Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2024 às 00h26min - Atualizada em 09/02/2024 às 22h57min

As eras de Katy Perry: o conceito por trás de cada turnê da diva pop

Com figurinos marcantes e atos dignos de um musical da Broadway, vamos acompanhar a evolução de cada uma de suas icônicas turnês.

Gabrielly Leopold - Revisado por Danielle Carvalho
As eras de cada álbum de Katy Perry. (Foto: Reprodução/BCharts)


Katy Perry ingressou no mundo da música há mais de 20 anos atrás com o álbum “Katy Hudson”, mais conhecido entre os fãs. Ele é composto por músicas de pop e rock cristão, mas é claro que esse não foi o estilo adotado pela cantora, que na época ainda nem utilizava o pseudônimo “Perry”. 

Foi a partir de 2008, com o álbum “One Of The Boys”, que Katy começou a construir a personalidade icônica que conhecemos hoje e deu início ao que podemos chamar de uma das identidades visuais mais marcantes do pop, não só em seus clipes, mas nas turnês também. Desde a primeira leva de shows mundiais até a sua residência em Las Vegas, a cantora proporciona um verdadeiro espetáculo visual em seus shows, além de se garantir nos vocais impecáveis. Vamos relembrar as eras de Katy Perry?

Hello Katy tour

Em 2009, a cantora iniciou sua primeira turnê mundial para celebrar os sucessos de “One Of The Boys”. Numa entrevista para a Billboard, Katy compartilhou sua empolgação e revelou um pouco do conceito que pretendia seguir: “Tenho o cara que cria palcos para Madonna trabalhando nesta turnê, estou cedendo à minha obsessão por frutas e gatos e desenhando roupas diferentes”. 

E foi exatamente o que ela fez: o palco contava com uma cerca branca e um flamingo gigante, além de algumas bolas espalhadas no chão em alguns números, para trazer o clima de jardim, como era o conceito da capa de seu primeiro álbum. Ao fundo, havia um enorme coração iluminado e o logo da cantora, além de um gato gigante em algumas performances.

O show era dividido em dois atos e contava com duas trocas de figurino por noite. Na introdução, antes da cantora subir ao palco, a música “California Girls” da banda “The Beach Boys” era tocada. Então, Perry dava início ao show com a canção “Fingerprints” e em seguida vinha a canção título “One Of The Boys”. Como de costume em suas turnês, Katy faz algumas performances acústicas com seu violão, como a de “Thinking Of You”, emocionando o público.

Entre conversas e piadas com a audiência, os shows da Hello Katy Tour sempre foram divertidos e mesclavam as músicas de seu primeiro álbum com covers de outros artistas, como “Please Mr. Postman”, da banda “The Marvelettes”,  cantarolada enquanto a cantora seguia um carteiro, um dos personagens criados para a turnê, em busca de sua carta de amor, mas ao final do ato ele entregava uma banana para a diva, levando a uma Katy desolada fazendo cover de “Build Me Up Buttercup”, da banda “The Foundations”.

E por falar na identidade visual e adoravelmente peculiar que a cantora sempre nos apresentou, para encerrar a performance de “Ur So Gay”, que iniciava com Perry falando sobre experiências clássicas e horríveis que temos com ex namorados, em alguns shows ela pegava o desenho de uma banana que estava no palco e insinuava sobre a sua semelhança com um pênis, em outros, como em Lisboa, ela chegava a perguntar para alguém da plateia como se dizia aquela palavra em seu idioma.

Para o ato de encerramento da Hello Katy Tour, o gato gigante do fundo do palco acendia e, após conversar com o público, Perry performava um cover de “Don’t Stop Me Now”, da banda Queen, contando que amava essa música na adolescência. A última canção do show era o single “I Kissed a Girl”, acompanhada de um batom inflável gigante da cor vermelho cereja no palco, ilustrando o verso da música, e um solo de guitarra memorável para fechar a noite com chave de ouro.

California Dreams Tour

A primeira turnê de Katy Perry a passar pelo Brasil foi um sonho e era como se os fãs pudessem mergulhar na mente adolescente da cantora. Numa mistura de Oz e Wonderland, em que a principal característica eram os enormes doces que compunham o cenário colorido e repleto de imaginação, a “California Dreams Tour”, iniciada em 2011, celebrava o sucesso do seu 2º álbum de estúdio, o aclamado “Teenage Dream”.

Os shows iniciavam com um vídeo exibido nos telões que imitavam nuvens de algodão doce contando a história de uma garotinha chamada Katy, que vivia num mundo sem graça e sem cor, trabalhando para um açougueiro rabugento. Todas as noites, a garota sonha com um mundo doce e colorido, até que certa vez esse sonho se concretiza. Ela é transportada para um universo totalmente contrário ao que ela vivia, indo parar num lugar repleto de nuvens de algodão doce, em busca de seu gato desaparecido, Kitty Purry, e não encontra somente Kitty, mas sim tudo o que sempre imaginou. 

Nesse momento, o vídeo se encerra com os primeiros instrumentais de “Teenage Dream” e a cantora sobe ao palco com seu vestido branco e vermelho, repleto de balas de alcaçuz cantando a música título do álbum, acompanhada de seus bailarinos. Nessa primeira etapa do show ela também segue com os hits “Hummingbird Heartbeat” e “Waking Up In Vegas”, que é acompanhada de uma animação dos elementos da turnê, como os doces, imitando os caça-níqueis de Las Vegas, exibida no telão, assim como um bailarino fantasiado de Elvis e algumas bailarinas cujos figurinos eram compostos de muitas plumas e glitter, criando a atmosfera Las Vegas. Ao final da performance, moedas de brinquedo eram jogadas para o público.

Com o próximo ato da “California Dreams Tour”, temos mais um interlude: no telão, os fãs acompanhavam a chegada de Katy numa floresta de doces, como a do clipe “California Gurls”. No vídeo, Katy encontra dois mímicos travessos que a acompanham até o palco para a performance da canção “Ur So Gay” com um belo vestido balonê azul repleto de brilhos e uma tiara que combina com o figurino. Como o show todo era bem coreografado e beirava números teatrais, os mímicos complementam a narrativa entregando um brownie para a cantora ao final da canção. Para o próximo número, há uma rápida troca de figurino no palco: ela se livra da saia do vestido e fica somente com um body brilhante e uma cauda de plumas imitando as asas de um pavão, é a hora de performar a irônica “Peacock”. Complementando o momento mais sensual do show, há mais uma troca de figurino para um belo vestido verde e um cachecol de plumas, então Katy canta “I Kissed a Girl” e mantém a tradição de chamar um fã ao palco para um rápido flerte.

O próximo interlúdio do show dá sequência na narrativa, mostrando um vídeo em que Katy morde o brownie que foi entregue para ela no momento anterior e a transforma numa espécie de mulher-gato, no que parece ser um plano do açougueiro malvado do início do show. Com um figurino preto brilhante dando a ideia de mulher-gato e as luzes do palco mais escuras, ela dá início às performances de músicas mais intensas, o ato inclusive começa com uma sirene antes da cantora subir ao palco e o telão ganha alguns espirais psicodélicos. 

É o momento de performar “Circle The Drain”, numa coreografia intensa com os seus bailarinos, seguida por “E.T.” com um espetáculo de luzes led no palco e “Who Am I Living For’, cuja coreografia simula a batalha interna retratada na música, com cordas amarradas em seu corpo pelos bailarinos. Na sequência, as backing vocals puxam alguns versos da canção “Pearl” e uma delas se oferece para ajudar Perry que estava no chão, então a cantora veste um manto prateado brilhante e começa a cantar a música, numa performance suave e com trapezistas no palco, como se estivesse sendo salva.

Um dos momentos mais delicados e emocionantes do show é quando Katy Perry retorna ao palco em seu balanço florido, iniciando o próximo ato da noite com a canção “Not Like The Movies” enquanto bolas de sabão e animações de contos de fada no telão acompanham a performance. Para os românticos e corações partidos de plantão, é nesse momento que ela performa de forma acústica a canção “The One That Got Away” e, em cima de uma “nuvem” de algodão doce seu violão a acompanha enquanto ela sobrevoa a plantão cantando “Thinking Of You”. Tudo isso num vestido vermelho listrado, imitando as balinhas de alcaçuz.

Deixando a melancolia de lado, o último ato da “California Dreams Tour” é pura diversão e doçura. Depois de um show dos bailarinos e seus figurinos coloridos que se assemelham às embalagens de balas, pirulitos e demais doces, o vídeo com o interlúdio da vez mostra Perry com a tradicional peruca azul e finalmente encontra o gatinho perdido, que a espera com um convite para o baile do padeiro por quem ela se encanta desde o primeiro vídeo da noite, então ela se dá conta de que não tem o que vestir para a ocasião, abrindo o último ato do show tentando encontrar o vestido ideal.

Nesse momento, a cantora volta ao palco para cantar "Hot N’ Cold", cuja performance conta com mais de quatro trocas de figurino, com vestidos coloridos e doces que surpreendem a plateia do começo ao fim da música em cada uma das trocas. Seguindo com a diversão, Katy transforma o palco numa verdadeira festa ao performar “Last Friday Night” com um vestido que lembra um sundae, em seguida é a vez do cover de “I Wanna Dance With Somebody”, da cantora Whitney Houston, conhecido pelo momento em que Katy Perry chama alguns fãs para dançarem no palco acompanhados dela e de “Kitty Purry”, o gatinho roxo perdido que agora a acompanha na performance.

Para a performance de “Firework”, as bolinhas coloridas de seu maiô branco acendem enquanto os fogos saem do fundo do palco e a pirotecnia completa a magia da canção. Ela encerra a noite com mais um interlúdio enquanto se troca para a última música, é a hora de concluir a narrativa que se iniciou no começo do show. No vídeo, ela parece pronta para encontrar o querido padeiro que agora está fantasiado de um biscoitinho natalino, mas quando corre em sua direção ela cai e bate a cabeça, acordando em seu quarto novamente e com o gato ao seu lado, mas, quando o padeiro por quem se apaixonou surge no ambiente e o mundo volta a ser colorido novamente, ela se dá conta de que talvez não tenha sido apenas um sonho.

Katy retorna ao palco com um top e um shorts prateado para a performance da icônica “California Gurls”, logo ela faz de tudo para que o ambiente tenha a cara do verão, como em sua música: com grandes bolas coloridas sendo arremessadas pela plateia enquanto a cantora prepara uma última surpresa para os fãs, jogando jatos de espuma durante a música, remetendo ao spray de chantilly do seu sutiã no vídeoclipe da canção. O palco está todo colorido e os biscoitinhos que aparecem no clipe também dançam com ela, encerrando a noite com um clima leve, divertido e doce, desejando doces sonhos aos fãs antes de encerrar. É ou não é uma experiência completa?

Prismatic World Tour

Os sucessos do 3º álbum de estúdio de Katy Perry, “Prism”, foram celebrados com mais uma turnê mundial repleta de cores, girassóis, performances extraordinárias e muita luz: essa foi a “Prismatic World Tour”, iniciada em 2014. Com um palco cujas partes se moviam para formar uma pirâmide logo no início, as luzes se apagavam e os bailarinos com figurinos repletos de detalhes em luzes neon começavam a performance do ato de abertura com os primeiros instrumentais da canção “Roar”, eles tinham lanças em suas mãos como se fossem guardas. O prisma do palco então se abre e Katy Perry começa a música.

O figurino de Perry para a abertura da noite também era repleto de leds, no conjunto que vestia e também em seu cabelo. Perto do final da canção, a cantora e os bailarinos estão com cordas neon na mão e as luzes se apagam, deixando somente os detalhes do figurino e dos objetos acesos enquanto eles pulam corda. As canções “Part Of Me”, “Wide Awake” e “This Moment”  também fazem parte do início do show, com performances incríveis da cantora acompanhada de seus bailarinos no figurino inicial. Para concluir o primeiro ato, Katy performa “Love Me”, compartilhando todo o seu amor com os fãs.

Vale destacar que a estrutura original do palco era repleta de diferentes partes do prisma que se desmembravam de acordo com os números apresentados. Na primeira leva de shows, havia o setor “Reflection Section” que se tratava de um triângulo menor dentro do palco principal, permitindo que os fãs ficassem mais próximos da cantora, mas por questões logísticas dos espaços de cada país por onde Katy Perry levou a turnê, foi necessário mudar a estrutura do palco e substituí-la por uma passarela central triangular um pouco mais curta, excluindo esse setor VIP.

Enquanto projeções de pirâmides do deserto são colocadas no telão, o público se prepara para o segundo ato da turnê ao ver os bailarinos vestidos de faraós pouco a pouco surgirem no palco. Com um traje egípcio roxo e dourado, Perry volta ao palco em cima de um cavalo mecânico dourado, acompanhada de um chicote dourado e começa a cantar a icônica “Dark Horse”. “E.T.” conta com uma estrutura em formato de diamante flutuando pelo palco, onde os bailarinos dançam, e ao final da canção Perry é levantada por ela e flutua sobre o palco. O segundo ato segue com “Legendary Lovers” e a sexy performance de “I Kissed a Girl” em que as bailarinas estavam vestidas de múmias e incríveis solos de guitarra contagiavam o público.

Antes de Katy retornar para o próximo ato, o vídeo de interlúdio no telão mostra um gato sendo transportado das pirâmides diretamente para a “Kittywood”, onde os gatos são tratados como verdadeiras estrelas de Hollywood. Ao final do vídeo, os felinos vão ao teatro assistir a performance de “Hot N’ Cold”. Os bailarinos voltam ao palco, todos vestidos de gatos como no musical “Cats”, da Broadway, e Perry retorna em cima de uma bola de lã gigante com uma fantasia de gato cor de rosa, apresentando uma versão mais lenta e puxada para o jazz de “Hot N’ Cold”. Em seguida, é a vez de “International Smile”, na companhia dos bailarinos ainda vestidos de felinos e em com brinquedos de gatos gigantes fazendo parte da performance. Um pequeno desfile de Perry e seus bailarinos é feito ao som de “Vogue” da Madonna para completar o ato, que se encerra com uma brincadeira dos gatos perseguindo um rato quando a cantora deixa o palco.

O clima intimista do próximo ato conta com girassóis no teto e nos instrumentos da banda, então as primeiras notas de “By The Grace of God” são tocadas e as backing vocals retornam com saias imitando a flor também. Quando Perry volta em seu vestido de borboletas, peruca com mechas em tons pastéis e seu manto brilhante, ela tem a missão de trazer aos fãs um dos momentos mais emocionantes da noite. Depois de conversar com a audiência, ela escolhe um de seus “katycats” para subir ao palco e tirar uma selfie com ela. As performances a seguir são cheias de amor e emoção: “By The Grace of God”, “Thinking Of You”, “The One That Got Away” e “Unconditionally” , alternadas em mais momentos de descontração e até pizza com a platéia em alguns shows.

O próximo ato começa com a canção “Walking on Air” e Katy veste um figurino preto e amarelo com carinhas sorridentes e símbolos da paz, acompanhada de uma peruca verde, seus dançarinos também usavam perucas coloridas e chamativas para o número. Em seguida, com um vestido gigante representando yin-yang, é a vez de “It Takes Two”. Voltando para o figurino preto e amarelo, há um mashup divertido de “This Is How We Do” e “Last Friday Night” com direito a um carro inflável no palco e balões infláveis de emojis espalhados pela plateia.

Para a próxima fase do show, um interlúdio que representa Katy em um hospício numa sala triangular enquanto uma versão de “Peacock” toca e é exibida no telão. Logo em seguida, a cantora volta para o palco com um figurino que imita folhas de palmeira para a performance repleta de cores de “Teenage Dream” e “California Gurls”, acompanhada de letras que imitam o letreiro de Hollywood no palco.

Mais próximo do final do show, mais surpresas aconteciam: é o momento em que a cantora ressurge ao palco com um macacão decorado de balões e demais elementos que lembram aniversários e uma verdadeira festa se inicia na performance de “Birthday”, é durante essa canção que a cantora escolhe um aniversariante da plateia para subir ao palco e sentar em um trono exclusivo no topo de um bolo de aniversário giratório. Depois de cantar para o sortudo ou sortuda, Perry é suspensa em um equipamento com diversos balões e sobrevoa a plateia, que recebe uma chuva de balões ao fim da canção.

Para encerrar o espetáculo com tudo, é hora da “Prism Vision”. Um aviso no telão pede para que os fãs coloquem seus óculos 3D recebidos antes do show começar para observarem os efeitos especiais da última canção, a inesquecível "Firework". Katy Perry retorna ao palco com um vestido longo estampado com desenhos de fogos de artifício e encerra a noite com emoção, efeitos especiais e uma queima de fogos. Ela se despede do público e a pirâmide por onde ela entrou no começo do show se fecha com a cantora dentro, marcando o fim do show.



Witness The Tour

Com um ar mais futurístico, maduro, mas repleto da essência de Katy Perry, a “Witness The Tour” representa a era do álbum “Witness” da cantora. Foi um momento delicado para Perry, pois até mesmo grande parte dos fãs não aceitava o certo amadurecimento nas letras e estética da cantora, recebendo muitas críticas. Iniciada em 2017, quem viveu a era Witness e se dispôs a entender a mensagem passada pela cantora, com certeza recebeu um álbum e uma série de shows repletos dos maiores sentimentos dela.

Dividida em 5 atos, a “Witness The Tour”, como as demais turnês mundiais da cantora, também tem uma história a contar. O primeiro ato é chamado de “Manifesto” e, antes de Katy subir ao palco, seu olho é visto através do telão que tem esse formato, o vídeo logo mostra o olho transformando-se em uma galáxia que leva até um planeta vermelho. A tela então se abre e a cantora entra no palco em cima de uma estrutura metálica que lembra uma estrela, cantando os últimos versos da canção “Witness”, num figurino vermelho brilhante (em alguns shows, ela opta por um figurino dourado) e óculos escuros.

Com dados gigantes no palco e imagens de Perry estampadas em cartas de baralho no telão, a cantora performa “Roulette”. A próxima performance do ato de abertura é “Dark Horse”, com a cantora e seus bailarinos dançando em cima de plataformas. Para encerrar a primeira etapa do show, é a vez de “Chained To The Rhythm” em que os bailarinos da cantora usam TVs na cabeça como parte de seus figurinos, combinando com a crítica social da música. Eles a perseguem até saírem do palco e Perry vai se preparar para o segundo ato.

O segundo ato, intitulado “Retrospectiva”, começa com um interlúdio no telão que exibe um relógio ao lado de fotos da cantora ainda criança, então as backing vocals começam a cantar “Act My Age”. Katy Perry volta ao palco com um figurino quadriculado branco e preto enquanto seus figurinos estão vestidos de formas geométricas, então performa “Teenage Dream” sincronizada com os bailarinos em um retângulo flutuante. Ao final da canção, ela tira o casaco e revela um top de LED brilhante, que exibe a letra de “Hot N’ Cold” e performa com sua guitarra e grandes flamingos no palco. 

As próximas canções do segundo ato são “Last Friday Night” e “California Gurls”, na segunda, as bailarinas estão vestidas como bonecas de papel reproduzindo alguns dos figurinos mais icônicos da cantora e o tubarão conhecido pelos fãs em seu show do “Superbowl” surge ao final da performance, participando de um momento de descontração com os fãs. Fechando essa fase da apresentação, Katy canta “I Kissed a Girl” com um lábio vermelho gigante no palco, terminando a performance dentro dele.

Mais uma troca de figurino para um novo ato, chamado de “Descoberta Sexual”. Antes da cantora voltar, mais um vídeo é exibido no telão e a vemos flutuando pelo espaço. Rosas gigantes são espalhadas pelo palco e ela retorna vestida com um figurino de látex preto com bolinhas brancas, cantando “Déja-Vu” e “Tsunami”, com direito a pole dance no palco. Dando sequência no ato, grandes plantas carnívoras compõem a performance de “E.T.” enquanto um de seus bailarinos usa uma fantasia de um inseto extraterrestre. A próxima performance da noite é “Bon Appétit” e ao final da canção ela é “temperada”, emendando um cover “What Have You Done For Me Lately”, de Janet Jackson.

O quarto ato leva o nome de “Introspectiva” e se inicia com planetas coloridos descendo do teto, então Perry retorna ao palco com um figurino todo prateado brilhante e uma peruca no mesmo estilo, emergindo de um planeta. Esse é o momento acústico do show, onde ela se conecta ainda mais com os fãs cantando “Wide Awake” enquanto o planeta voa pelo local, em seguida conversa com o público e performa a versão acústica de “Thinking Of You”. Nesse momento, em alguns shows ela incluía “Into Me You See” ou “Save As Draft”, aumentando ainda mais a emoção do público. Para finalizar o quarto ato da noite, a cantora performa “Power”, ganhando asas de anjo. 

É nesse ato que Katy Perry, acompanhada de uma estrela cadente, convida um fã para subir ao palco e fazer um desejo. Quando a turnê passou pelo Rio de Janeiro em 2018, a família da vereadora Marielle Franco foi homenageada pela cantora durante o quarto ato do show. No final da canção “Unconditionally” a foto da vereadora foi exibida no telão e Perry chamou a irmã e a filha de Marielle para o palco, as abraçou e pediu um minuto de silêncio para homenageá-las. 

Mais próximo do final do show, é a vez do ato 5, chamado “Emergência”. Ele se inicia com um interlúdio mostrando a cantora em um cenário pixelado de vídeo games e brinquedos, em seguida, o vídeo mostra o rosto de Katy com um capacete azul e uma voz robotizada dizendo: “Eu te vejo, você me vê…” É então que ela retorna para o palco com um figurino azul, sentada em uma moto para a performance de “Hey Hey Hey” e segue para “Part Of Me”. A próxima canção da noite é “Swish Swish”, com a cantora descendo por uma cesta de basquete enorme e bolas de basquete infláveis no palco. Em São Paulo, a performance teve a participação especial de Gretchen, que também aparece no clipe da música. “Roar” encerra a penúltima fase do show.

Para o ato final, “Encore”, Katy retorna ao palco com um traje lilás de lantejoulas após a exibição de um vídeo da sua adolescência, a cantora está em cima de um pêndulo de relógio para performar a canção “Pendulum” e, ao final dela, Perry desce para mão gigante que está no palco e encerra a noite com a inesquecível "Firework" e a tradicional queima de fogos para acompanhar a música.



Play (residência em Las Vegas)

Apesar de não ter sido uma turnê mundial, a cantora também mexeu bastante com o imaginário dos fãs nos shows realizados em sua residência em Las Vegas, no Resorts World Theatre de 2021 a 2023.

Segundo a Forbes, Katy Perry elevou o nível de suas apresentações com uma poderosa “sobrecarga sensorial da melhor maneira possível”. Com o toque lúdico de todas as suas eras, mas numa apresentação com roteiro original, a proposta da residência é transformar Katy numa boneca, então todos os elementos do palco são bem maiores do que ela, como se fossem grandes brinquedos.

Os interlúdios acompanham a trajetória da “boneca” até encontrar seu final feliz. Como de costume, ela divide as apresentações em atos novamente e, com certeza, vale uma análise completa só sobre a residência, que foi genial.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »