Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/09/2023 às 13h32min - Atualizada em 08/09/2023 às 13h26min

Esgotamento no trabalho: conscientização sobre a Síndrome de Burnout é necessária

Gabrielli Schunski - labdicasjornalismo.com
stock.adobe.com

O esgotamento no trabalho, conhecido como burnout, tornou-se um fenômeno crescente na sociedade moderna, afetando indivíduos em todo o mundo. O ritmo frenético da vida contemporânea, aliado às demandas cada vez maiores do ambiente de trabalho, está levando um número preocupante de pessoas a enfrentar sérios problemas de saúde mental.


A Síndrome de Burnout é uma condição que se desenvolve quando uma pessoa enfrenta estresse crônico e prolongado no trabalho, levando a uma exaustão física e mental profunda. Os sintomas incluem fadiga extrema, despersonalização, sentimentos de ineficácia, dificuldades cognitivas e emocionais. Embora não seja uma doença física, o impacto da Síndrome de Burnout na saúde mental e física é alarmante.


Jeimy Bresolin, psicóloga, explica que o diagnóstico de Burnout deve ser feito de forma cautelosa, pois seus sintomas podem se confundidos com outras condições da saúde mental. “Durante o acompanhamento profissional, temos que descartar outras possibilidades. Por exemplo, o paciente se queixa de estar deprimido no trabalho e sem vontade de trabalhar. Talvez não seja um burnout, temos que realizar toda uma análise em relação ao que está acontecendo na vida dessa pessoa”, esclarece a psicóloga.


Receber o diagnóstico de burnout pode ser avassalador e desafiador, e a falta de compreensão no ciclo social do paciente pode agravar a condição. Alessandra Duarte foi diagnostica em 2021, quando trabalhava em uma farmácia, e não pêde contar com o apoio de seus familiares ou empresa em que trabalhava. “Não tive esse apoio. Meu pai dizia ser “mimi” da minha parte, que ele trabalhou a vida toda e não passou por isso”, relata a operadora de caixa.


O burnout não é um obstáculo que pode ser superado simplesmente com força de vontade. É uma condição séria que requer atenção e tratamento adequados. A primeira etapa no caminho da recuperação é reconhecer a necessidade de ajuda. Isso pode ser um passo difícil, já que muitas pessoas hesitam em admitir que estão enfrentando dificuldades. “O tratamento é feito com um trabalho conjunto entre as sessões com o psicólogo e as consultas com o psiquiatra, pode haver a necessidade de tomar medicamento para remediar os sintomas e afastamento do trabalho”, informa Jeimy.


Além disso, o burnout não é visto como um problema individual, mas como uma questão de saúde pública, e, na sociedade moderna, essa doença ocasiona diversos problemas: prejudica a saúde das pessoas, aumentando o risco de depressão, ansiedade e problemas de saúde física, como doenças do coração e problemas de sono. Tal doença afeta também as relações pessoais e familiares, uma vez que pessoas esgotadas têm menos energia para investir em suas vidas pessoais, o que pode causar conflitos e afastamento nos relacionamentos.
 
 
É notório que a conscientização sobre o burnout está crescendo, e medidas estão sendo implementadas para abordar esse problema. Nesse sentido, conforme alertam especialistas, algumas orientações são fundamentais para evitar o esgotamento profissional. Inicialmente, é importante separar o trabalho da vida pessoal. Isso significa que, quando termina o horário de trabalho, é bom não ficar pensando nele, não responder a e-mails ou fazer tarefas de trabalho em casa. Se você puder, tenha um lugar específico para trabalhar, o que ajuda a criar essa divisão.

Administrar bem o tempo também é fundamental para evitar o burnout. Organize suas tarefas, defina o que é mais importante e evite sobrecarregar-se. Existem técnicas como a do Pomodoro, que ajudam a manter o foco e a ser mais produtivo. Ainda, equilibrar o trabalho com atividades relaxantes e de lazer se torna uma prática muito eficaz contra o burnout. Reserve um tempo para fazer exercícios, praticar hobbies que gosta, passar tempo com amigos e familiares ou simplesmente relaxar. Essas coisas ajudam a recarregar as energias e reduzir o estresse.


Estabelecer metas realistas no trabalho é fundamental para evitar a pressão excessiva. Cuidar da saúde física é igualmente importante. Coma bem, faça exercícios regularmente e durma o suficiente. Ter boa saúde física ajuda a lidar com o estresse. Se estiver se sentindo sobrecarregado no trabalho, é importante conversar abertamente com seu chefe ou colegas de trabalho. Às vezes, fazer ajustes nas suas tarefas ou receber apoio pode fazer uma grande diferença.


A Síndrome de Burnout é um problema relevante nas atuais dinâmicas de trabalho, e suas consequências são sérias e afetam muitas áreas. Porém, com mais pessoas entendendo o que ela é, podemos ter esperança de resolver isso e transformar os locais de trabalho em ambientes mais saudáveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »