Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/02/2020 às 14h00min - Atualizada em 13/02/2020 às 14h00min

Carnaval de Olinda: Tradição da Cultura Popular confira as atrações de 2020

São tantas opções que com certeza você não vai querer ficar de fora

Nathalia Siqueira - Editado por Jéssica Belo
Finalmente fevereiro chegou e por aqui, nós já estamos no clima de folia! E se você ainda não sabe para onde ir, vem com a gente porque hoje é dia de falarmos de uma cidadezinha lá do estado Pernambucano. Já ouviram falar de “Olinda”? Lugar de gente bonita e cercada de histórias, Olinda ganha destaque pelo típico ritmo do frevo, além de seus inúmeros enfeites, que costumamos chamar de “bandeirolas”. Quer saber mais? Então, fique ligado porque toda a programação 2020 dessa festa incrível, você confere aqui!

Reprodução: Voz do Planalto


Programação:
 
Ao todo serão 2.000 blocos, 400 orquestras, além de 9 polos (diferentes) confirmados para parte da programação. As festividades iniciaram, com o cortejo do Homem da Meia-Noite, que deve partir da Rua São Bento por volta das 18h30, seguindo até a Praça do Carmo. No palco, os foliões irão curtir shows como o de Alceu Valença, grupo A Cocada e Marrom Brasileiro, além da orquestra do Grêmio Henrique Dias, acompanhados de Karina Buhr, Fábio Trummer, Flaira Ferro e Urêa, que devem encerrar a primeira noite que acontecerá na próxima quinta-feira (20).
 
Com uma quantia a mais de polos se comparado com o ano de 2019, atrações como Paralamas do Sucesso, Otto Spok Frevo Orquestra, Academia da Berlinda e Cordel do Fogo Encantado, estarão presentes nos palcos, os shows estão previstos para começar às 16h e para quem curti os tradicionais desfiles de blocos, relaxa! Vai ter também.

No último dia de festa, que está previsto para a quarta-feira de Cinzas no dia (26), a galera vai curtir o show da banda Nação Zumbi e de Lenine.

Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, a prefeitura da cidade prometeu uma super decoração e personagens como a Sereia Foliã, a Fada Percussionista, o Astronauta Caboclo de Lança, o Unicórnio Passista, o Extraterrestre Manguebeat e o Alien Papangu.


Curiosidades:
 
Você sabia que, em todos os anos, a cidade visa homenagear importantes personalidades que contribuíram para manter a cultura e tradição do carnaval? Pois é, mas para escolher esses homenageados antes, é necessário passar por uma votação popular em urna, que percorre vários pontos da cidade.
 
Neste ano, foram dez candidatos na disputa, a votação que já foi encerrada, elegeram duas personalidades como o babalorixá Ivo de Xambá (ainda vivo) com 1444 votos e Byll de Olinda com 625 votos sendo eleito na categoria “in memoriam”.
 
E teve até celebração viu? Após a escolha, foi realizada na Praça do Carmo, uma cerimônia para entregar as placas aos homenageados, no caso de Byll, sua filha Olinda Aguiar compareceu até o local para a retirada.
 
Mas, você deve estar se perguntando quem são esses dois? Ivo de Xambá era responsável por manter os rituais e tradições religiosas da Nação Xambá em Olinda, além de ser um dos principais líderes de uma comunidade afrodescendente em Pernambuco, enquanto Byll era um artista plástico que faleceu há 5 meses e que retratava a cidade de Olinda em suas obras, ambos contribuintes com o carnaval.

Reprodução: G1
Mudando de assunto, vocês já ouviram falar do “Homem da Meia-Noite”? Bom, para quem não sabe o que é, vamos te explicar! 

O Homem da Meia-Noite como é conhecido, é um Patrimônio “Vivo” de Pernambuco, desde o ano de 2006 e com certeza, você ainda vai ouvir falar muito dele viu!?. O boneco de aproximadamente 3,5 metros de altura e 50kg, usa um tradicional fraque e tem fama de ser super “misterioso”, é ele o responsável por abrir oficialmente a folia na cidade. No carnaval desse ano, o boneco irá completar 88 anos de muito desfile pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda.

Reprodução: Na Ponta do Pé


Ufa! Agora sim você pode cair na folia e lembre-se, segurança é tudo hein! Por isso, se beber não dirija.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »