Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2019 às 13h28min - Atualizada em 02/12/2019 às 13h28min

Resenha: A Metamorfose, Franz Krafka

Adriana de Sousa - Editado por Socorro Moura
Livro A Metamorfose de Franz Krafka
pinterest.com
* Contém spoiler.

O livro A Metamorfose é de autoria do escritor astro-húngaro Franz Krafka, e foi escrito em 1912 em apenas 20 dias, porém foi publicado em 1915. A novela foi escrita em alemão originalmente e traz a história de Gregor um caixeiro-viajante que não gosta do seu emprego e muito menos do seu patrão, mas que é obrigado a manter esse emprego por causa da dívida da família e para sustentar os pais e a irmã. Em um belo dia ele acorda atrasado para o trabalho e se vê metamorfoseado em um gigante inseto: “Quando certa manhã Gregor Sansa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso".

A sua maior preocupação era sua família aceitá-lo com essa transformação e também por ter acordado atrasado com risco de perder um emprego, pois sua família depende desse seu emprego. A priori, seu comportamento é como uma pessoa normal o que ameniza suas transformação em inseto. Como toda sua família é dependente de seu trabalho e com essa metamorfose de Gregor eles são obrigados a trabalhar, o que gradativamente o deixa excluído, e apenas ver de longe os momentos familiares com a porta do seu quarto aberta.

Seu pai continua a dormir sentado no sofá e sua irmã cuida da limpeza do seu quarto. A princípio com muita dedicação, porém posteriormente, torna-se uma tarefa em incômoda para ela. Então a família aluga um quarto de sua casa para uns inquilinos e todos vão comer na cozinha enquanto os novos moradores tomam conta da sala. Gregor por sua vez, que poderia ficar com a porta do quarto aberta não pode mais, tem que ficar trancado como um animal e sua irmã que antes tocava violino como atividade íntima agora toca para os inquilinos como forma de entretenimento.

Em determinado momento, Gregor ouve a música vindo da sala e se sentindo atraído pela melodia, segue até lá e deixa todos horrorizados. Os novos moradores quebram o contrato de aluguel e vão embora ameaçando processar a família. Desta parte em diante seu pai retoma o lugar na casa e a metamorfose se completa, pois ele rejeita o filho e o trata como um animal daí em diante com a rejeição Gregor morre e sua família se muda do apartamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »