Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2024 às 11h09min - Atualizada em 27/01/2024 às 11h06min

Indicado ao Oscar, o filme “O menino e a garça” do Studio Ghibli, é marcado como o último filme do diretor Hayao Miyazaki

Confira a linha do tempo e alguns dos sucessos feitos pelo estúdio

Isabelle Lima - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Studio Ghibli Brasil / Edição: Isabelle Lima


O Studio Ghibli foi fundado em 1985, pelos amigos Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. O que alguns não sabem é que o estúdio foi criado após a criação do filme “Nausicaä do Vale do Vento” durante o ano anterior. O estúdio  posteriormente adquiriu os direitos do filme, e lançou seu segundo sucesso “Castelo no Céu” em 1886, e logo após, “Meu amigo Totoro”, que se tornou até mesmo o logotipo da empresa.

 

O estúdio passava por dificuldades, já que não mantinha funcionários fixos e os poucos que haviam eram pagos por cada célula desenhada, fazendo com que o salário pessoal fosse abaixo do merecido. Em 1989, com o lançamento de “O serviço de entregas da Kiki”, o estúdio regularizou os funcionários que começaram a trabalhar em tempo integral e a terem um salário fixo. Além de contratar novos animadores regularmente.

 

Em 1992 o estúdio mudou sua sede, que antes fazia com que os funcionários se aceitassem em salas minúsculas, já que eram quase 90 pessoas em um espaço de 300m². Eles então mudaram para um prédio de 1100m², em Tóquio.

 

Em 1993, o Studio Ghibli comprou 2 câmeras computadorizadas, e isso permitiu que o estúdio pudesse se tornar autossuficiente, deixando de depender de outras empresas para a fotografia. O filme de 1994, “Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins”, foi o primeiro filme do estúdio a usar computação gráfica (GC).

 

Já em 1997, o sucesso internacional chegou para o estúdio. O filme “Princesa Mononoke” estreava e surpreendia o mundo pelo seu teor maduro e sincero. Em 2001 foi lançado o filme “A Viagem de Chihiro”,  vindo também para os cinemas brasileiros. Seu sucesso foi mundial, e ganhou prêmios importantes, como o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de melhor animação.

 

Indo para 2010, aqui no Brasil, é lançado nos cinemas o filme “Ponyo uma amizade que veio do mar”. O filme é o primeiro depois de alguns anos a ser feito totalmente a mão, sem qualquer uso de GC. Durante os anos seguintes, o estúdio passou por altos e baixos: mortes de fundadores, demissões, anúncios de aposentadoria, novos diretores, e quase todos os seus poucos lançamentos concorrendo a prêmios.

 

O filme “Aya e a Bruxa” foi criado totalmente em computação gráfica, mas devido ao surto de COVID-19, o filme não chegou aos cinemas, e estreou apenas no canal japonês NHK. Ele chegou no Brasil sendo disponibilizado na Netflix, assim como quase todos os outros filmes do estúdio. 

 

Por fim, em 2023 surge o filme “O menino e a garça”, apresentado como o último filme de Hayao Miyazaki, o diretor que está atualmente com 82 anos de idade. O estúdio revolucionou com uma estratégia diferente de todas que já fizeram antes: não divulgaram nenhum trailer, imagem ou sinopse ou anúncios em mídia japonesa. O filme chega ao Brasil no dia 22 de fevereiro, mas já está disponível em pré-estreia em alguns cinemas nacionais. 

 

 

 
 
 

 

REFERÊNCIAS:

 

GHIBLI BRASIL. Studio Ghibli. 2008. Disponível em: < https://studioghibli.com.br/studioghibli/ >. Acesso em: 23 jan. 2024.
 
GHIBLI BRASIL. Filmografia. 2008. Disponível em: < https://studioghibli.com.br/filmografia/ >. Acesso em: 23 jan. 2024.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »