Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2019 às 23h20min - Atualizada em 27/08/2019 às 23h20min

O esporte na universidade

Os esportes na universidade trazem diversos benefícios para a graduação do estudante

Beatriz Evaristo - Editado por
Créditos na foto
As universidades são, muitas vezes, o ambiente que ajuda a desencadear problemas psicológicos. Com uma rotina puxada, a pressão que há dentro do âmbito acadêmico e diversos outros fatores, os universitários tornam-se mais vulneráveis a esses tipos de transtornos.

O professor e psicólogo Pablo Castanha afirma que o motivo para esse fato, não é uma causa isolada. Para ele, as cobranças, as competições e a falta de uma coletividade são os principais motivos que tornam a universidade um ambiente tóxico. 

Para amenizar esse quadro, os universitários tiveram a ideia de criar as associações, popularmente chamadas de atlética, que tem a finalidade de agrupar e unir os estudantes. Além disso, as atléticas têm a função de promover festas e jogos para que a integração aconteça.

Os jogos universitários são a alegria de diversos estudantes. São os momentos de descanso e diversão deles. Mas nem sempre eles são vistos assim. Grande parte da sociedade, que não conhece a estrutura que está por trás acha que os jogos são apenas desculpas para jovens se embriagarem.

O que de fato acontece nesses eventos vai mais à frente de apenas “bagunça”. Além da integração, de promover benefícios para o estudante, há a contribuição social – já que na maioria dos jogos parte da arrecadação de dinheiro vai para uma entidade – melhorias na cidade-sede, promoção de evento e ainda um grande impacto econômico.  

Beatriz Pifer, ingressou recentemente na Universidade de São Paulo (USP) no curso de Educação Física. Ela sempre teve contato com esportes, desde pequena joga basquete e conta sobre a experiencia ao conhecer os jogos universitários “campeonato existe em qualquer lugar, tem regionais, tem jogos abertos, mas o que difere os jogos universitários é o momento de integração, o momento de conhecer várias pessoas, conhecer lugares diferentes, histórias e cursos diferentes, na minha visão é uma caixa de emoções”.

Os jogos

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é conhecido como por ter os melhores times e os melhores atletas universitários do Brasil.  Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Também servem como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais - a Universíada.

Entre as cidades do Brasil, São Paulo e Minas Gerais são os estados que mais promovem esses eventos, muitos deles são de renome e prestígio, tais como: Inter Unesp; Inter USP; JUCA; Economíadas; CIA e LIU.

Beatriz Menezes, está no sexto período e também cursa Educação Física, mas na Universidade Federal de Uberlândia. Ela conta a opinião dela sobre os jogos universitários, “eu considero o esporte uma das perspectivas de lazer mais saudáveis e os jogos trazem isso, além também da socialização, tornar a comunidade universitária uma equipe”.   

Por fim, a intenção acerca das atléticas e dos promotores de jogos universitários é o lazer, já que o mesmo é importante para a manutenção da saúde física e psicológica do jovem estudante.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »