Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/09/2023 às 11h44min - Atualizada em 11/09/2023 às 11h44min

Corinthians celebra o pentacampeonato feminino, e torcida homenageia Arthur Elias

Time conquista o tetra consecutivo e consolida hegemonia na categoria; técnico vai para a seleção após a Libertadores

Paulo Octávio
Tamires comemora após marcar o gol do título, o 66º tento do time na competição em 18 jogos. Foto: Cris Mattos/CBF

Em uma Neoquímica Arena efervescente, o Corinthians conquistou o pentacampeonato brasileiro feminino; o tetra consecutivo. Com uma vitória de virada sobre a Ferroviária por 2 a 1, do jeito que o corinthiano gosta. Mylena Carioca abriu o placar para o time de Araraquara; Jhenifer e Tamires descontaram para as mandantes. No jogo de ida, na Fonte Luminosa, houve empate em 0 a 0.

Como premiação, o time ganha R$ 1,2 milhão pelo título, enquanto as Guerreiras Grenás ficam com R$ 600 mil pelo vice. As finalistas também garantem vaga na SuperCopa do Brasil e na Libertadores de 2024. Esse é o segundo título do Corinthians no ano. No primeiro semestre as Brabas ganharam a Supercopa do Brasil e ainda disputam o torneio estadual e o continental neste segundo semestre. 

A torcida corinthiana, que marcou novo recorde de público com 42 mil presentes, homenageou o técnico Arthur Elias no último jogo dele como técnico em Itaquera. Foi exibido um mosaico com a frase “Obrigado, Arthur”. Na comemoração, Tamires reverenciou o treinador, que foi jogado para cima após o apito final. 

Arthur conseguiu 14 títulos em oito temporadas e pode conquistar o 15ª caso vença a Libertadores, seu último torneio antes da ida para seleção. “Tenho orgulho do que construí com o clube. É um dia especial, quis olhar o máximo de torcedores possíveis e simplesmente agradecer.", afirmou na coletiva. 

Já a Ferroviária, última equipe que conseguiu vencer o Corinthians em decisão nacional, fica com o vice. Agora, no Campeonato Paulista, time precisa bater o Palmeiras na última rodada, na quinta, para ter uma vaga no mata-mata principal. Caso não vença vai para disputa da Copa Paulista. As Brabas, já classificadas em primeiro lugar, pegam o São Bernardo.  

Além da equipe paulistana e interiorana, Santos, Flamengo, Rio Preto e Centro Olímpico também conquistaram o Brasileirão feminino. Primeiro torneio aconteceu em  2013. 

1º TEMPO 

Time da casa armou uma blitz, mas as falhas nos passes comprometeram um melhor desempenho. Após suportar pressão inicial, visitantes partiram para cima e conseguiram o gol. Barrinha cruzou e Mylena Carioca, livre, venceu a goleira Lelê aos nove minutos. 

Em desvantagem, Arthur Elias decidiu colocar Gabi Portilho no lugar da Jaque. A mexida fez com que clube fosse mais efetivo e, no final, obrigou a goleira Luciana a fazer duas grandes defesas. Após a segunda, nasceu o escanteio e, posteriormente, o empate. Jhenifer subiu mais que a zaga e tocou no canto para empatar o jogo aos 41. 

2º TEMPO 

Corinthians continuou martelando, encurralou a Ferrinha e enfim a pressão deu resultado.  E coube a Tamires usar o seu cagoete de atacante para fazer o gol do título aos 12 minutos. Ela fechou com a ponta da chuteira o cruzamento de Milene. A lateral começou a carreira como atacante e depois foi deslocada para lateral. A selecionável mostra fôlego para armar as jogadas da intermediaria e servir o ataque. Ela é um dos destaques da Era Elias. 

Após a virada, Ferrinha tentou uma pressão final, e Sochor  parou na trave. Depois foi  só esperar apito final.
 
PRÓXIMOS JOGOS 
 
As duas equipes voltam as atenções para última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.  Toda rodada será na quinta com jogos às 21h (Brasília). Corinthians pega o São Bernardo no Parque São Jorge. A Ferroviária encara o Palmeiras, em Araraquara. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »