Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2019 às 23h28min - Atualizada em 02/12/2019 às 23h28min

Ecoturismo: saiba a importância de aproveitar a natureza de forma sustentável

Veja dicas para apreciar sua viagem de maneira ecologicamente correta e entenda porque a preservação fortalece a economia brasileira

Alexandra Machado - Editado por Jéssica Belo
Ministério do Turismo; G1; Seleções Brasil
Amazonas / Foto: Onelapse/Reprodução

Conhecer o mundo preservando a natureza é perfeitamente possível. Curtir de forma sustentável e cuidando para que recursos naturais sejam mantidos já é uma tendência turística que contribui para o crescimento da economia, principalmente no Brasil, que abriga biomas riquíssimos em patrimônios naturais. 

O tema, que está no centro dos debates públicos e também políticos atuais, revela a importância de darmos atenção à forma como exploramos a natureza. No 16º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, neste ano, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, destacou que nos últimos anos a procura de turistas estrangeiros pelo turismo de natureza cresceu 27,3%. 

“Hoje o ecoturismo é uma das ferramentas mais importantes para a conservação da biodiversidade, pois você necessariamente precisa manter o ambiente conservado para que suas atividades gerem renda. Ao mesmo tempo, quanto mais conservado o ambiente, mais recursos você pode gerar. É um ciclo virtuoso”, explica o biólogo Gustavo Figueirôa, em entrevista ao G1. 

Regiões como Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA), Ilha Grande (RJ), Chapada dos Veadeiros (GO), Bonito (MS), Jalapão (TO) e toda a área Amazônica e do Pantanal são destinos muito procurados para a prática do turismo sustentável. Confira as orientações para aproveitar sem culpa: 

 

Se preparando para o turismo ecológico 

  • Primeiro, pesquise sobre a empresa que você vai contratar para realizar os passeios. Verifique se é de confiança, confira credenciais, converse com os guias e veja se a agência emprega trabalhadores locais; descubra também se você ficará hospedado em pousadas locais, que costumam ser mais limpas ecologicamente, ou se a acomodação vai ser em uma grande rede hoteleira. 

Dica valiosa: entre em grupos de viajantes em redes sociais como Facebook, compartilhar das experiências de outros turistas pode ajudar a decidir o melhor roteiro para você. 

  • Opte por hotéis eco-friendly (amigo do meio ambiente): esse tipo de hospedagem procura economizar energia e água, e na maioria das vezes adotam práticas de reaproveitamento e reciclagem de resíduos para amenizar os impactos negativos no ecossistema local ao máximo.  

 

Importante lembrar 

Ecoturismo, como já explicado, é um turismo voltado não somente à recreação e consumo, mas à valorização da cultura e ecossistema do lugar.  

  • Evite compras que possam incentivar o comércio de animais em extinção, por exemplo, acessórios e calçados feitos com couro de animais, roupas de pele, peças de marfim, objetos confeccionados com casco de tartarugas e até mesmo as “lembrancinhas” como conchas e corais marinhos. 

  • Sempre descarte seu lixo de maneira adequada. Se não possuir lixeira onde estiver, guarde-o com você até encontrar um local de descarte apropriado. 

  • Em passeios de mergulho, não toque em corais, não persiga animais marinhos ou os alimente sem orientação de um especialista. Alguns bichos podem se viciar em alimento humano, prejudicando a dieta do animal, colaborando para a extinção da espécie. 

 

Já fez algum passeio para ter mais contato com o meio ambiente? Comente como foi! 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »