Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/09/2023 às 23h55min - Atualizada em 12/09/2023 às 23h32min

GP de Singapura apresenta mudanças na pista para 2023

O circuito de Marina Bay teve alterações para beneficiar ultrapassagem; em caso de vitória, Verstappen fica muito perto do título

Marina Costa Rosa - labdicasjornalismo.com
Foto: RedBull Content Pool

A Fórmula 1 deixa a Europa e agora segue para as etapas finais do mundial de 2023. O Grande Prêmio de Singapura será a 16ª etapa do campeonato e trará novidades que podem facilitar o aumento de recordes da competição.  A corrida será neste domingo (17) às 9h, e nela Max Verstappen pode dar um grande passo rumo ao título mundial.

Band transmite a corrida, e Bandsports acompanha todo o ciclo que começa na sexta com dois treinos livres (6h30 e 10h). No sábado haverá o último treino livre (6h30) e o classificatorio (10h)

O circuito é disputado nas ruas de Singapura. Como esse tipo de pista dificulta ultrapassagem, ele passou por mudanças no traçado do terceiro setor. Foram retiradas as curvas de 16 a 19 e houve a formação de uma reta com 379,9 metros de comprimento. Essa modificação também diminuiu o traçado da pista em 100 metros e ampliou para 62 o número de curvas na pista.  

Essa etapa carrega dificuldades para os pilotos. A junção de umidade do local e o conjunto de muitas curvas do Marina Bay Street Circuit aumentam o desgaste físico. Por isso, muitos podem perder até três quilos.   
 
Apesar dessas questões, Max Verstappen  deseja seguir escrevendo história na maior categoria do automobilismo. O piloto holandês já está em sua 10ª seguida na temporada, a maior sequência de triunfos. Assim, ele superou  as nove vitórias seguidas de Sebastian Vettel em 2013.  

Em ampla vantagem, Verstappen precisa de duas vitórias para ganha seu terceiro título mundial seguido. O atual campeão está 145 pontos à frente do vice colocado e companheiro de equipe, Sergio Perez. Mas ainda tem 232 pontos em disputa.  

Caso confirme o título na próxima corrida, o holandês vai repetir o que fez em 2022 quando celebrou em Suzuka. Diferença que dessa vez, ele pode ser campeão com seis rodadas de antecedência. Assim, o GP de Interlagos, o antepenúltimo, em 5 de novembro, seria só para cumprir tabela. 

Já no campeonato de construtores a Red Bull Racing segue como  líder com 583 pontos e pode garantir o título nesta semana. Mas será difícil. A equipe precisa ficar no primeiro e segundo lugar, marcar a volta mais rápida e torcer para Mercedes fazer só um ponto.  

HISTÓRICO  

Das 13 vezes em que a primeira corrida noturna foi disputada, Sebastian Vettel venceu cinco. Outro fator histórico é que o Marina Bay foi o local de sua última vitória na Fórmula 1 em 2019 pela Ferrari. Já em 2022, o vencedor foi Sérgio Perez, da RBR, seguido de Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari. 

EM 2008, "SINGAPURAGATE" E TRAPALHADA PREJUDICARAM FELIPE MASSA

O GP de Singapura é “pivô” de uma disputa jurídica do ex-piloto brasileiro Felipe Massa contra a Federação Internacional de Automobilismo e contra a própria Fórmula 1. Bernie Ecclestone, ex-chefe da Fórmula 1, afirmou ao site F1-Insider que em 2008 --- no campeonato que Massa disputava o título --  houve manipulação no triunfo de Fernando Alonso na Ásia. Porém, Bernie posteriormente disse a Reuters que não se lembrava da declaração anterior.

O brasileiro liderava a prova até sofrer uma batida proposital de Nelson Piquet JR na 14ª volta, o que beneficiou o espanhol. Mas além desse problema, Massa sofreu com erro humano de sua própria equipe naquele GP. Um mecânico esqueceu de tirar a mangueira do carro. Ex-Ferrari não percebeu e perdeu 50 segundos nessa trapalhada. 


Assim, brasileiro  terminou em 13ª e não pontuou. Esse problema reverberou na tabela e fez com Felipe perdesse o título para Lewis Hamilton por um ponto.  Agora o paulista quer ser reconhecido como campeão daquele ano e uma compensação financeira pela perda do título.


Entenda a história:

Fonte:Reprodução/YouTube Projeto Motor

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »