Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/12/2019 às 00h16min - Atualizada em 20/12/2019 às 00h16min

Indicados ao Globo de ouro 2020, categoria: Melhor filme de drama

Netflix está concorrendo com três obras

Jonathan Rosa
Fonte: Observatório do Cinema. UOL
No dia 9 de dezembro foi anunciado os indicados à 77ª edição do Globo de Ouro, que premia os melhores do cinema e da televisão. A cerimônia de 2020 contará com a apresentação de Ricky Gervais, e ocorrerá no dia 5 de janeiro em Los Angeles.
 
O aclamado longa “Coringa” é um dos destaques da premiação, indicado em cinco categorias: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro, Melhor Direção, para Todd Phillips, além de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e melhor filme de drama. 
 
A Netflix veio com força total este ano fazendo com que três dos cinco filmes indicados a melhor longa de drama pertençam ao streaming (fora as outras categorias) sendo eles: "História de um Casamento" que se destaca entre os filmes dramáticos, com seis indicações, "O Irlandês", que concorre em quatro categorias e o longa "Dois Papas" que estrai dia 20 na plataforma e já concorre em três categorias.
 
Confira abaixo os indicados para melhor filme de drama:
 
O IRLANDÊS (THE IRISHMAN)
 

Fonte: Netflix/ Reprodução: 
SHOWMETECH 

O filme traz Frank Sheeran, (Robert De Niro) conhecido como "O Irlandês", no papal principal, ele é um condecorado veterano de guerra que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Após ascender a líder sindical faz amigos e inimigos e se torna suspeito após o desaparecimento misterioso do mais famoso ex-presidente da associação de caminhoneiros.
 
Além de De Niro o elenco traz ainda Al Pacino, Joe Pesci, Ray Romano, Anna Paquin e Josse Plemons o Todd de breaking bad.
 
O Irlandês é uma obra que foi pensada para o cinema, mas foi realizada pela Netflix. O fato do filme ser lançado e produzido pela plataforma retrata uma nova realidade em torno da sétima arte. Os grandes estúdios apostam cada vez menos em filmes originais, preferindo investir em grandes franquias. Além de ser mais difícil convencer as pessoas a saírem do conforto de suas casas hoje em dia para ir ao cinema, principalmente com o avanço da tecnologia onde é possível ter telas grandes e bons sistemas de som nas residências. Dessa forma a obra cinematográfica de Martin Scorsese enfrenta esse dilema em torno de qual seria a melhor maneira de assistir. O longa foi exibido em algumas salas de cinemas e dessa forma o público pode escolher de qual modo ele prefere assistir.
 
Então não importa onde se consome, O Irlandês já é considerado uma obra-prima por especialistas e um ambicioso projeto de cinema que reune grandes atores em uma épica narrativa, mas totalmente humana. Falar sobre todas as suas camadas é difícil, contudo, o mais importante é assistir ao filme com a certeza de que está vendo um promissor clássico.
 
Nota no IMDb: 8,2/10
Aprovação no Rotten Tomatoes: 96% 
Diretor: Martin Scorsese
Roteiro de: Steven Zaillian, adaptado do livro de Charles Brandt.
 
Indicações:

Melhor Filme de Drama
Melhor Direção
Melhor Roteiro
Melhor Ator Coadjuvante: para Al Pacino
Melhor Ator Coadjuvante: para Joe Pesci
 
 
HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (MARRIAGE STORY)
 

Fonte: Netflix/ Reprodução: 
METAFICTIONS

Esta história baseada na história da vida do diretor Noah Baubach com a atriz Jennifer Jason Leigh  (Elsa da série Atypical - Netflix), foi lançada em dezembro aqui no Brasil e já está arrastado o público para frente das telas.
 
A trama traz Charlie (Adam Driver o vilão Kylo Ren da saga Star Wars) um jovem talentoso diretor de teatro e Nicole (Scarlett Johansson, a viúva Negra do UCM) uma atriz em acessão que abandonou sua carreira para ser parte da trupe de seu marido, se mudando de Los Angeles para Nova York, se tornando parte de uma segunda família para ambos.
 
O casal está passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a oferta para um papel em uma série de TV na sua cidade natal, ela dá um tempo na relação e leva o filho do casal Henry (Azhy Robertson) junto, para que ambos fiquem com sua mãe, Sandra (Julie Hagerty, de Perdidos na América) e sua irmã, Cassie (Merritt Wever, da série Godless). O problema é que Nicole decide não voltar mais para Nova York. Ela recebe a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern do drama The Tale), especialista em separações, e então tudo se complica, já que Charlie também contrata seus próprios representantes legais para tratar da custódia do filho deles, inicialmente o calmo Bert Spitz (Alan Alda), e mais tarde o invocado Jay (Ray Liotta).
 
Muito da natureza impiedosa do filme se deve às cruas e excepcionais performances de seus protagonistas, além de um elenco de apoio igualmente fenomenal, segundo críticos. Com um roteiro afiado e inteligente, e a usual timidez visual de seu diretor, História de um Casamento é um longa bastante encantador e único.
 
Nota no IMDb: 8,3/10
Aprovação no Rotten Tomatoes: 95%
Diretor e roteirista: Noah Baubach.
 
Indicações:
 
Melhor Filme de Drama
Melhor Roteiro
Melhor Trilha Sonora Original.
Melhor Atriz em Filme de Drama: para Scarlett Johansson
Melhor Ator em Filme de Drama: para Adam Driver
Melhor Atriz Coadjuvante: para Laura Dern
 

 
1917
 

Fonte: 
Universal Pictures/ Reprodução: Observatório do Cinema UOL


1917 é um drama de guerra, dirigido e produzido por Sam Mendes que escreveu o roteiro com Krysty Wilson-Cairns. O longa é baseado em um conto passado oralmente para a Mendes por seu avô paterno, Alfred Mendes, e narra a história de dois jovens soldados britânicos no auge da Primeira Guerra Mundial, durante a primavera de 1917, que receberam a árdua missão de entregar uma mensagem que alertaria para uma emboscada durante uma das breves batalhas, logo após o retiro alemão para a Linha Hindenburg durante a Operação Alberich.
 
No ápice da Primeira Grande Guerra durante a primavera de 1917, no norte da França, dois jovens cabos britânicos, Lance Schofield (George MacKay, Bo de Capitão Fantástico) e Blake (Dean-Charles Chapman, Tommaen Baratheon de Game of Thrones), receberam uma missão aparentemente impossível de atravessar o território inimigo para transmitir uma mensagem que alertaria para uma emboscada durante uma das escaramuças pouco tempo após o retiro alemão. Os dois militares correm contra o tempo, para tentarem emitir o aviso e manter um batalhão britânico com mais de 1500 homens a salvo, incluindo o irmão de Blake. A dupla deve fazer tudo que está a seu alcance para cumprir sua missão e sobrevivendo à batalha.

O longa foi feito para parecer que não possui cortes, um plano-sequência do início ao fim. O cineasta Sam Mendes, relatou em entrevista que contou com o experiente diretor de fotografia Roger Deakins, para conseguir passar a sensação de que tudo o que o público verá em tela, acontece em “tempo real”.
 
O elenco conta ainda com Mark StrongAndrew ScottRichard Madden, Claire DuburcqColin Firth e Benedict Cumberbatch.
 
A estreia do filme está programada nos Estados Unidos em 25 de dezembro de 2019 pela Universal Pictures e no Reino Unido em 10 de janeiro de 2020 pela Entertainment One. Já no Brasil a data prevista é 23 de fevereiro de 2020 também pela Universal Pictures.
 
Nota no IMDb: 8,6/10
Aprovação no Rotten Tomatoes: 93%
Diretor: Sam Mendes
Roteiro: Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns.
 
Indicações:
 
Melhor Filme de Drama
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Direção
 
 
CORINGA (JOKER)
 

Fonte:
Warner Bros Entertainment/ Reprodução: Cine visão


Neste controverso drama que refaz a história de origem de um dos mais famosos vilões das HQs, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix, Theodore Twombly no longa Ela) é um palhaço triste, o qual trabalha para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus inúmeros problemas mentais. Ocupado com mulheres pouco dignas, Arthur tenta, sem sucesso, ganhar a vida fazendo os outros rirem em uma Gotham City que mais parece um barril de pólvora, a criminalidade é elevada e as pessoas sofrem graves dificuldades económicas. A própria cidade está cheia de lixo e jogada as traças, fruto de uma greve prolongada do serviço de coleta, em uma das várias metáforas visuais propostas pelo diretor Todd Phillips.
 
O pobre e solitário palhaço vive com a sua mãe enferma (Frances Conroy, American Horror Story), que o chama carinhosamente de “happy” uma pequena ironia relacionada com um problema neurológico que faz com que Arthur ria de forma descontrolada quando se sente emocionalmente desconfortável. 
 
Por essa condição ele carrega consigo um cartão laminado que explica a sua doença para entregar a desconhecidos sempre que tem um ataque de riso em algum momento inapropriado. Arthur é uma vítima na maior parte da história, humilhado e enganado por todos, e que se afunda cada vez mais numa profunda
miséria moral.
 
Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata, dando início a transformação dele no vilão Joker. Os assassinatos iniciam um movimento popular brutal contra a elite da cidade de Gotham, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen, Arthur Crosby da série Narcos) é seu maior representante.
 
Este filme que é envolto por inúmeras polêmicas e divide opiniões no mundo todo por sua extrema violência e brutalidade, mas mesmo assim arrecadou mais de um bilhão em bilheteria e é um dos favoritos a ganhar a premiação.
 
 
Nota no IMDb: 8,7/10
Aprovação no Rotten Tomatoes: 69% 
Diretor: Todd Phillips
Roteiro de: Scott Silver e Todd Phillips
 
Indicações:
 
Melhor Filme de Drama
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Roteiro
Melhor Direção
Melhor Ator em Filme de Drama: para Joaquin Phoenix
 
 
DOIS PAPAS (THE TWO POPES)
 
 
Fonte: Netflix/ Reprodução: 
Veja


Belas imagens, trilha sonora e atuações fantásticas faz de Dois Papas um dos dramas indicados ao Globo de Ouro 2020. Esse longa biográfico que tem como diretor o brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus) fala com o coração de qualquer espectador. Claro que para os religiosos há um significado maior em tudo o que se passa no longa, mas aquilo que se debate, a trajetória e mesmo o conflito interno à instituição desses indivíduos fala a todos, o que constitui uma boa história de drama.
 
Com o roteiro de Anthony McCarten (indicado ao Oscar por A teoria de Tudo), o filme constrói um encontro fictício entre o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio (futuro papa Francisco - interpretado por Jonathan Pryce, o High Sparrow de Game of Thrones) e o alemão Joseph Aloisius Ratzinger, o papa Bento XVI, (vivido por Anthony Hopkins) durante uma das maiores crises recentes da Igreja.

Enquanto a dupla: representantes de duas ideologias distintas dentro da instituição, debate seus pontos de vista conflitantes, o longa aproveita para mostrar o passado do futuro pontífice.

Com o tempo, a discussão sobre a diferença entre mudanças de ideais e fazer concessões deixa de estar apenas no diálogo dos personagens e se mostra presente em toda a narrativa apresentada, entrelaçada entre as cenas do encontro e os flashbacks da vida do argentino.

Aos poucos, é possível testemunhar as mudanças que um provoca no outro, e o desfecho do embate pareceria forçado sem a força e a delicadeza das atuações destes dois veteranos do cinema.
 
Segundo o portal UOL o longa conta com três estágios de intensidade psicológica crescente, além de diversos andamentos paralelos que dão contexto e ajudam a manter o ritmo.
 
O longa estreia na Netflix no dia 20 de dezembro. As exibições em cinemas brasileiros antes desta data, ainda não foram confirmadas pela empresa.
 
Nota no IMDb: 7,7/10
Aprovação no Rotten Tomatoes: 88% 
Diretor: Fernando Meirelles
Roteiro de: Anthony McCarten
 
Indicações:

Melhor Filme de Drama
Melhor Roteiro
Melhor Ator em filme de drama: para Jonathan Pryce
Melhor Ator Coadjuvante: Anthony Hopkins
 
 
REFERÊNCIAS
 
Nota dos Filmes indicados. IMDb. Disponível em: <https://www.imdb.com/> Acesso em: 15 de dezembro de 2019

Porcentagem de aprovação dos filmes. ROTTEN TOMATOES. Disponível em: <https://www.rottentomatoes.com/> Acesso em: 15 de dezembro de 2019

Globo de Ouro 2020. Confira a lista de indicados. OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/globo-de-ouro/globo-de-ouro-2020-indicados> Acesso em: 15 de dezembro de 2019 

Globo de Ouro 2020 anuncia indicados da premiação. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2019/12/09/globo-de-ouro-2020-anuncia-indicados-da-premiacao-veja-lista.ghtml> Acesso em: 15 de dezembro de 2019

Globo de Ouro 2020. Os Indicados. OBSERVATÓRIO DO CINEMA. Disponível em: <https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/filmes/2019/12/globo-de-ouro-2020-os-indicados> Acesso em: 15 de dezembro de 2019


 Globo de Ouro 2020 Os principais indicados do. Disponível em: <https://m.eonline.com/br/videos/300148/os-principais-indicados-do-globo-de-ouro-2020> Acesso em: 15 de dezembro de 2019

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »