24/08/2019 às 00h01min - Atualizada em 24/08/2019 às 00h01min

O forte tempero do Nordeste - Viagem Gastronômica

Confira receitas mais conhecidas do Nordeste

Érica Aquino - Diego Araujo
Foto: Reprodução
O Tour pela gastronomia das regiões brasileiras continua.

Fazendo uma viagem até o Nordeste, região que tem mais estados no Brasil, percebe-se que a cozinha desse território é farta. De acordo com a história do início da região, as suas comidas são vistas como receitas africanas modificadas adequadamente para a região, ou seja, a culinária do local é um conjunto de costumes vindos de épocas passadas.

O Nordeste é composto por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do norte e Sergipe. São um total de 9 estados, que juntos, compõem e caracterizam o Nordeste.
.
Para decidir o destino de uma viagem pelo Brasil, baseada nas comidas típicas das regiões, é preciso conhecer um pouco sobre o tempero de cada parte. No nordeste, os principais pratos são compostos por sabores marcantes, muitos vegetais e cores. Confira uma lista com 4 comidas típicas essenciais que falam um pouco da cultura Nordestisna:


1 - Baião de Dois

Foto: Reprodução

Esse prato tem uma história por trás. No passado, devido aos problemas e secas da região, quase não havia comida e a população guardava o necessário para evitar o desperdício. Naquela época, surgiu no Ceará, o Baião de Dois que é uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.

2 - Acarajé


Foto: Reprodução

Prato que é brasileiro e africano. O Acarajé é um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco temperado.

3 - Moqueca


Foto: Reprodução

Peixe cozido com azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro podendo adicionar o camarão.

4 - Caruru


Foto: Reprodução

É um prato produzido com quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos que são misturados à farinha de mandioca e caldo.
 
Esses são os pratos que representam o Nordeste, em qualque estado dessa região é possível encontrar esses pratos com receitas fieis e/ou releituras. Outras comidas tradicionais são a farofa, paçoca, canjica, pamonha, a rapadura  e alguns pratos feitos com carnes bovinas e caprinas.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »