Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/11/2019 às 21h46min - Atualizada em 22/11/2019 às 21h46min

River Plate aposta na continuidade pelo penta da Libertadores

Com mesma base do ano passado, os milionários podem ser os maiores vencedores da Libertadores nesta década

Paulo Octávio
River comemora gol contra o Boca na semifinal. Foto: Pablo Stefanec/Reuters
Se o Flamengo mudou muito para tentar conquistar a América, principalmente após a chegada do técnico Jorge Jesus, o River Plate apostou na continuidade. Com a mesma base da conquista do ano passado, o time manteve o bom futebol e conseguiu chegar à final da Libertadores, a sexta decisão em sua história. Partida decisiva será neste sábado (23), às 17h (horário de Brasília), no estádio Monumental de Lima (Peru). Do time que bateu o Boca na final de 2018, apenas são Martinez Quarta, Nacho Fernandez, De la Cruz e Borré não estiveram no estádio Santiago Bernabéu.
 
Marcelo Gallardo não quis fazer mistério e já divulgou os 11 titulares para o jogo decisivo. Cogitou-se a possibilidade do treinador apostar em Paulo Diaz e por três zageiros, mas será equipe semelhante a que foi derrotada pelo clube boquense no jogo de volta das semifinais deste ano. O River costuma jogar com pressão alta. Defesa se adianta para recuperar, interceptar e atacar. Os meias propõem a saída de bola, que conta com velocidade de Ignacio Fernandez e Palácios. Enzo Perez, recuperado de uma lesão no ombro, estará em campo.
 
Gallardo, 43 anos, é um dos treinadores com mais tempo de clube e o mais vitorioso dos últimos anos na América do Sul. Em cinco anos, ele conquistou dez títulos internacionais e eliminou o Boca Juniors em cinco oportunidades. Ele está o dobro do tempo que Renato Gaúcho está no Grêmio.
 
E se depender do retrospecto, o torcedor pode preparar o coração, pois os milionários empataram os últimos confrontos contra os brasileiros. Este ano ficou na igualdade com Internacional e Cruzeiro. A disputa contra o clube mineiro nas oitavas de final foi decidida nos pênaltis após dois jogos em 0 x 0. Na fase de grupos, os argentinos encararam além do Colorado, o Alianza Lima e Palestino. E eliminaram no mata-mata a Raposa, Cerro Porteño e o Boca.
 
A final decidi o penúltimo classificado para o Mundial de Clubes. E pode ser uma oportunidade para os argentinos apagarem o vexame do ano passado, quando eles perderam para o Al Ain (Emirados Árabes Unidos), nos pênaltis. Liverpool, Esperance (Nova Caledônia), Al Saad, Monterrey já estão garantidos na competição. O campeão da Copa da Ásia, entre sai da decisão entre Urawa Red Diamonds (Japão)  e Al Hilal (Arábia Saudita) , que será disputada neste domingo, também terá vaga.
 
Se vencer o Flamengo, o River conquistará o penta da Libertadores, o terceiro título desde 2011. Assim, o clube será o maior campeão da década.  Milionários venceram o campeonato argentino em 36 vezes. Atualmente, o time está em 4º lugar, a um ponto do líder, Boca
 
Jogo mais marcante foi o confonto contra o Boca, no jogo de ida das semifinais. Borré fez de pênalti, aos sete do primeiro tempo, e Martin Fernández ampliou.  Capaldo, sozinho, perdeu gol feito para o Boca no final. 
Vídeo: Canal Futebol da Galera. Imagens: Fox Sports

 
ESCALAÇÃO: 1 - Armani, 29 - Montiel, 28 - Quarta, 22 - Pinola e 20 - Casco; 26 - Fernandez; 24 - Perez, 15 - Palacios e 11 - De la Cruz; 19 - Borré e 7 - Suarez.
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:  Em torneio internacionais, Flamengo e River se enfrentaram em 11 jogos. Foram  cinco vitórias do milionários, quatro dos brasileiros e dois empates. O último triunfo rubro-negro foi em 1993 nas quartas de final da SuperCopa da Libertadores. De lá para cá foram seis jogos, os argentinos venceram três vezes e empataram outras três.


Último jogo entre Flamengo e River foi  o empate em 0 x 0 no Monumental de Nuñez, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores 2018. Imagens: Fox Sports. Canal: Brazil in Soccer

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »