Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/09/2023 às 15h03min - Atualizada em 12/09/2023 às 21h16min

Sem Messi, Argentina goleia a Bolívia e segue 100% nas eliminatórias

Em uma grande atuação coletiva, atuais campeões do mundo não sentem falta de seu ídolo máximo e vencem com facilidade na altitude

João Henrique Ribeiro - labdicasjornalismo.com
Argentina vence a segunda nas Eliminatórias. Foto:Twitter Selección Argentina
A Argentina segue, literalmente, nas alturas. A seleção venceu a Bolívia por 3 a 0, apesar de não contarem com o capitão Lionel Messi, que não estava em plenas condições, jogando em La Paz, onde os mais de 3600m sobre o nível do mar sempre são um forte obstáculo. Os comandados de Lionel Scaloni fizeram uma partida impecável e demonstraram porque são os atuais campeões do mundo. Enzo Fernández, Nicolás Tagliafico e Nico González marcaram os gols da goleada, que coloca os hermanos como líderes isolados das eliminatórias sul-americanas para o Mundial 2026 - o Brasil ainda joga às 23h (horário de Brasília) e pode assumir a liderança.
 
PRIMEIRO TEMPO

Pressionando desde o primeiro minuto, como já é uma marca registrada, a Argentina se aproveitou dos erros técnicos da equipe boliviana, que a todo momento parava a partida com faltas, e rapidamente assumiu o controle. Tentando se aproveitar também da velocidade da bola gerada pela altitude, arriscou com remates de fora da área de Rodrigo De Paul e Enzo Fernández. Aos 30’, logo de uma bela jogada coletiva, o mesmo Enzo pisou na área e completou passe de Ángel Di Maria, que assumiu a faixa de capitão, para marcar o 1x0. Cinco minutos mais tarde, Roberto Fernández recebeu cartão vermelho por uma dura entrada em Cuti Romero e deixou a equipe da casa com um jogador a menos. Já quase nos acréscimos, ainda houve tempo do lateral-esquerdo Nicolás Tagliafico ampliar a conta e marcar seu primeiro gol com a camisa albiceleste, logo de cobrança de falta do mesmo Di Maria - que chegou à marca de 26 assistências com o selecionado nacional, se juntando ao eterno Diego Armando Maradona na segunda posição do ranking histórico, apenas superados por Messi (54) .
 
SEGUNDO TEMPO

Com o placar confortável construído durante os primeiros 45 minutos, os dirigidos de Lionel Scaloni naturalmente reduziram a intensidade e começaram a cadenciar a partida com maior posse de bola, apesar das condições adversas do gramado do estádio Hernado Siles. Mantendo a calma, os espaços começaram a surgir com mais facilidade e o terceiro gol parecia ser questão de tempo. Porém foi somente aos 38’, logo de alguns avisos por meio de chutes de fora da área e bola na trave de Julian Alvarez, que Nico Gonzalez selou a goleada. Entre as substituições, destaque para as entradas do jovem Alejandro Garnacho, que estreou oficialmente e agora é definitivamente jogador argentino, e Ángel Correa, que assumiu a camisa número 10 na ausência do melhor do mundo – que era esperado por todos os presentes e foi ovacionado mesmo sem estar em campo.


 Reprodução via Youtube Conmebol

ANÁLISE OPINATIVA

Uma equipe que parece não enxergar barreiras. Mesmo em condições que historicamente costumam ser mais que adversas e ainda jogando sem seu principal jogador, a seleção argentina novamente fez uma atuação digna de campeões do mundo e o placar de “apenas 3x0” não reflete isso. Pressionando alto desde os primeiros minutos,  aproveitaram-se dos erros técnicos da equipe boliviana e se fizeram donos do jogo. Destaque para as atuações individuais do sempre decisivo Ángel Di Maria (que assumiu a faixa de capitão e assistiu os dois primeiros gols). Ademais, Enzo Fernández (talento puro e dono do meio-campo) e Julián Álvarez (que soube jogar muitas vezes sem bola e foi bastante participativo).  

Cabe ainda destacar que foi a primeira vez que a Argentina foi para o intervalo com vantagem de 2x0 a favor jogando em La Paz, e é a primeira vez na história que vencem os bolivianos na altitude por duas vezes consecutivas - a primeira vitória dessa sequência foi o 2x1 de virada durante as eliminatórias para o último mundial. Feitos e mais feitos, 'La Scaloneta sigue a full' (embalada, no bom português).

PRÓXIMOS JOGOS

Na próxima data FIFA,  a Argentina pega o Paraguai em casa no dia 12 de outubro, às 21h. Enquanto a Bolívia encara o Equador , no Hermano Salles, no mesmo dia às 17h.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »