Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2023 às 13h46min - Atualizada em 30/09/2023 às 22h18min

Boca e River frente a frente em uma nova edição do superclássico argentino

Pensando na Copa Libertadores, Xeneize encara o seu maior rival na Bombonera com uma equipe mista

João Henrique Ribeiro - labdicasjornalismo.com
Uma nova edição do clássico dos clássicos (Foto: reprodução via Agencia Télam)
Aproxima-se uma nova edição do clássico que paralisa toda a Argentina. Detentores de mais da metade dos torcedores em relação a população total do pais, Boca Juniors e River Plate se reencontrarão neste domingo (01), a partir das 14h, na mítica La Bombonera, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Argentino, na chamada rodada dos clássicos. Enquanto a equipe de Jorge Almirón tem as atenções divididas com o jogo de volta da Copa Libertadores, os comandados de Martin Demichelis buscam colocar fim em uma sequência negativa longe do Monumental. Jogo terá  transmissão da ESPN e do Star+ no Brasil.
 
BOCA JUNIORS

Os clássicos, sobretudo no futebol argentino, são campeonatos a parte e podem mudar os rumos de uma equipe. Porém, por conta da partida de volta diante do Palmeiras na quinta-feira, válida pela fase semifinal da Copa Libertadores, competição que não vence desde 2007. Por isso, o Boca tem suas atenções divididas e levará a campo uma equipe alternativa.

Com sete pontos em seis partidas disputadas, ‘El Xeneize’ ocupa a nona posição do grupo B da Copa de La liga Profesional 2023 e por momento estaria fora dos classificados para a fase final.

A competição, que tem as 28 equipes da primeira divisão divididas em dois grupos, é disputada inicialmente por pontos corridos em turno único e logo tem os primeiros quatro colocados de cada grupos disputando em partidas únicas a fase mata-mata. Pensando na tabela anual, que definirá os classificados às competições internacionais da próxima temporada e um rebaixado, os comandados de Jorge Almirón ocupam a quinta colocação, a dois pontos do Defensa Y Justicia, que possui 53 com uma partida a mais e é a última equipe em posição de Copa Libertadores.

Provável escalação: Sergio Romero; Lucas Blondel, Bruno Valdez, Nicolás Valentini, Marcelo Saracchi; Ezequiel Bullaude, Jorman Campuzano, Juan Ramírez; Exequiel Zeballos, Darío Benedetto e Lucas Janson.
 
RIVER PLATE

Ao contrário do máximo rival, que segue em três competições, o River tem suas atenções centradas apenas na Copa de la Liga. Com dez pontos em seis partidas disputadas, ‘El Millonario’ ocupa a quarta colocação do grupo A e seria uma das equipes classificadas à próxima fase. Pensando na tabela anual, ocupa a primeira colocação com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, Talleres (71 e 60, respectivamente). Apesar da fase estável e do título do Torneo de la Liga Profesional com sobras no primeiro semestre, a equipe Martin Demichelis, que já está garantida na próxima Libertadores, enfrenta dificuldades longe do El Monumental, com sete jogos sem vitória e busca voltar aos três pontos na La Bombonera, onde não vence desde setembro de 2018.

Provável escalação: Franco Armani; Andrés Herrera, Paulo Díaz, Leandro González Pirez, Enzo Díaz; Enzo Pérez, Nicolás de la Cruz, Manuel Lanzini, Nacho Fernández; Esequiel Barco e Miguel Borja.



HISTÓRICO DO CONFRONTO

Pensar em históricos de confrontos na Argentina é uma tarefa complicada, visto que discussões como considerar ou não a era amadora do esporte no país sempre se fazem presentes e há discordâncias quanto às estatísticas. Porém, de acordo com ‘Revisionismo Fútbol’, que é o portal oficial de história e estatísticas da ‘Associação Argentina de Futebol (AFA)’, são 259 superclássicos no total, com 91 vitorias para o Boca, 85 para o River e 83 empates.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »