Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/11/2019 às 19h56min - Atualizada em 13/11/2019 às 19h56min

Doutor Sono : mais uma adaptação dos livros de Stephen King em 2019

Continuação de O Iluminado tem Ewan McGregor como protagonista

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
O terror “Doutor Sono” chegou ao Brasil na quinta-feira passada (7) e marca a terceira adaptação de um livro de Stephen King para os cinemas, em 2019.Do diretor Mike Flanagan, é uma espécie de sequência dos acontecimentos de “O Iluminado”.
 
A história ronda Danny Torrance, mas 30 anos depois de quase ser assassinado pelo pai no Hotel Overlook. Lembrando ele possui um poder psíquico que o faz ver espíritos e controlar outras coisas.Em “O Iluminado”, Jack se deslocou com a família para o hotel a fim de cuidar do local durante o inverno e trabalhar em seu livro. Porém, forças malignas começaram a agir sobre ele e o fizeram se tornar um psicopata. Danny consegue sobreviver ao ataque, contudo, com o trauma em sua mente, torna-se um adulto alcoólatra e viciado em drogas.
 
Ele decide se isolar em uma cidade do interior e a trabalhar como enfermeiro em um hospício. Durante sua estadia, Danny conhece a garota Abra, a qual possui os mesmos poderes e com quem mantém uma ligação telepática. Os dois iniciam uma batalha por suas vidas lutando contra o grupo Verdadeiro Nó, liderados por Rose Cartola. A seita se alimenta do Brilho (como é chamado os poderes de Danny e Abra) para manter a imortalidade.
 
O filme está cheio de easter eggs e referências ao longa de Stanley Kubrick, até mesmo na música tema. A história vem do livro original de Stephen King e a cinematografia é muito parecida com a obra de Kubrick, dando uma intensa sensação de homenagem. Essa tentativa de recriar cenas, retira em partes a identidade da sequência.

FONTE : MdeMulher / Abril.
 
Assim como no clássico estrelado por Jack Nicholson, não há a presença de jump scares exagerados. Dessa forma, Doutor Sono permanece como um thriller psicológico e que aborda a questão sobrenatural de uma maneira mais angustiante do que assustadora.
 
O diretor Mike Flanagan já participou de “Hush”, “A Maldição da Residência Hill” e “Ouija: A Origem do Mal” e ganhou carta branca de Stephen King para fazer a montagem da obra, dirigir e ainda adaptar o roteiro. A função de Flanagan é interessante porque ele se vê entre encaixar a narrativa do livro, como o aval do autor, e equilibrar com referências ao filme que Stephen King mais detesta.
 
O elenco principal é formado por Ewan McGregor (Star Wars) que faz o Danny, Kyliegh Curran faz Abra e Rebecca Ferguson (Missão Impossível e O Rei do Show) que interpreta a vilã, Rose Cartola.Infelizmente, Doutor Sono não teve uma divulgação intensiva e a bilheteria acabou sendo abaixo do esperado: apenas 14 milhões de dólares (o esperado pela Warner era 25 milhões). Com isso, descarta-se uma possível continuação para a história.

Stephen King saiu em defesa do filme em seu Twitter:

FONTE: Print do perfil de Stephen King Twitter.
 
Tradução: Matt Serafini: “Se você gostou de Doutor Sono, não passe o final de semana falando sobre bilheteria. Fale sobre o filme, o que você viu, te inspirou e leve outros para conferir. Deixe ter algo significativo dessa forma. Não deixe o trabalho duro dos outros ser reduzido por números”.
Stephen King: “Concordo. É um filme fantástico. Pegue um amigo e aproveite a vibe”.
 
Até o momento, Doutor Sono tem 76% de aprovação da crítica e 90% de aprovação do público, no site especializado Rotten Tomatoes.

FONTE : Cartaz de divulgação Estudio Warner Bros / Reprodução : AdoroCinema.
 
 
REFERÊNCIAS

 
Rotten Tomatoes. Doctor Sleep. Disponível em:   <https://www.rottentomatoes.com/m/doctor_sleep>. Acesso em 13 de novembro de 2019.
 
LOPES, Caio. Crítica I Doutor Sono. Disponível em: <https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/criticas/criticas-de-filmes/2019/11/critica-doutor-sono>. Acesso em 13 de novembro de 2019.

MARAFON, Renato. Crítica | Doutor Sono agradará em cheio aos fãs deO Iluminado’, tanto do livro quanto do filme. Disponível em: <https://cinepop.com.br/critica-doutor-sono-agradara-em-cheio-aos-fas-de-o-iluminado-tanto-do-livro-quanto-do-filme-228191>.Acesso em 13 de novembro de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »