Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/11/2023 às 22h27min - Atualizada em 12/11/2023 às 22h17min

Conheça a origem e os poderes de Monica Rambeau, super-heroína do filme As Marvels!

Membro dos Vingadores, Monica já utilizou os codinomes Capitã Marvel, Pulsar e Fóton, mas atualmente é conhecida como Espectro

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra
(Reprodução/Distribuição: Marvel/Disney)
Monica Rambeau é uma super-heroína de histórias em quadrinhos (HQ) norte-americanas da Marvel Comics. Criada pelo escritor Roger Stern e desenhada por John Romita Sr. Jr, a heroína chegou com tudo ao Universo Marvel sem nem imaginar que seria a primeira mulher negra a se unir aos Vingadores.  
 
Sua primeira aparição foi em 1982 na HQ Amazing Spider-Man Anual #16, e apesar do nome do título de capa, a publicação foi praticamente toda sobre Monica.
 
Antes de adquirir seus poderes, Monica trabalhou como Tenente da Polícia Portuária de New Orleans, mas sempre teve o sonho de ser capitã, mesmo seu chefe deixando bem claro que isso não estaria nos planos dele.
 
Frustrada com a falta de promoção, Monica ajudou o Professor Andre LeClare a recuperar um dispositivo de energia. Durante o processo, foi atingida por uma explosão de energia, concedendo-lhe a capacidade de transformar seu corpo em várias formas de energia eletromagnética, como raios-x e ondas de rádio.
 
Com esse acidente, Monica adquiriu uma gama impressionante de poderes, incluindo velocidade da luz, voo e a capacidade disparar raios de energia. Sua versatilidade a torna uma super-heroína excepcional.
 
Rambeau passa a se chamar Capitã Marvel e assim saiu de New Orleans para New York em busca dos Vingadores, e ao ver o poder que ela tinha, os Vingadores a convidam a entrar para o grupo, e a ensinam a controlar seus poderes, assim se tornando a primeira mulher negra a integrar ao time dos super-heróis mais poderosos da Terra.  
 

Os múltiplos nomes de Monica Rambeau



Monica Rambeau, ao longo de sua jornada heroica, adotou vários nomes. Inicialmente, escolheu o de Capitã Marvel, sem saber que era uma homenagem ao falecido Capitão Mar-Vell dos Kree. Posteriormente, ao surgir um conflito com o filho de Mar-Vell, Genis-Vell, ela trocou seu nome para Fóton.
 
Surpreendentemente, Genis-Vell também adotou o nome Fóton, levando Monica a mais uma mudança. Em uma conversa, decidiram que ela seria chamada de Pulsar. Mais tarde, abraçando toda a complexidade de sua identidade, Monica escolheu o nome Espectro.
 
Apesar das alterações de nome, Monica nunca perdeu sua essência como Monica Rambeau. Essa multiplicidade de identidades reflete as diversas fases de sua vida como uma super-heroína com poderes excepcionais.


Participação no Universo Cinematográfico Marvel

 
No Universo Cinematográfico Marvel (MCU), Monica é interpretada atualmente por Teyonah Parris, é filha de Maria Rambeau (Lashana Lynch), melhor amiga de Carol Danvers/Capitã Marvel (Brie Larson).
 
A personagem foi apresentada no filme Capitã Marvel (2019), sendo ainda criança, interpretada aos cinco anos por Azari Akbar, e aos onze por Akira Akbar.
 
Na série WandaVision (2021), temos a primeira aparição de Teyonah como Monica Rambeau, e é nesta série em que Monica adquire seus poderes. E agora, Monica lutará ao lado de Capitã Marvel e Kamala Khan/Ms. Marvel (Iman Vellani) no filme As Marvels.
 

 
REFERÊNCIAS:
Disney+. Mulheres Marvel: qual é a origem de Monica Rambeau e quais são seus poderes. 2023. Disponível em: <https://www.disney.com.br/novidades/mulheres-marvel-qual-e-a-origem-de-monica-rambeau-e-quais-sao-seus-poderes>.  Acesso em: 31 de outubro de 2023 às 14h50.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »