Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/10/2023 às 00h22min - Atualizada em 11/10/2023 às 20h29min

O último grande movimento musical do som pesado: Conheça como surgiu o nu metal

Em meados dos anos 90 o movimento grunge veio perdendo sua força e, através de um som completamente novo, surgia uma nova vertente do som pesado

João Lameira - Revisado por Nildi Morais
Até hoje uma das grandes bandas de metal do mundo, o Korn é uma das bandas fundadoras do estilo. (Foto: Reprodução/Revolver Magazine)

No início dos anos 90, o grunge dominava a MTV e as rádios de todo o mundo, depois de superar um já desgastado hard rock oitentista. Nirvana, Pearl Jam e companhia eram os nomes da vez, entretanto, com o passar dos anos, o movimento de Seattle foi perdendo força ao mesmo tempo que diversas novas bandas começavam a experimentar novas formas de fazer um som pesado.

Muitas dessas bandas foram classificadas como “metal alternativo”, por conta das suas experimentações sonoras. Entretanto, foi combinando elementos de heavy metal, hip hop, música industrial e do próprio grunge, que logo uma nova vertente de música foi tomando forma através de bandas como Korn e Deftones. Essas bandas, hoje, são conhecidas como precursoras do nu metal (nü metal, ou new metal).
 

Blind, um dos principais hit dos californianos do Korn. (Reprodução: YouTube)

O Poderoso Chefão do Nu Metal

Para falarmos desse estilo, precisamos citar um nome: Ross Robinson. Esse produtor americano é apontado como um dos principais nomes a moldar o que se tornou o nu metal. Ele trabalhou com diversas bandas que se tornaram grandes nomes do estilo, como: Korn, Deftones, Limp Bizkit, Slipknot e Linkin Park.

Foi através da sua produção que essas bandas gravaram suas músicas combinando elementos de diversos estilos, cada uma à sua maneira. Seja o Korn com seu som mais groovado, o Slipknot testando novas formas de fazer um som extremo ou o Linkin Park adicionando hip hop em sua música. Robinson é frequentemente chamado de "O Poderoso Chefão do Nu Metal" e teve participação muito ativa no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando o nu metal dominava todas as paradas musicais pelo mundo.

Nu Metal x “Old” Metal

Assim como toda revolução musical, o nu metal representou uma quebra com o passado e um passo além do som que vinha sendo feito. E, como sempre, esse tipo de mudança não é sempre muito bem-aceito por quem já estava acostumado com o, agora antigo, metal.

O som do Limp Bizkit até hoje é considerado algo único - apesar de muitos terem tentado fazer igual. (Reprodução: YouTube)

O uso de guitarras distorcidas e pesadas, combinadas com elementos de hip hop, como rimas e batidas, o uso de bateria agressiva e sincopada, com influências do hardcore punk e de vocais guturais e agressivos, inspirados no thrash metal e no death metal eram só algumas das características que chegaram e viraram a indústria musical de ponta cabeça.

Alguns críticos acusaram o nu metal de ser um gênero superficial e comercial, que se apropriou de elementos do heavy metal sem realmente entender o gênero - uma crítica bem “purista” para um estilo que nasceu também mesclando outros. Também haviam críticas às letras das músicas de nu metal, que muitas vezes tratavam de temas como angústia, depressão, violência, sexo e drogas. 

As letras cruas e viscerais do Linkin Park sempre foram uma de suas caracteristicas mais marcantes (Reprodução: YouTube)

A verdade é que o nu metal acabou sendo muito bem-sucedido com suas letras mais cruas e honestas, conquistando diversos novos fãs para o estilo de música mais pesada. O estilo alcançou seu auge no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. 

Não tão “new” assim

Para finalizar, estamos falando de um estilo musical que leva “novo” em seu nome, mas, bem, esses álbuns precursores já estão completando quase 30 anos. Então, como está o nu metal agora, em 2023?

E a resposta é surpreendente. Apesar de ser uma onda que teve seu auge e passou, hoje o nu metal vem tendo um grande movimento de ressurgência. Várias bandas estão fazendo seus retornos e lançando novos álbuns, como é o caso do Limp Bizkit.

Além disso, o próprio gênero tem sido influenciado por outros gêneros, como o metalcore e o deathcore - em um movimento de uma certa retroalimentação, uma vez que muitas bandas que fundaram esses estilos foram influenciadas pelas principais bandas de nu metal.

Apesar de apontada como uma das bandas que iniciou o movimento, o Slipknot acabou criando um estilo próprio e até hoje é uma das maiores bandas do mundo. (Reprodução: YouTube)

Além disso, o nu metal é um gênero que foi popularizado na juventude de muitos adultos hoje. Esses adultos estão procurando reviver a nostalgia da sua juventude, ouvindo bandas de nu metal, assim como vem acontecendo com diversos outros estilosÉ difícil dizer se o nu metal voltará a ser tão popular quanto era no passado. No entanto, o gênero está claramente passando por um período de renascimento, e é provável que continue a ser um gênero popular nos próximos anos!

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »