queridas pelos fãs.
 

Batman: O Longo Dia das Bruxas
 
Batman: O Longo Dia das Bruxas foi ambientada no universo de Ano Um, essa história é impressionante, ela traz um clima incrível de noite das histórias do Cavaleiro das Trevas. Tendo sido escrita por Jeph Loeb, e ilustrada pelo Tim Sale, o enredo de Batman irá seguir a investigação de um serial killer que atacava suas vítimas durante os feriados, sendo sua motivação um mistério.
 
Na história, mostra as vantagens do maior detetive dos quadrinhos, ele sempre está nas sombras para triunfar sobre seus inimigos. Além disto, na história conhecemos a origem de Duas-Caras, que era considerado um homem brilhante em Gotham City, mas acaba tornando-se um grande inimigo da cidade.
 

LJA: Nova Ordem Mundial
 
Durante a década de 90, a Liga da Justiça enfrentou uma baixa no interesse do público, as vendas caíram bastante. Mas, em 1997, a história mudou após Grant Morrison assumir o título da equipe e trazer mudanças que agradaram o público, trazendo os 7 heróis principais da editora.
 
Entre as mudanças, vemos Wally West e Kyle no posto de Flash e Lanterna Verde, nesse mesmo tempo o Caçador de Marte e o Aquaman ganharam mais espaço com suas novas personalidades e visuais. Desta maneira, recebemos uma renovação do grupo, com histórias e arcos bem atraentes e um maravilhoso desenvolvimento dos personagens.


REFERÊNCIAS:
FIAUX, G. Os 10 melhores quadrinhos da DC da década de 90. Legião dos Hérois, 2023. Disponível em: <
 https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-melhores-quadrinhos-dc-decada-90.html#list-item-2 >.Acesso em: 19 ago. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »