Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/11/2023 às 20h43min - Atualizada em 03/11/2023 às 19h58min

Sob receio de violência, Boca Juniors e Fluminense decidem a Libertadores

Conmebol cogitou final com portões fechados após confusões em Copacabana, mas medida foi rechaçada após reunião; decisão vale o hepta dos argentinos e triunfo inédito para os cariocas

Julia Mota - labdicasjornalismo.com
Pôster da final da Libertadores entre Boca Juniors e Fluminense divulgado pela Conmebol. (Divulgação/Libertadores/Twitter)

Boca Juniors e Fluminense se enfrentam neste sábado (4) pela final da Copa Libertadores, às 17h, no Maracanã. O Tricolor busca a conquista inédita da competição, enquanto o time argentino almeja a sétima taça para se tornar o maior campeão do torneio junto com o Independiente. A decisão é em jogo único. Em caso de empate, haverá prorrogação com dois tempos de 15 minutos. Mantida a igualidade, disputa vai para os pênaltis. O campeão garante vaga na fase de grupos da próxima Libertadores; na semifinal do Mundial, que acontece em dezembro; e uma vaga na Recopa Sul-Americana contra LDU, campeã da Sul-Americana.

Mas a premiação financeira será diferente. Caso o Boca seja o vencedor ficará com 97 milhões de reais. Se o Flu ganhar receberá 95,5 milhões. A diferença, segundo Globo Esporte, é porque o time Xeneize venceu mais jogos na fase de grupos -- cada vitória vale 300 mil dólares.

Final terá transmissão da
TV Globo, ESPN, Star+ e Conmebol TV.

Às vésperas da partida, o clima é de tensão fora das quatro linhas entre torcedores brasileiros e argentinos com o registro de diversas confusões na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O jornal Olé criticou as agressões e estampou na capa uma chamada para um editorial que critica a polícia carioca; segundo a publicação, policiais armaram emboscada contra torcedores Xeneizes. Além disso, foi divulgado um áudio em que um integrante da La Doce, organizada dos visitantes, promete revidar agressões. Mas a torcida do Fluminense prometeu não provocar confusões.

 

Para planejar a decisão, foi realizada uma reunião entre o presidente da AFA e da CBF, além dos dirigentes do Fluminense, do Boca Juniors e da Conmebol. No encontro foi discutida a possibilidade da final ser disputada com portões fechados ou adiada, o que foi descartado de forma unânime. Ainda nesta sexta, a Conmebol divulgou um vídeo dos presidentes dos dois finalistas com pedido de paz entre os torcedores para que a partida possa acontecer normalmente: “É muito importante que haja um clima de paz entre os torcedores, que os una para que as pessoas possam aproveitar o bonito festival de futebol no estádio do Maracanã”, acrescentou Mário Bittencourt.

  
BOCA JUNIORS

 

A equipe Xeneize conta com dois desfalques para a partida: o lateral Marcos Rojo, que foi expulso na semifinal contra o Palmeiras, além do ponta Exequiel Zeballos lesionado.

 

O atacante Cavani, em entrevista a Conmebol, falou sobre a expectativa para a grande final: “Desde que passamos para a final, só penso no que há para viver daqui para a frente. Por isso, é a partida da minha vida por tudo que implica. São muitos ingredientes que a tornam importante. É assim que vamos entrar em campo”, completou o jogador. 

 
Desde as oitavas de final, o time argentino não venceu uma partida e se classificou por meio de disputas de pênaltis em que eliminou Nacional-URU, Racing-ARG e o Verdão. O último título da Libertadores do Boca foi em 2007, quando venceu o Grêmio
 

Provável escalação do Boca Juniors: Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández e Valentin Barco; Merentiel e Cavani.

 

FLUMINENSE
 

A equipe carioca chega para a decisão com força máxima. A dúvida ficava por conta do zagueiro Nino, que se lesionou durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo, mas treinou normalmente nos últimos dias, garantiu estar 100% fisicamente e deve ser titular. O técnico Fernando Diniz não revelou se irá utilizar Martinelli ou John Kennedy na equipe titular.

 

O treinador do Fluminense também destacou a qualidade do Boca Juniors em entrevista para a Conmebol após o reconhecimento do gramado: "São duas equipes que chegaram com muito mérito na final. Temos muito respeito pelo Boca que fez muita coisa para chegar à final. É um time que sabe marcar e jogar muito bem. Analisamos muitas partidas do Boca. É um time muito dedicado e com grande qualidade. É um jogo que tem muito equilíbrio e tem tudo para ser um grande jogo amanhã.", ressaltou Diniz

O Tricolor venceu o Internacional nas semifinais e chega em uma final de Libertadores após 15 anos. Em 2008 perdeu o título inédito para a LDU, nos pênaltis, também no Maracanã. 

 

Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso; Jhon Arias, Keno e Cano.

 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
 

Boca Juniors e Fluminense se enfrentaram seis vezes na história e o retrospecto bem equilibrado: são duas vitórias para cada lado e dois empates. O confronto mais decisivo aconteceu em 2008, quando a equipe carioca eliminou os argentinos na semifinal da Libertadores

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »