Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/08/2019 às 17h48min - Atualizada em 03/08/2019 às 17h48min

Entenda a câmera do seu celular

Um resumo sobre os modos e algumas configurações do seu smartphone

Thiago Oliveira - Editado por Manoel Paulo
TecMundo
Showmetech
As câmeras dos smartphones estão cada vez mais sofisticadas e tecnológicas. Em alguns casos elas chegam a substituir uma câmera comum e o consumidor muitas vezes opta por trocar de smartphone a investir em uma câmera para fotografar a família ou tirar algumas selfies.

De uma só e as vezes três câmeras em um único aparelho, fica difícil saber o que faz cada uma delas e nem todo mundo tem o conhecimento necessário para se aventurar pelos modos manuais e suas inúmeras funções.

Pensando nisso, nós do Lab Dicas Jornalismo resolvemos dar uma mãozinha para te ajudar entender melhor como funciona algumas configurações da câmera e extrair o máximo do seu smartphone.

Megapixels: hoje em dia, as fabricantes estão dando uma atenção cada vez maior a parte fotográfica de seus dispositivos. Se tornou comum ver câmeras com a quantidade de pixels cada vez maiores. Isso talvez pode ser mais uma jogada de marketing do que um ponto extra no smartphone. 16, 28 ou 64 MP, esses números imensos fazem a gente já querer pegar o aparelho da mão e sair por aí fotografando tudo, achando que a qualidade vai ser como a de DSLRs ou mais. No entanto, os MP só fazem realmente diferença caso você vá ampliar sua imagem para uma impressão por exemplo. No mais, é só um número grande e chamativo.



ISO: pode ser entendido como a sensibilidade do sensor da câmera a luz. Nos smartphones normalmente o ISO vai de 100 a 3200. Há casos como o Huawei P30 PRO que tem o seu ISO até os incríveis 10500, mas no geral os valores são menores. O ISO interfere diretamente na iluminação da imagem, onde um ISO mais baixo deixa a imagem mais escura e com pouca granulação (que são aqueles pontinhos que aparecem em fotos mal iluminadas), e um ISO muito alto permite uma maior captação de luz, mas aumenta excessivamente a granulação da imagem, fazendo com que ela perca qualidade.

Exposição: Essa sim faz toda a diferença na hora de fotografar. A maioria dos aparelhos contam com esse ajuste em seus modos manuais. E ele serve para corrigir o brilho da foto para mais ou para menos. Nele você é capaz de escurecer ou clarear sua imagem dependendo das condições de iluminação do loca onde você está. Nas câmeras fotográficas, a exposição também pode ser controlada configurando a velocidade do obturador e o ISO.



Velocidade do obturador: este mecanismo está relacionado com o tempo que o sensor vai ficar aberto para capturar a imagem. Ele é o responsável pelas belas imagens de longa exposição. Não são todos os smartphones que esta função está presente, mas no que estão, ela é ótima para fotografar o céu estrelado ou a queda de uma cachoeira por exemplo. A velocidade do obturador está diretamente ligada a exposição, pois uma velocidade baixa deixa a imagem muito clara, e muito alta o oposto.



Ângulo: corresponde ao campo de visão da câmera. De uns anos para cá, as fabricantes têm colocado câmeras com alguns ângulos maiores do que o normal. As lentes wide-angle tem por finalidade capturar mais da cena. O Asus Zenfone 4 Selfie por exemplo, vem equipado com uma lente auxiliar de 120o na parte da frente e isso pode ajudar a aumentar o numero de pessoas que cabem numa selfie. Normalmente essas câmeras são equipadas com aberturas menores e isso deixa a iluminação em fotos com baixa luz ruins, então seu uso é mais recomendado com abundância de luz.



Abertura da lente: essa parte é um pouco mais complicada de ser entendida, mas a abertura corresponde ao buraco pelo qual a luz passa até o sensor. Aberturas maiores permitem uma maior entrada da luz e menores diminuem esse espaço. Porém, aberturas maiores são correspondidas por números menores e vice-versa. Esses números sempre vêm acompanhado pela letra f, então, uma lente com abertura f 1.8 permite maior entrada de luz do que uma lente f 2.0 por exemplo.


E aqui vai um bônus para você arrasar nos próximos cliques. É o aplicativo Snapseed, do Google. Ele permite corrigir pequenas imperfeições na foto, além de ser bem intuitivo ele é gratuito e está disponível para Android e IOS.

Links para download:

Android: https://bit.ly/2ogtxHg
IOS: https://apple.co/2XS9T4
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »