Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/02/2024 às 01h01min - Atualizada em 12/02/2024 às 01h01min

Brasil vive novo vexame, perde da Argentina e está fora da Olimpíada

Técnico Ramon Menezes sofre novo revés; Endrick, críticas; e John Kennedy fala em vergonha; Paraguai e Argentina se classificam

Paulo Octavio
Gondou celebra o gol que classificou Argentina para as Olimpíadas. Foto: AFP
"Vergonha. Uma seleção do tamanho da equipe brasileira não pode ficar de fora da Olimpíada. [Sinto] tristeza, mas um pouco de vergonha. Pouco? Não. Muita vergonha". Foi com essa frase que John Kennedy revelou seu sentimento após a derrota  do Brasil para Argentina por 1 a 0 na última rodada do Pré-Olímpico. Com o resultado, o time foi eliminado. A seleção obteve três pontos em três jogos e não conseguiu ficar entre os dois melhores do quadrangular. Isso  após ser o líder de seu grupo na primeira fase. 

Dessa forma, Paraguai e Argentina serão os representantes da América do Sul no torneio, que começa em 24 de julho. 

A atual bicampeã olímpica, está fora da disputa, o que não acontecia desde 2004, marcada pela geração de Robinho e Diego. Já o time de 2024 sofreu com  apatia e incapacidade de Ramon Menezes em fazer uma equipe com bons valores jogar bem. Anteriormente, Menezes foi eliminado do Mundial sub-20 após derrota para Israel e sofreu revezes para Marrocos Senegal quando foi interino do time principal. 

"A gente sai da competição muito tristes porque não conseguimos o nosso objetivo. Sempre soubemos da nossa responsabilidade. Não conseguimos sair com um final feliz. É frustrante, é desagradável. Todo mundo vai sofrer aqui com o que aconteceu. Mas agora é levantar a cabeça", afirmou o técnico na coletiva. 

Eliminação gerou críticas nas redes sociais. Felipe Melo postou vídeo em que detona a ausência de Kennedy como titular da equipe. "Você [Kennedy] não tem culpa se o treinador tirou o melhor da competição no principal jogo para colocar o cara no segundo tempo. [Ramon] está de sacanagem". Já outros internautas questionaram e debocharam de Endrick. "Ué, mas  ele não era o novo Neymar?" foi a pergunta de vários.  

Por outro lado, os vascaínos gostaram da atuação de Sfornza, que "colocou o palmeirense no bolso". O volante é a nova contratação do Cruzmaltino e deve assinar contrato em breve. 

A queda para Argentina amplia lista de fiascos da CBF após um 2023 desastroso. Além da eliminação da seleção sub-20 para Israel, a equipe feminina foi desclassificada na primeira fase da Copa do Mundo e a seleção masculina amarga a sexta posição nas Eliminatórias para Copa do Mundo. Agora, a equipe principal dos homens vai disputar dois amistosos antes da Copa América. E o time das mulheres tem vaga para o futebol nas Olímpiadas e luta pelo seu primeiro título internacional. 

1º TEMPO 

Etapa inicial foi fraca e com poucas  chances efetivas de gol para ambos os lados. Aos 15, Thiago Almada certou a trave em cobrança de falta. E o melhor momento do Brasil foi com Alexsander, que arrematou de fora da área . 

2º TEMPO 

Argentina insistia com cruzamentos para dentro da área brasileira. Já o Brasil ficava atrás da linha da bola e pouco arriscava. Até que aos 16, Ramon Menezes colocou John Kennedy, que conseguiu tirar a apatia da equipe em dois lances. Ele fez boa jogada e deixou Gabriel Pec na cara do gol. O goleiro mandou para escanteio. Na cobrança, o Arthur Chaves mandou por cima. Na sequência, Kenedy criou jogada individual e fez  Brey trabalhar. Parecia indício de melhora, mas seleção voltou a ser apática até que tomou o gol 

Aos 32, após tanto insistir, a Argentina acertou. Barco cruzou na cabeça de Gondou , que subiu entre dois defensores para vencer o goleiro. 

Em vantagem, Albiceleste quase ampliou o marcador. Almada e Solari forçaram  boas defesas de Mycael . No último lance,  Barco ainda acertou a trave.  

Resultado fez com que as duas equipes já tivessem o seu destino selado e não precisaram aguardar o jogo entre Paraguai e Venezuela -- que aconteceu uma hora e 20 depois -- para saber como ficaria a classificação do Brasil e da Argentina.

PROXIMOS CONFRONTOS 

Argentina espera a tabela dos jogos Olímpicos, enquanto Brasil deve disputar amistosos e próximas competições continentais em breve. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »