Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2023 às 12h01min - Atualizada em 01/10/2023 às 10h56min

Qual o melhor exercício físico para quem busca qualidade de vida?

Paulo Marques Pinto - Edição por Mayane Humeniuk

Se há uma época áurea na vida de um homem, certamente é a infância. Nós tínhamos muita energia para aproveitar as coisas simples da vida. Brincar na rua, correr, desenhar, comer de tudo o que for permitido, assistir aos desenhos favoritos. De vez em quando, ralar os joelhos, tropeçar, sujar-se. Aqueles, sim, eram tempos da mais autêntica liberdade.

Com o avanço dos dramas típicos da vida adulta, o corpo passa por transformações indesejáveis, e os cuidados ficam em segundo plano. A verdade é que não basta comer com moderação e dormir bem. O exercício físico completa a trilogia necessária para a busca da qualidade de vida. Mas qual é o mais indicado?
 

Vamos começar pela musculação. Presente nas imagens do Instagram, nas pinturas, nas estátuas, nos filmes, nas revistas, nos desenhos animados.

Afinal, quanto tempo até que os músculos cresçam, e eu emagreça? Posso usar suplementos? Os alimentos que eu consumo podem interferir nos exercícios?

O personal trainer Renato Santiago enumera os benefícios para quem prática essa atividade: 

"A essência da musculação é suportar uma carga. Então, quanto maior for a carga, maior será sua massa muscular. Ao mesmo tempo, você sente um controle maior das suas articulações, os ossos mais resistentes e o metabolismo mais acelerado para o gasto adequado de calorias."

O profissional de Educação Física ressalta que os benefícios excedem os conceitos de estética: "A musculação previne lesões e trata doenças como pressão alta e diabetes, diminui os níveis de colesterol ruim, reduz o estresse, melhora o sono e eleva a autoestima".

Mas quanto tempo é preciso para se perceber os resultados? Nas palavras do professor Michael Lima, com quem eu tive uma rápida consulta, o processo dura entre dois e três meses. É justamente nesse período que as pessoas querem sentir os resultados em seu corpo, mas acabam desistindo dos treinos por frustração e impaciência.
 

Temos um outro problema: a musculação não é agradável para todos, justamente pela dor penetrante na carne. Será que existe um meio para fugir dos halteres e das anilhas?

Entre muitas estratégias, destaco a que tem empolgado os mais afortunados: o crossfit. Essa modalidade consiste em exercícios que combinam levantamento de peso, aeróbica e ginástica olímpica. Uma combinação bastante audaciosa.

A natação é recomendável para quem sofre com problemas respiratórios. Uma pressão maior da água fortalece os pulmões e evita o ressecamento das vias aéreas.

A corrida também é uma opção para quem não gosta de academia: pode ser realizada ao ar livre, em qualquer horário, liberando assim os hormônios do prazer, fortalecendo os músculos das pernas e contribuindo para a queima de calorias.

Já o pilates busca o equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando a postura e a musculatura, prevenindo lesões e aliviando dores.

Tanto a corrida quanto o pilates dão sensações de bem-estar.
 

As próximas modalidades são as mais procuradas atualmente: o muay thai e o boxe. O primeiro permite chutes, socos e cotoveladas, mas sempre com ajuda profissional. Já o segundo vai além de socos e proporciona outros exercícios como corrida, abdominais e pulos de corda.

O mais interessante é que, segundo o comentário popular, as artes marciais sempre foram associadas à violência. Mas, para quem as pratica, a fúria pode ser benéfica, gerando equilíbrio, flexibilidade e concentração. O mesmo serve para os treinos de crossfit.

E se eu fizer musculação e outro esporte do meu interesse ao mesmo tempo? É possível, sim. Mas o personal trainer é quem poderá dizer quanto tempo para cada treino e se, para o seu caso, é interessante fazer as duas modalidades no mesmo dia.
 

Percebe-se, portanto, que musculação deixou de ser um exercício obrigatório em meio a tantas atividades físicas disponíveis. Não importa qual escolha fez cada um, o importante é se movimentar sempre, em meio a tão intensa rotina. Uma hora por dia é o suficiente para melhorar a qualidade de vida e ter mais autoestima. Eu já escolhi meu exercício, e você?

 

REFERÊNCIAS:

 

GYMPASS Editorial Team Conheça 18 alternativas para quem não gosta de treinos de musculação. Gympass, 25 Jul. 2013. Atualização em 1 Jun. 2023. Disponível em: https://gympass.com/pt-br/blog/fitness/alternativas-treinos-de-musculacao/. Acesso em 23 set. 2023.

 

LIMA, Michael. Entrevistador: Paulo Marques Pinto. Manaus, 21 set. 2023.

 

SANTIAGO, Renato. Benefícios da musculação – São mais do que você possa imaginar. Hora do Treino, 16 out. 2022. Disponível em: https://horadotreino.com.br/beneficios-da-musculacao-10-vantagens/. Acesso em: 23 set. 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »