Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2023 às 21h21min - Atualizada em 28/11/2023 às 21h03min

Dupla portuguesa classifica o Barcelona para as oitavas da Champions League

Equipe comandada por Xavi Hernadéz precisa de apenas um ponto para conseguir a liderança do grupo H

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Comemoração do gol de João Félix (Foto: Reprodução/Barcelona)
O Barcelona venceu o Porto pelo placar de 2x1 e está classificado para as oitavas de final da Champions League. Os portugueses abriram o placar com Pepê, mas João Cancelo e João Félix sacramentaram a vaga do Barça. Com este resultado, os catalães lideram o grupo H com 12 pontos. Já o Dragão segue em segundo com nove, empatado com o Shakhtar Donetsk, terceiro colocado. Entretanto, a equipe de Portugal está em vantagem devido ao saldo de gols, que é de cinco a zero.

Depois de ser eliminado na fase de grupos por duas temporadas consecutivas, o clube catalão volta a disputar o mata-mata da maior competição de clubes do planeta. Mesmo com pouco recurso financeiro, a agremiação contratou jogadores renomados como João Cancelo, Gundogan e João Félix. Assim, aos poucos, o Barça está voltando a ser temido no futebol europeu.

1° TEMPO

Para este confronto, o Barcelona teve como desfalque o goleiro Ter Stegen, machucado. Em sua vaga, entrou o reserva Inaki Peña. Em contrapartida, o meia Pedri retornou ao time titular. Já o Porto foi a campo com força máxima. Os donos da casa buscavam manter a bola no ataque. Já os visitantes buscavam contra-atacar e tinham como válvula de escape os atacantes Evanilson e Taremi. Como os portugueses estavam bem armados, a alternativa para o Barça era explorar chutes de longa e média distância. O brasileiro Raphinha cortou para o meio e o goleiro Diogo Costa espalmou.

O jogo passou a ficar bastante truncado, com poucas oportunidades. O primeiro lance de perigo do Porto aconteceu aos 25. Após cruzamento, o atacante Taremi mandou a bola para a rede, mas estava impedido. Momentos depois, o meia Galeno bateu cruzado e Peña defendeu. Aos poucos, os portugueses se soltavam no jogo e aproveitaram o momento. Novamente, Galeno foi parado pelo goleiro espanhol, mas no rebote, o brasileiro Pepê abriu o placar a favor do Dragão.

Apesar do momento ruim, o lateral João Cancelo fez boa jogada pela esquerda e marcou um golaço para deixar tudo igual. Os torcedores do Porto nem tiveram tempo para comemorar. Depois do empate, o Barcelona voltou a ser presente no ataque, porém o sistema defensivo adversário estava bem armado. Com isso, tinha dificuldades para trabalhar jogadas. No entanto, após erro na saída de bola, Raphinha chutou para fora. Em contra-ataque, Varela chutou de fora da área e colocou o goleiro Peña para trabalhar.

2° TEMPO

Em busca da classificação, o Barcelona foi para cima logo no primeiro minuto, quando o atacante João Félix acertou o travessão. Os catalães continuavam melhores. Do outro lado, a equipe do Porto precisava ajustar a marcação, pois perdiam todos os duelos no meio de campo. Aos 11, o camisa 14 tabelou com João Cancelo e colocou o Barça à frente no placar. Este resultado o colocava nas oitavas de final.

Como precisava do resultado, o Porto adiantava a marcação no campo de ataque para reverter o placar, através do esquema 4-4-2. Todavia, o Barcelona tinha muita tranquilidade para sair da defesa. No minuto 18, o atacante Lewandowski cabeceou para fora. O terceiro gol parecia questão de tempo. Na segunda metade da etapa final, o Barcelona optou em administrar a vantagem, porém tinham o controle absoluto do jogo. Os portugueses tocavam a bola, mas sem objetividade.

Aos 32, João Cancelo fez bela jogada pela esquerda e chutou para fora. Após contra-ataque Pepê finalizou, mas a defesa do time catalão salvou em cima da linha. Na sequência da jogada, Raphinha colocou Diogo Costa para trabalhar e, no rebote, o atacante Ferrán Torres mandou por cima da meta portuguesa. Já nos minutos finais, Raphinha pegou de voleio e o goleiro do Porto espalmou.

No contexto geral, os dois tiveram oportunidades de vencer o jogo. O Barcelona mereceu a vitória, pois foi efetivo nas finalizações.

PRÓXIMOS JOGOS

O Barcelona pega o Atlético de Madrid, no próximo domingo (3), às 17h (Brasília), pelo Campeonato Espanhol. Já o Porto enfrenta o Famalicão no próximo sábado (2), às 15h (Brasília), pelo Campeonato Português.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »