Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2023 às 22h41min - Atualizada em 13/10/2023 às 22h00min

Brasil conquista maior número de medalhas no Mundial de Ginástica Artística

Rebecca Andrade brilha, e equipe consegue cinco vagas para as Olímpiadas de 2024

Labelle Fernanda - labdicasjornalismo.com
Rebecca Andrade celebra conquistas individuais e de grupo com a seleção. Créditos: REUTERS/Andrew Boyers

A equipe brasileira feminina fez história no Mundial de Ginástica Artística 2023, na Antuérpia, Bélgica. O time conquistou o maior feito da história do país na competição com a conquista de seis medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e duas de bronze. Rebecca Andrade foi a grande estrela do time brasileiro.

As conquistas começaram na final por equipes femininas com Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, o grupo feminino alcançou um feito inédito na história da competição: totalizou 165.530 pontos e garantiu a primeira medalha do Brasil na modalidade. Time só ficou atrás dos Estados Unidos, que chegou aos 165.530. A França ficou com o bronze. Com o desempenho, o time brasileiro feminino de ginástica artística garantiu cinco vagas para as Olimpíadas de Paris.

 


 

 

Rebecca Andrade

O grande nome do Brasil na competição foi Rebeca Andrade. A ginasta subiu ao pódio em todas as modalidades que competiu e levou uma medalha de ouro, três de prata (uma na final por equipes) e uma de bronze. A atleta faz história na ginástica desde a última Olimpíada, na qual se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha nesta categoria esportiva. 


O dia de maior destaque foi na final por aparelhos. A campeã olímpica chegou ao topo e conquistou o bi-campeonato no salto com 14,750 pontos, desbancando a maior ginasta de todos os tempos, a norte-americana Simone Biles, que somou 14,549. Essa foi a mesma modalidade em que a brasileira ajudou o time feminino a alcançar a prata na competição por equipes, em um salto que chegou a nota de 14,900.

Rebecca ainda conquistou outra medalha de prata na modalidade individual geral por aparelhos com 14,700 no salto, 14,500 nas barras assimétricas, 14,066 no solo e 13,500 na trave e teve um total de 56.766 pontos. A estrela norte-americana conquistou o ouro com 58.399. Shilese Jones, também dos EUA, garantiu o bronze com 56.332. Esse foi um pódio que, pela primeira vez na história, foi composto apenas por mulheres negras.

No último dia da competição, além de ganhar sua primeira medalha (bronze) na trave,  Rebeca teve a alegria de subir ao pódio com Flávia Saraiva na decisão do solo. Ela recebeu 14,500 pontos, Flavinha 13,966, e Biles, 14,633, ficando novamente com o ouro.

 
Time Masculino na Competição

Na final do individual geral masculino, o ginasta Diego Soares fez uma bela apresentação nos aparelhos e garantiu a décima colocação. Ele obteve 81.832 pontos na soma dos seis aparelhos. Essa foi a primeira vez que o Brasil entrou para o “Top 10” na modalidade.

Diogo chegou a ficar no pódio até o fim da segunda rotação mas, ao final de todas as etapas, quem garantiu as medalhas foram o japonês Hashimoto Daiki (ouro), o ucraniano Kovtun (prata) e o americano Richard (bronze).

Encerrando a participação do Brasil no mundial, Arthur Nory, medalhista olímpico na Rio 2016, competiu na barra fixa e apesar da bela execução durante toda a prova, acabou caindo no final da série. Ele somou 13,533 e terminou na sexta colocação. Com isso, o atleta não assegurou a vaga para Paris 24 e depende de outras competições para tentar esse feito.

Próximos Passos da Time Brasil de Ginástica

 
A próxima etapa da ginástica brasileira são os Jogos Pan-Americanos 2023, que ocorrem entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro de 2023, em Santiago, no Chile. Além do time de ginástica, o Brasil garantiu 500 vagas na competição, a maior convocação da história brasileira.

Essa será a primeira vez que o evento não será transmitido por uma emissora de televisão brasileira, feito que não acontece desde 1995. A cobertura do evento esportivo poderá ser vista em canais da Internet, no Canal Olímpico do Brasil, mantido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ou pela CazéTV, canal no YouTube do streamer Casimiro Miguel, que também transmitiu o mundial de ginástica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »