Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/09/2023 às 20h17min - Atualizada em 05/09/2023 às 19h10min

Ferroviária e Corinthians se enfrentam novamente em uma final de Brasileirão Feminino

O time de Araraquara venceu a última decisão nacional entre as duas equipes; Brabas tentam o pentacampeonato

Isabella Brasil - labdicasjornalismo.com
Brasileirão terá final paulista. Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Ferroviária e Corinthians se enfrentam nesta quinta-feira (7) pelo primeiro jogo da final do Brasileirão Feminino de 2023. A partida ocorrerá na Fonte Luminosa, em Araraquara, às 16h20 e terá transmissão de canal aberto e fechado, respectivamente, Rede Globo SporTV. Como o primeiro jogo da final será no interior paulista, o segundo acontece no domingo, dia 10, na Neo Química Arena.

A CBF anunciou que a arbitragem será de Thayslane de Melo Costa, assistentes Leila Naiara Moreira da Cruz e Fernanda Nándrea Gomes Antunes, com a quarta árbitra sendo Adeli Mara Monteiro. O comando do VAR fica por conta de Charly Wendy Straub Deretti.

FERROVIÁRIA

A Locomotiva chega a sua terceira final depois de três anos caindo antes da finalíssima, bicampeã com os títulos de 2014 e 2019. Chega nessa final com a terceira melhor campanha do Brasileirão com 34 pontos, em busca do tricampeonato. Bateu as atuais vice-campeãs, Internacional, nas quartas e passou nos pênaltis pelo São Paulo.

A equipe que acabou de se tornar o primeiro time do futebol feminino a conquistar títulos sul-americanos em todas as categorias da competição: sub-14, sub-16 e profissional, está em busca de abrir ainda mais a vantagem do Rio Preto, Centro Olímpico, Flamengo e Santos, times que possuem um Brasileirão e são os terceiros maiores campeões brasileiros.

Possível escalação: Luciana, Daiane, Luana, Day Silva, Barrinha, Ingryd, Raquel, Sochor, Aline Gomes, Eudimilla e Lelê. Técnico: Jéssica de Lima

CORINTHIANS

Neste jogo haverá o retorno de quatro jogadoras suspensas, Tamires e Vic Albuquerque por tomarem o terceiro amarelo no primeiro jogo da semifinal;  Gabi Portilho e Miriã, após expulsão nesse mesmo jogo.

As Brabas são as maiores campeãs do Brasileirão, com quatro títulos (2018, 2020, 2021 e 2022) e estão emplacando a sua sétima final em sequência. Possuem a melhor campanha do Brasileirão de 2023, com 37 pontos, chegam na final em busca do seu quinto título. Passando pelo Cruzeiro nas quartas de final e pelas Sereias da Vila na semi.

Possível escalação: Lelê, Kati, Tarciane, Yasmin, Tamires, Luana Bertolucci, Duda Sampaio, Gabi Zanotti, Gabi Portilho, Vic Albuquerque e Jheniffer.
Técnico: Arthur Elias

HISTÓRICO DE CONFRONTO

Desde 2016, quando o Departamento de Futebol Feminino do Corinthians foi reaberto, são 31 confrontos entre as equipes. O Alvinegro tem 25 vitórias, cinco empates e apenas uma vitória da equipe de Araraquara.

Durante as 11 edições do Brasileirão Feminino são 13 confrontos, desses três são empates e os outros dez são vitórias do Corinthians, então a Ferroviária está em busca da sua primeira vitória contra a equipe das Brabas nesse campeonato. Na final, elas se enfrentaram apenas uma vez, em 2019, quando a Ferroviária levou o título nos pênaltis, depois de dois empates por 1x1 e 0x0.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »