Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2024 às 12h40min - Atualizada em 24/03/2024 às 12h35min

Unidas, jamais serão vencidas

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Quadrinhos e Cia | Reprodução: Companhia das Letras


Marjane Satrapi, autora de Persépolis, volta às histórias em quadrinhos após 20 anos com “Mulher, Vida, Liberdade”. A obra será lançada no próximo mês de junho pela Quadrinhos na Cia e encontra-se em pré-venda. 

 

Com Persépolis (2004), a romancista gráfica, ilustradora, cineasta e escritora franco-iraniana de 54 anos, Marjane Satrapi, emocionou o mundo ao narrar a complexa e rica história da sua juventude atravessada por revoluções e guerras em seu país de origem, o Irã. Agora, como autora e organizadora do gibi Mulher, Vida, Liberdade (Quadrinhos na Cia, 2024), ela une forças com um seleto grupo de artistas e especialistas e se propõe a descortinar tudo aquilo que a censura do médio oriente não expõe a respeito da violência extrema para com as mulheres. 

 

O referido livro de histórias em quadrinhos tem como ponto de partida um episódio em particular. Em 13 de setembro de 2022 a estudante iraniana de vinte e dois anos, Mahsa Amini, foi espancada e morta pela polícia religiosa em Teerã (capital do país) por não usar de “maneira correta” o véu (hijab1) imposto às mulheres pela República Islâmica Iraniana. 

 

A brutalidade desmedida gerou inúmeras manifestações no Irã e em diversos outros países. Os protestos duraram meses e foram violentamente reprimidos pelas autoridades iranianas. De acordo com a rede CNN Portugal, dados da organização de defesa dos direitos humanos, HRANA, informam que até janeiro de 2023 ao menos 522 pessoas haviam sido mortas; dentre as quais também estavam crianças. Embora pareça, este não é um cenário de filme de terror. A chamada “polícia da moralidade” iraniana é uma realidade infame na vida das mulheres daquele país há muitas décadas. 

 

Foi com a chamada “Revolução Islâmica” de 1979 que o hijab foi imposto a todas as mulheres. Para os governantes do regime iraniano, o corpo feminino de um modo geral é encarado com uma fonte de distrações e estímulos aos instintos mais primitivos dos homens. Assim, cobrir o corpo da mulher, parcial ou totalmente, é encarnado com um ato de decência e resignação; uma premissa moral (e legal) em contraposição às “permissividade” das (e dos) “infiés” do mundo ocidental.  

 

Assim, embora não tenha sido um caso isolado acontecimentos reais de mesma natureza e outros semelhantes também são retratados na obra Persépolis —, a selvageria ocorrida com a jovem Mahsa Amini motivou um basta nunca visto. As proporções que as manifestações adquiriram foram gigantescas e o lema que as guiava era justamente Mulher, Vida, Liberdade.

 

Neste cenário, após um ano do trágico acontecimento, Marjane Satrapi teve a iniciativa de reunir 17 artistas quadrinistas (iranianos, europeus e estadunidenses) a fim de narrar o que não pôde ser fotografado ou filmado em função da censura em 13 de setembro de 2022  e historicamente mais, muito mais. Na HQ, a título de exemplo, temos trabalhos da quadrinista iraniana de 41 anos radicada na França, Bahareh Akrami (On aurait aimé savoir, 2015/Femme via liberte, 2022), o quadrinista espanhol de 55 anos Paco Roca (Rugas, Devir, 2021/Regresso ao Éden, Acasos do Destino e A Casa - Devir, 2022), o quadrinista e cineasta francês de 54 anos, Winshluss (Pinóquio - Moby Dick, 2023) e material inédito da própria Marjane Satrapi. 

 

Nas redes sociais é possível perceber a repercussão do movimento que carrega o lema Mulher, Vida, Liberdade, e por consequência a importância da obra de histórias em quadrinhos que leva o mesmo nome. Por exemplo, no perfil do Instagram de uma das grandes atrizes internacionais da atualidade e ativista pelos direitos das mulheres, a iraniana de 41 anos Golshifteh Farahani2 (Resgate, 2020/Resgate 2, 2023 e Invasão Apple TV+, 2021-2023), vemos postagens contundentes a respeito. Inclusive fotos da atriz ao lado de Marjane Satrapi. 

 

Algo semelhante é o que encontramos no perfil (também do Instagram) de Shamsia Hassani, jovem artista grafiteira afegã de 36 anos que retrata em suas pinturas o sofrimento de tantas mulheres que vivem sob os regimes ditatoriais islâmicos. Pouco dias após o brutal assassinato de Mahsa Amini no Irã, ela se manifestou a respeito3 e salientou como o extremismo religioso promove desastres sem precedentes. 

 

Aqui no Brasil, eu tive a oportunidade de perguntar à ilustradora e quadrinista Helô D’Angelo como ela percebe o trabalho da Marjane Satrapi e quais as suas expectativas sobre o lançamento da HQ Mulher, Vida, Liberdade. Helô, que pavimenta o seu trabalho sob uma perspectiva feminista bastante engajada e agregadora, está bastante conectada aos direitos e protagonismo das mulheres. No Brasil e no mundo. 

 

Para ela “Persépolis é uma obra única porque ela usa uma linguagem muito acessível e com muito humor, muita ironia pra falar de uma questão muito violenta que é a ditadura no Irã, a ditadura islâmica. Para a próxima obra, eu espero que ela continue com esse humor muito sagaz. Que ela possa tratar desses temas dificílimos, mas de uma forma que faça a gente querer ler, querer se informar mais sobre aquilo. Eu gosto muito de um outro livro dela que se chama Bordados, em que ela fala sobre as conversa da mulheres da família dela na cozinha e é muito bom. Assim… ao mesmo tempo em que é triste, porque tem várias histórias tristes, você dá risada junto com elas. E então, eu queria que esse clima de humor junto com a dor se mantivesse. Até porque eu acho que é um dos trunfos da Marjane. Eu tô ansiosíssima pra ler esse livro novo. Mal posso esperar.” 

 

Mulher, Vida, Liberdade segue em pré-venda no site da editora Companhia das Letras (selo Quadrinhos na Cia.). Suas dimensões são 18.30 X 25.20 cm (dimensões um pouco maiores do que Persépolis), com capa cartonada (possivelmente com orelhas), 272 páginas, o preço sugerido é R$ 99,90 e tem previsão de lançamento para junho de 2024. O título original francês é Femme Vie Liberté, e a tradução ficou a cargo da Julia da Rosa Simões

 

Notas: 

 

1. O termo hijab é comumente utilizado como uma designação genérica para todos os tipos de véus. E assim é designado no Irã. Devem ser usados em público ou diante de homens estranhos, e seu uso relaciona-se com a interpretação de trechos do livro sagrado do islamismo, o Alcorão. O hijab cobre a cabeça e o pescoço, deixando o rosto livre. Com alguma semelhança, típico nos países Arábia Saudita, no Iêmen, no Omã e nos Emirados Árabes Unidos, o niqab cobre o rosto e o pescoço (e inevitavelmente a cabeça), deixando apenas a abertura para os olhos. Ambos, hijab e niqab, são comumente associados a outras vestimentas de corpo inteiro e por conta deste fato, costumam ser confundidos com a burca (ou chadri), que por sua vez cobre todo o corpo da mulher deixando apenas os olhos livres. Muito utilizada em países como o Afeganistão.

2. Veja aqui e aqui duas destas postagens no perfil do Instagram da Golshifteh Farahani.

3. Para ter acesso a esta postagem, basta clicar neste link que leva direto para o perfil da Shamsia Hassani no Instagram.

 

Referências:

 

 

Agência Lusa. Já morreram 522 em protestos pela morte de Mahsa Amini, diz ONG.  Mundo. CNN Portugal. 15 jan. 2023. Disponível em: < https://cnnportugal.iol.pt/irao/mahsa-amini/ja-morreram-522-em-protestos-pela-morte-de-mahsa-amini-diz-ong/20230115/63c3e3d30cf28f3e15c7690b >. Acesso em: 20 mar. 2024. 
 

Akrami, Bahareh. BD CEST. [s.d]. Disponível em: < https://https://www.bedetheque.com/auteur-68545-BD-Akrami-Bahareh.html >. Acesso em: 22 mar. 2024. 

 

A volta de Marjane Satrapi a um projeto de quadrinhos depois de vinte anos. Instagram. 8 mar. 2024. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C4QRfiKuVQ6/?img_index=1 >. Acesso em: 10 mar. 2024. 

 

Fora do Plástico. Há 20 anos Marjane Satrapi não tinha novos projetos de quadrinhos… mas temos novidades!. Instagram. 8 mar. 2024. Disponível em: < https://www.instagram.com/foradoplastico/?img_index=1 >. Acesso em: 10 mar. 2024.

 

ROGADO, Rita. Mahsa Amini morreu há um ano: como está o Irão após meses de violência e repressão?. Confrontos no Irão. SIC Notícias. 16 set. 2023. Disponível em: < https://sicnoticias.pt/especiais/confrontos-no-irao/2023-09-16-Mahsa-Amini-morreu-ha-um-ano-como-esta-o-Irao-apos-meses-de-violencia-e-repressao--6092ecbc >. Acesso em: 20 mar. 2024. 

 

Protestos no Irã: 'polícia da moralidade' é alvo de ira após morte de mulher presa por causa de véu. BBC News Brasil. 21 set. 2022. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62985333 >. Acesso em: 21 mar. 2024. 

 

Mulher, Vida, Liberdade. Companhia das Letras. [s.d]. Disponível em: < https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786584953406/mulher-vida-liberdade >. Acesso em: 8 mar. 2024. 

 

SATRAPI, Marjane. Persépolis (Completo). Tradução Paulo Werneck. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 352 p.

 

SCHOSSLER, Alexandre. Zeitgeist: A diferença entre burca, niqab e hijab. Deutsche Welle (DW) Brasil. 22 ago. 2016. Disponível em: < https://www.dw.com/pt-br/zeitgeist-a-diferença-entre-burca-niqab-e-hijab/a-19493813 >. Acesso em: 20 mar. 2024. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »