Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/09/2023 às 21h54min - Atualizada em 27/09/2023 às 21h41min

Volunturismo: uma forma de viajar com propósito e economizando

Conheça as plataformas mais utilizadas para fazer voluntariado

Anna Leticia Epaminondas - labdicasjornalismo.com
Fonte: WorldPackers | Reprodução: Google

O sonho de conhecer o mundo tornou-se cada vez mais comum entre as pessoas. Não importa qual é o objetivo, se é relacionar-se com novas pessoas, experimentar comidas típicas, ou até mesmo concluir o checklist das 7 maravilhas do mundo. O fato é que viajar vicia, e as pessoas estão viciadas. 

 

No entanto, muitos indivíduos não possuem condições financeiras, ou até possuem, mas preferem uma experiência diferente. É nesse momento que o volunturismo se torna uma opção, pois ele vai muito além de uma viagem convencional.
 


O que é o volunturismo?

 

O volunturismo é o ato de viajar enquanto pratica o voluntariado. Além de trocar as suas experiências por comida e hospedagem, você também tem a oportunidade de imergir profundamente na cultura do local que estiver. Sendo assim, ambos os lados ganham e aprendem com a convivência. 

 

Viajar como voluntariado não é simples, então você precisa ter certeza do que quer. Conforto muitas vezes não será o adjetivo que marcará a sua viagem, tampouco luxo. É necessário que tenha responsabilidade com as atividades, paciência para ensinar, disposição para aprender e, acima de tudo, compreender que aquelas pessoas estão confiando em você. Em contrapartida, não é uma ajuda de mão única, a experiência permite que conheça a si mesmo e ao outro.

 

Tipos de voluntariado
 

Existem vários tipos de voluntariado pelo mundo, desde ajudar na limpeza de um castelo no meio da França, até cuidar de animais no Chile. 
Aqui vão algumas possibilidades nas quais você pode se aventurar:
  • Limpeza e manutenção 
  • Recepção e administração 
  • Mídias sociais, fotografia e produção de vídeo
  • Guia local e organizar eventos 
  • Bartender e ajudante de cozinha
É importante lembrar que é possível ser voluntário sem benefícios, apenas com o objetivo de ajudar uma causa social.
Mas caso você esteja querendo economizar, esses são alguns dos auxílios oferecidos:
  • Hospedagem
  • Café da manhã, almoço e jantar
  • Passeios turísticos
  • Bicicletas à disposição
  • Aulas do idioma local
  • Festas 
Além de tudo isso, a carga horária costuma ser de até 5 horas por dia, com dois dias livres na semana para você fazer o que quiser.


Como fazer um voluntariado?

 

As plataformas mais utilizadas para fazer voluntariado são a WorldPackers e a Workaway. As duas possuem opções de pacotes de assinatura que oferecem vários serviços. No WorldPackers, por exemplo, os pacotes são a partir de R$268,00.


Após tornar-se membro verificado, é necessário que complete o seu perfil, pois ele é o seu cartão de visitas na comunidade. Depois é só selecionar as vagas que você mais se identifica e entrar em contato com o anfitrião. Ainda é possível que você veja as avaliações do local, assim pode descobrir se os voluntários tiveram uma boa experiência ou não.
 

Não se esqueça de conferir se as horas de trabalho e o que eles oferecem são compatíveis com o que você deseja. Afinal, é para ser uma das melhores experiências da sua vida.

 

Conheça alguns voluntários 


Muitos sonhadores resolveram colocar a mochila nas costas e foram conhecer o mundo. E como forma de registrar as experiências, é comum ver vários deles compartilhando as suas vivências nas redes sociais, como Tiktok e Instagram.

Aqui estão alguns perfis que você pode seguir para acompanhar mais esse estilo de viagem, além disso eles também dão várias dicas:
  • voamills
  • rafaelafaggion
  • noplansfortmr
  • patriciavogtt

Referências 
FERREIRA, Renata. Volunturismo: o que é e como praticar no Brasil e no mundo. Viajar Verde, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 de setembro de 2023 

CARESIA, Gilmara. Worldpackers: Tudo aquilo que ainda não te contaram! Mochileiros, 2023. Disponível em: . Acesso em: 22 de setembro de 2023 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »