Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2020 às 21h26min - Atualizada em 26/01/2020 às 21h26min

Parque do Peão de Barretos, cenário do maior evento de rodeios da América Latina

Além do evento que acontece durante o mês de agosto, o parque é aberto para visitações nos demais meses

Nathalia Siqueira - Editado por Jéssica Belo
O cenário de um dos maiores rodeios da América Latina, encontra-se, na cidade de Barretos – SP, nomeada como a 1° Festa do Peão de Boiadeiro em 1956, o evento foi realizado em um picadeiro do circo de touradas do recinto Paula de Lima Correa, (que ainda sedia eventos da cultura sertaneja) nos dias 25 e 26 de agosto, dando início assim, no dia do aniversário da cidade.

Mas você sabe quem foram as “cabeças” por traz dessa história? Se a resposta for não, então conheça o clube “Os Independentes”, fundado em 1955 por um grupo de 20 jovens solteiros sentados em uma mesa de bar. A ideia inicial, era realizar um evento de apenas 2 dias com atrações como catira, danças do Folclore Brasileiro, Conjunto de Violeiros, Queima do Alho e desfiles típicos com alegorias Folclóricas, carros de boi e o tradicional “pau do sebo”, onde o participante tem como principal objetivo, pegar uma bandeira no alto de um mastro de 11 metros de altura.

 
Entretanto, para fazer parte do grupo os requisitos eram claros, além de ser solteiro era necessário ter idade mínima de 22 anos e ser financeiramente independente, pois os valores revertidos durante a festa seriam doados para entidades assistenciais.

E foi em sua primeira edição, apresentada pelos jovens Orlando Araújo e Orestes Ávila (ambos fundadores do grupo “Os Independentes”) que a 1° Festão do Peão de Boiadeiro de Barretos, tornou-se a primeira festa oficial do gênero em todo Brasil.

E ao completar seus 50 anos no ano de 2005, ganhou destaque nacional, como sendo um dos eventos mais antigos de crescimento extraordinário e muito sucesso.


Reprodução: (Arquivo / Os Independentes)

 
Foi então, que a festa de apenas 2 dias atualmente, acontece em 11 dias ainda durante o mês de agosto e se você deseja conhecer o parque (uma área de aproximadamente 80 alqueires destinado especificamente a festa) fique sabendo que não é necessário esperar,afinal,ele permanece aberto para visitações. É isso mesmo!

Se liga em alguns pontos turísticos essenciais para conhecer:
 
Roseta

O principal monumento localizado logo na entrada principal do parque.
 
Reprodução: (Em Ribeirão)

Monumento ao Peão

Com cerca de 27 metros de altura, a obra do artista plástico Juvenal Irene, tem como objetivo, homenagear todos os peão que passam pela festa.


Reprodução: (O Diário)

Museu histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro

O museu conta parte da história da festa e fica localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima 428 km – Parque do Peão.

Reprodução: (Pinterest)

Rancho do Peãozinho

Com uma área de 35 mil metros quadrados, o rancho do Peãozinho, é um dos espaços mais visitados pela criançada, com diversas atrações, ele permanece aberto diariamente.

Reprodução: (Arquivo / Os Independentes)

Para mais informações, entre em contato com o departamento de turismo pelo telefone (17) 3321-0001 e acesse o site https://www.independentes.com.br/festadopeao/.
 
E aí, partiu?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »