Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/10/2023 às 09h27min - Atualizada em 16/10/2023 às 09h10min

Tecnologia: até que ponto seu uso é benefíco?

Com os inúmeros avanços tecnológicos, saber dosar o tempo que se passa em frente às telas tem sido cada vez mais importante

Ana Beatriz da Silva Mariano - Edição por Mayane Humeniuk
Foto de Ales Nesetril na Unsplash

Imagine precisar entrar em contato com um amigo distante. Agora imagine fazer esse contato através de uma carta. Para alguns, uma chance de relembrar os momentos passados onde a comunicação era feita dessa forma. Para outros, um absurdo: comunicação por cartas? E os telefones? As mensagens no WhatsApp?

A tecnologia mudou, e muito, nossas vidas, não só na maneira de nos comunicarmos uns com os outros, mas no dia a dia mesmo, onde nossas tarefas são executadas com mais facilidade e rapidez.

Hoje temos inclusive robôs que limpam o chão de nossa casa sozinhos, sem precisarmos dedicar algumas horas executando essa tarefa, podendo realizar outras atividades enquanto aquele robô super moderno limpa nossa casa.

Tudo é feito pelos aparelhos tecnológicos. A agenda não é mais manual, a lista de compras do supermercado agora é feita no celular, as anotações são feitas em aplicativos próprios para isso, tudo para facilitar nossas vidas.

É engraçado pensar no avanço tecnológico e como ele nos afeta. Em um dia estamos comprando planners e dispensers para sabão, no outro estamos anotando nossas tarefas no bloco de anotações do celular ou em um aplicativo específico para essa finalidade e comprando um armazenador de sabão automático, onde basta aproximar a mão do aparelho e o sabão cai com a maior facilidade já vista.

Há alguns dias mesmo a tecnologia foi demasiadamente importante no meu dia, pois precisei entrar em contato com uma amiga. Bastou uma mensagem e já combinamos um encontro, com data, hora e local, tudo muito bem especificado. Nem consigo imaginar marcar um encontro como esse através de uma carta. Talvez nos encontrássemos daqui há um ou dois meses.

A questão é que todo esse avanço tecnológico foi importante para a sociedade em que hoje vivemos, acelerada, sem tempo, que necessita de aparelhos que otimizem o seu tempo e lhe garantam praticidade. Mas é importante também pensar que toda essa tecnologia que nos cerca tem gerado um problema: dependência tecnológica.

Precisamos cegamente das tecnologias e não conseguimos alcançar um equilíbrio entre o uso consciente dos aparelhos eletrônicos e a necessidade de estar conectado 24 horas. Todos precisamos da internet, pois ela nos mantém informados, cria laços, traz facilidade e conforto.

Não existe uma causa específica para o problema da dependência tecnológica. As pessoas passam horas em frente às telas por diversas razões, seja para fugir da realidade (sabemos que o espaço online é um lugar de segurança e liberdade), servir como uma válvula de escape para os problemas emocionais e claro, para procrastinarmos.

Essa dependência funciona quase como uma doença. Gera tensão, desligamento de outras coisas, distanciamento social e dificuldade de foco.

Não me interprete mal, o que aqui digo não é que esses males são causados pela tecnologia, mas sim pelo seu mau uso. Tudo o que fazemos ou consumimos, quando em excesso, não nos faz bem, e o mesmo vale para o uso desenfreado das tecnologias, essa necessidade constante de estar a todo momento conectado gera problemas graves, como esse do qual vos falo.

Saber dosar o uso das tecnologias é importante para uma vida mais saudável e equilibrada. Vivemos em um mundo que todos os dias está em constante mudança e as tecnologias vão ganhando mais e mais espaço. É difícil não acompanhar. Mas, para nos mantermos conectados, sem nos tornamos dependentes, sabendo equilibrar o uso das tecnologias com a vida real, talvez seja necessário pensar: para você, qual o limite desse uso tecnológico?


Referências:
DUARTE, Lisiane. Dependência tecnológica: impactos e consequências. Psicotér, 18 ago. 2023. Disponível em: 
https://psicoter.com.br/dependencia-tecnologica/. Acesso em: 09 out. 2023.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »