Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/03/2024 às 19h56min - Atualizada em 22/03/2024 às 17h51min

Tentativa de criar videogame exclusivamente com inteligência artificial fracassou

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Freepik e Rawpixel.com


A grande e experiente Keywords Studios, responsável pelo execução e lançamento de Alan Wake 2 e Baldur 's Gate 3, esteve incluída nos últimos seis meses em um projeto de game desenvolvido exclusivamente por inteligência artificial generativa.

Segundo o relatório fiscal da empresa, o resultado foi um verdadeiro fracasso, a ferramenta mostrou sua incapacidade de substituir a inteligência e talento de um jogador. As informações chegarão ao público via Game Developer. O arquivo do projeto conta com 60 páginas, e a Keywords detalha sobre como foi seu ano fiscal, as suas conquistas e os desenvolvimentos da empresa.

Na parte sobre tecnologia, a empresa vem descrevendo o Projeto Ava, a equipe que estava a frente do projeto, tentou criar um jogo 2D, apenas com o auxílio da GenAI, intitulada como IA Generativa, uma ferramenta onde pode-se criar conteúdos de texto, imagens, músicas, áudios e vídeos. A desenvolvedora observou, que mesmo sendo um processo simples, a GenAI não foi capaz de substituir o talento humano. 

 
“Ao longo do processo de seis meses, a equipe compartilhou suas descobertas, destacando onde a GenAI tem o potencial de aumentar o processo de desenvolvimento de jogos e onde ela fica para trás”, explicou o Bertrand Bodson, CEO da Keywords. 

Ainda que Bodson tenha buscado o lado positivo, fica claro que a conclusão da Keywords não chegou nem perto do esperado para os administradores das inteligências artificiais. Segundo o relatório, a GenAI consegue “simplificar ou acelerar determinados processos”, contudo os melhores resultados e a qualidade esperada só poderá ser alcançada por especialistas em suas áreas. 

Além disso, devemos recordar que a empresa colocou em seu relatório, a incapacidade da ferramenta em conseguir criar algo novo, a GenAI necessita de constantes atualizações, ser alimentada de arquivos externos. 

 
“Embora a equipe do projeto tenha começado pequena, ela identificou mais de 400 ferramentas, avaliando e utilizando aquelas com o melhor potencial. Apesar disso, acabamos utilizando recursos de bancada de sete estúdios de desenvolvimento de jogos diferentes como parte do projeto, já que as ferramentas não conseguiram substituir talento”. 

A empresa Keywords deixou claro que o jogo criado somente com a utilização de inteligência artificial não será lançado para o público, uma vez que a tentativa de criação foi um projeto puramente experimental. A mesma não concedeu maiores detalhes sobre essa experiência ou quais foram os games que concedeu elementos para esse projeto. 

A chegada das inteligências artificiais na área criativa tem sido um processo delicado nos últimos anos. Com a chegada de ferramentas como Mid Journey, Chat GPT e Gemini; ilustradores, roteiristas, e até mesmo, atores e dubladores; deixou evidente a futura ameaça que esses instrumentos podem desempenhar nos processos de criatividade, arte e direitos autorais. 

REFERÊNCIA :
SENA, J. Video game feito inteiramente por IA foi um grande fracasso, empresa explica o motivo. Leigão dos Hérois, 2024. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/2024/video-game-feito-inteiramente-ia-grande-fracasso-motivo.html >. Acesso em: 19 mar. 2024.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »