08/11/2019 às 12h04min - Atualizada em 08/11/2019 às 12h04min

O mal do século

Núbia Umbelino
Vittude Blog
A depressão era vista como possessão demoníaca, falta de Deus, e infelizmente ainda nos dias atuais muitos mantem esse pensamento. Quando Freud tratou de pacientes histéricos e explicou que existe doenças psicossomáticas a visão da depressão começou a mudar. Mas ainda é necessário que se fale muito sobre isso, a população necessita ser informada para que em 2030 a doença não se torne comum.
 
Todo mundo sente tristeza em algum momento da vida, mas quando é que essa tristeza se torna depressão? A diferença de tristeza pra depressão é que a tristeza geralmente tem motivo, a depressão é mais prolongada, ela vem de uma tristeza sem um motivo aparente, a pessoa vai perdendo a vontade de fazer as coisas que geralmente eram importantes pra ela. São vários quesitos que podem levar a uma depressão. Pode-se considerar que o ambiente contribui para que se desenvolva depressão. Nos ambientes urbanos as pessoas têm o advento do consumo exagerado, uma supervalorização da pressão social, isso compromete nossa própria rotina.  Isabela*, que vive em cidade metropolitana e  já teve á doença,  diz que se leva um tempo pra procurar ajuda e durante esse tempo foi muito difícil lidar consigo mesmo, já que o apoio de um amigo ajuda mais do que se imagina.  O esgotamento físico mental, contribuiu não so para ter depressão mais sim outros transtornos emocionais. Ao adoecer um dos processos de tratamento é não negligenciar os problemas psicológicos,  os sentimentos, as emoções e os comportamentos, e principalmente não dizer que é frescura. A procura de um profissional e indispensável, pessoas que enfrentam sozinhas a doença, acabam cometendo suicido.  
 
O profissonal auxilia a enxergar outros ângulos, ajudar a descobrir quais são os fatores desencadeantes para determinado tipo de comportamento que a pessoa vem apresentando, e o que na história dela tá favorecendo determinado distúrbio emocional. Por isso ao perceber qualquer alteração emocional deve-se procurar ajuda de um profissional o quanto antes. Diz a psicologia Lorraine Beatriz. 
 

*O nome é fictício pois a entrevistada não quis ser identificada. 

https://www.google.com/search?q=depress%C3%A3o&sxsrf=ACYBGNSRNetFPitcOUJSRNj7AOeQPFNjHg:1573221979592&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwijivzJ5NrlAhXhI7kGHfGrDDEQ_AUIEigB&biw=1366&bih=657#imgdii=um_IYNcAvj8aMM:&imgrc=4giru5vzA1bQFM:
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »