Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/09/2019 às 19h04min - Atualizada em 26/09/2019 às 19h04min

Analfabetismo no Brasil

O Brasil tem 11,3 milhões de analfabetos com a faixa etária de 15 anos ou mais

Mariene Ramos - Editado por Socorro Moura
Em 8 de setembro de 1967, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituíram o Dia Mundial da Alfabetização com o objetivo de fomentar a alfabetização nos vários países do mundo.

Pesquisas mostram que o Brasil não tem muito o que comemorar, pois existem 11,3 milhões de analfabetos. Essa taxa vem sofrendo uma leve queda, porém, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) - que estabelece metas em relação à alfabetização - ainda estamos distantes do ideal. A meta do PNE é chegar em 2024 com uma a taxa de analfabetismo zero, um sonho ainda distante.

Segundo relatório do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), alfabetismo é a capacidade de compreender e utilizar a informação escrita e refletir sobre ela, abrange desde o simples reconhecimento de elementos da linguagem escrita dos números até operações cognitivas mais complexas. Aqueles que sabem ler e escrever, mas não conseguem compreender ou interpretar o texto, são considerados analfabetos funcionais. Em 2018, cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos eram considerados analfabetos funcionais.

Com o intuito de contribuir para a universalização da alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) criou, em 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Segundo o MEC, o objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

O programa visa apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, munícipios e Distrito Federal; a adesão é feita por meio de um sistema. Além do PBA, o MEC lançou em 2018 o Programa Mais Alfabetização que tem como foco a alfabetização nos primeiros dois anos onde ocorre a consolidação do processo de alfabetização.

Notícias Relacionadas »
Comentários »