10/02/2020 às 16h49min - Atualizada em 10/02/2020 às 16h49min

Confira os vencedores do Oscar 2020

Parasita foi o maior ganhador da noite

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
A 92° cerimônia do Oscar aconteceu no último domingo (9), no Teatro Dolby em Los Angeles. A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas premiou as melhores produções nas categorias técnicas e artísticas. “Parasita” foi o destaque com quatro vitórias e “O Irlandês” saiu sem nenhuma estatueta.
 
A abertura da premiação ficou por conta da cantora Janelle Monáe que fez um número musical inspirado no filme “Um Lindo Dia na Vizinhança”. Ela fez referências aos longas “Nós”, “Midsommar” e “Coringa”. A apresentação contou com a presença do ator Billy Potter que fez uma interpretação de "I'm Still Standing", de Elton John.
 
Assim como no ano passado, a cerimônia não teve apenas um apresentador. A primeira categoria a ser apresentada foi de Ator Coadjuvante. Regina King, que foi considerada a Melhor Atriz Coadjuvante de 2019, entregou a estatueta para Brad Pitt. “Era uma Vez em ... Hollywood” ainda conquistou a categoria de Melhor Design de Produção.
 
Brad Pitt conquistou todos os prêmios dessa temporada por seu papel em Era uma Vez em ... Hollywood. FONTE: Chris Pizzello/AP.
 
“Frozen 2” só concorreu como Melhor Canção Original e, na performance da música, trouxe a dubladora original Idina Menzel, a cantora Aurora e outras nove dubladoras da Elsa de outros países para cantar “Into The Unknown”.
 
FONTE: Kevin Winter/Getty Images.
 
“Toy Story 4” levou como Melhor Animação e “Hair Love” como Melhor Curta Animado. A premiação de “Toy Story 4” divergiu das outras cerimônias que deram o título de Melhor Animação aos longas “Klaus” e “Link Perdido”.
 
“Jojo Rabbit” teve cinco indicações, mas ganhou somente a categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Taika Waititi, o diretor e roteirista do filme, é a primeira pessoa indígena a ganhar um Oscar. O neozelandês tem descendência Maori e dedicou seu discurso aos índios.
 
O Melhor Curta-Metragem foi para “The Neighbors' Window”. Na categoria de Melhor Documentário, as expectativas estavam altas para Democracia em Vertigem, mas a produção de Petra Costa foi superada pelo favorito da noite, “Indústria Americana”. O escolhido como Melhor Documentário em Curta-Metragem foi “Aprendendo a Andar de Skate em uma Zona de Guerra (Se Você For uma Menina)”.
 
“Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig, ficou com a estatueta de Melhor Figurino. O longa concorria com “O Irlandês”, “Coringa”, “Era um Vez em...Hollywood”, e “Jojo Rabbit”. A melhor Maquiagem & Cabelo ficou com “O Escândalo”
 
“Ford vs Ferrari” levou dois prêmios: Edição de Som e Montagem. O plano sequência de “1917” lhe rendeu o título de Melhor Fotografia. O filme ainda levou as categorias de Mixagem de Som e Efeitos Visuais, batendo “Vingadores: Ultimato”.
 
Roger Deakins foi indicado 14 vezes na categoria de Fotografia. Em 2018, ele ganhou por BLADE RUNNER 2049. FONTE : Academy Awards.
 
“História de Um Casamento” só ganhou uma estatueta pela categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Laura Dern dominou em todas as premiações. Ela recebeu o prêmio das mãos do ator Mahershala Ali.
 
Elton John venceu em Melhor Canção Original. Rocketman, que foi indicado a dois Globos de Ouro e levou um com Taron Egerton, só conseguiu essa indicação no Oscar e saiu vitorioso com “(I’m Gonna) Love Me Again”.
 
“O Irlandês” foi o segundo mais indicado da noite, com 10 categorias, e saiu sem nenhuma vitória. O mais indicado, “Coringa”, faturou dois: Trilha Sonora Original e Melhor Ator. Joaquin Phoenix fez um discurso crítico e emocionado, no fim citou uma frase do irmão e saiu do palco antes dos aplausos. Como já esperado, Renée Zellweger ganhou o Oscar pelo papel em Judy, é o segundo Oscar da atriz.
 
FONTE: Mario Anzuoni/Reuters.
 
FONTE : Rachel Luna/Getty Images.
 
O grande vencedor da noite foi o sul coreano “Parasita”. Indicado em seis categorias, Bong Joon-ho ganhou como Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Estrangeiro e o surpreendente Melhor Filme. Foi a primeira vez que um longa internacional ganhou a categoria principal da cerimônia.
 
FONTE : Mario Anzuoni / Reuters.


REFERÊNCIAS
 
ELOI,Arthur. Oscar 2020 | Parasita é o grande vencedor da noite - confira a lista.Disponível em : <https://www.omelete.com.br/oscar/oscar-2020-vencedores#categoria-8>.Acesso em 10 de fevereiro de 2020.
 
Academy Awards.Oscar Winners. Disponível em: <https://oscar.go.com/winners>.Acesso em 10 de fevereiro de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »