Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2023 às 01h58min - Atualizada em 14/10/2023 às 00h54min

Boybands: os grupos mais badalados dos anos 90

O marco viciante das gerações passadas e a inspiração da atual.

Jéssica Mayara - Revisado por Flavia Sousa
(Foto/Reprodução: Modo Meu)
Que adolescente dos anos 90 não desejou ter o visual do Jordan Knight? Ou esperou ansiosamente pelo clipe de Everbody passar na MTV e ficou doido pra aprender a coreografia? A era das boybands revolucionou a indústria musical, trazendo para os fãs de música Pop jovens que se tornaram referência por suas letras apaixonadas e clipes elaborados.

Se hoje em dia temos grupos de K-POP com milhares de Armys, Blinks e Stays, nos anos 90 tínhamos boybands com uma legião de seguidores que conheciam suas músicas de traz pra frente, do primeiro até o último álbum e que eram apaixonados pelos jovens garotos de vozes encantadoras.

Bateu até uma nostalgia, não é mesmo? Então, vamos voltar um pouco no tempo e botar o toca disco pra funcionar e resgatar na nossa memória os grupos que fizeram história e deixaram um legado gigante para as gerações seguintes:

 
1- New Kids on The Block


Jordan, Jonathan, Joe, Donnie e Danny, os integrantes do grupo e responsáveis por um dos maiores hits da década “Step By Step”, foram a alavanca promissora das boybands que estavam para surgir daquela daquele momento em diante.

Assim como a formação de uma banda de garagem, alguns deles já se conheciam dos tempos de escola e acabaram se reunindo e formando um grupo com vozes diversificadas que se complementavam e davam uma harmonia contagiante.

Seu início não foi nenhum pouco fácil, suas músicas não era muito tocadas e eles não conseguiam ganhar nenhum destaque, até a chegada de “Please Don’t Go Girl” em 1988. Depois disso, os adolescentes do mundo inteiro andavam com blusas e objetos personalizados com o rosto dos garotos e sabiam suas músicas de cor.

Porém, após as aparições constantes na mídia e os mais de 200 shows por ano, o grupo resolveu dar um pausa na carreira. Eles tentaram um retorno em 1994, mas não alcançaram o sucesso de antes, e assim, eles se desmancharam novamente.

Somente 15 anos depois o grupo voltou, mas com um estilo totalmente diferente. Em seu álbum de retorno, eles contaram com a participação de Ne-Yo, Lady Gaga, Timbaland e muitos outros cantores famosos, e afirmaram estar dançando muito melhor do que antigamente que somente pulavam e cantavam.

E finalmente em 2022, eles anunciaram uma turnê com uma previsão de mais de 50 shows intitulada como “Mixtape Tour” para matar a saudades dos fãs.
 
2 - Backstreet Boys


“Am I original? Yeah”, é impossível você dizer que nunca ouviu uma música deles tocando em Por Amor, ou até em Brooklyn Nine-Nine – o Peralta que o diga – e não tenha cantado junto.

Esse grupo composto por cinco integrantes estadunidenses é considerado pelo Guinness Book como a maior boyband  de todos os tempos não só em sucesso, mas também em vendas, e até hoje, pessoas de todas as idades comentam sobre tudo o que eles realizaram e como suas letras eram tocantes e profundas.

Com um total de nove albúns de estúdio, 30 singles, três álbuns de compilação e 31 vídeoclipes, os BSB foram os sucessores do NKOTB e a inspiração das boybands que vieram pouco tempo depois.

Suas músicas de maior destaque foram I Want it That Way”, “As Long As You Love Me”, “Langer Than Life”, e é claro,Everbody”.

Depois de muitas idas e vindas, eles ainda realizaram muitos shows juntos, inclusive, uma turnê no ano passado, onde até vieram para o Brasil para a alegria de todos os fãs. Brian, Nick, AJ, Howie D e Kevin são os garotos da rua de trás que jamais serão esquecidos.

 
3- N Sync


 
É isso mesmo, Justin Timberlake não somente já foi de uma boyband como também já teve cachinhos loiros!

Os cinco integrantes que se conheceram no universo mágico da Disney sempre tiveram uma paixão em comum, a música. O grupo conquistou rapidamente o público pelo seu carisma e começou a lançar álbuns com a participação especial de alguns famosos – inclusive gravaram até um álbum com canções de Natal.

Um dos trabalhos de maior destaque dos meninos foi o álbum “No Strings Attached”, o segundo da carreira deles, que bateu a marca de 2,4 milhões de discos vendidos na semana de lançamento, e as músicas destaque - e sem dúvida as mais conhecidas - foram “Bye Bye Bye” e “Space Cowboy”.

O último trabalho de estúdio da boyband foi o single “Girlfriend” em 2002, e em 2007 Timberlake decidiu seguir carreira solo, assim, o grupo se desmanchou e cada um seguiu o seu caminho. Porém, mesmo com a separação do grupo os garotos sempre andaram “em sincronia” desde a sua formação – a mãe do Justin pegou a referência rs.

 
4- Five


 
Com a mistura de Spice Girls e Backstreet Boys assim nasceram os cinco garotos britânicos conhecidos como Five.

Escolhidos a dedo por Bob e Chris Robert, os garotos para a boyband dos sonhos dos dois empresários deveriam ter duas coisas muito importantes: atitude e personalidade, e foi isso o que eles encontraram em Scott Robinson, Ritchie Neville, J Brown, Abs Breen e Sean Conlon em meio a 3 mil aspirantes a cantores em uma audição.

Fizeram muito sucesso, mas não chegaram a ser febre como os BSB e N SYNC, porém eles tinham um diferencial, os meninos tinham participação ativa em toda composição musical – tendo a ajuda de compositores renomados apenas no início até conseguirem se virar sozinhos.

Tanto trabalho e dedicação logo resultou em reconhecimento, e a partir daí eles começaram a fazer muito sucesso. Chegaram ao auge do sucesso com as músicas “If Ya Gettin Down”, “Don’t Wanna Let You Go” e também com “We Will Rock You” onde gravaram até com o Queen e chegaram a fazer algumas apresentações ao lado dos ingleses.

A banda chegou a se apresentar no Rock in Rio no mesmo palco que Britney Spears, N SYNC e Sandy & Junior. Só que o ano que parecia ter começado da melhor forma possível terminou com o pronunciamento do grupo anunciando sua separação em Novembro de 2001.

Eles tentaram se reunir novamente em 2006, mas sem sucesso, e não conseguiram lançar nem um projeto sequer. O motivo da separação? Nunca foi revelado.

Me conta aqui nos comentários o que você achou desse artigo e quais bandas podem ser incluídas nesta lista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »