Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2020 às 21h57min - Atualizada em 16/02/2020 às 21h57min

Hair Love - vencedor do Oscar em 2020 ganha versão em livro

A obra inspirada no curta chega ao Brasil em abril de 2020

Jonathan Rosa - Editado por Milena Iannantuoni
Foto: Sony Pictures Animation/ Divulgação: Máxima
O curta animado Hair Love vai ganhar uma versão literária. Com o título traduzido para Amor de Cabelo, o sucesso do YouTube, que já marca mais de 23 milhões de visualizações, chegará ao Brasil em abril, na forma de um livro ilustrado.
 
Hair Love narra a história de um pai que precisa superar o desafio de lidar com produtos e acessórios de beleza capilar para ajudar a filha a fazer um penteado para uma ocasião muito especial. O projeto foi dirigido por Matthew A. CherryBruce W. Smith Everett Downing Jr (já conhecidos por filmes da Disney e da Pixar)e ganhou o Oscar de melhor curta de animação em 2020.
 
O livro será publicado pela editora Galera Record, e contará com ilustrações de Vashti Harrison, além de ser escrito pelo próprio Matthew
 – criador e diretor da animação original. A obra literária expande a essência do desenho, sem perder a sensibilidade..

Foto: Sony Pictures Animation

Foto: Sony Pictures Animation


 
A produção que não chega nem a sete minutos não precisou de mais tempo para emocionar o público ao contar a história da menina Zuri e seu pai. O filme que foi lançado em dezembro pela Sony Pictures Animation, e contou com o patrocínio da Dove, e isso reflete como o mercado precisa ser mais inclusivo, além de trazer pontos familiares inspiradores.  

 Hair Love conta a história de um pai que tenta arrumar os cabelos da filha, e mesmo de forma desajeitada, ele não desiste da missão e assiste a tutoriais na internet para poder arrumar a pequena. O curta aborda temas como aceitação, autoconfiança e amor.

Este levou sua merecida estatueta dourada para casa, e quem subiu ao palco para receber o prêmio foi Matthew A. Cherry, o diretor e ex-jogador da NFL, e a produtora Karen Rupert Toliver, que discursaram sobre a importante temática da obra.


Foto: Sony Pictures Animation/ Divulgação: O Globo

Foto: Sony Pictures Animation/ Divulgação: O Globo



A ideia inicial foi a presentada no site Kickstarter, sendo assim foi totalmente financiada por uma vaquinha online e conseguiu uS$ 300 mil dólares para a produção, e se tornou o maior arrecadamento para uma animação, até hoje.

A Dove escolheu apoiar de maneira discreta. Já a Unilever ficou sabendo do projeto enquanto Cherry ainda estava em financiamento coletivo, que por fim decidiu doar dinheiro para o curta se realizar sem exigir uma merchandising no projeto, e sim a
penas o logo no encerramento ao qual se remete ao apoio dado à produção.

Segundo Cherry, Hair Love surgiu porque a dupla queria ver mais representatividade nas animações e normalizar o cabelo negro. Em entrevistas, o diretor disse ainda que se inspirou em vídeos de pais tentando pentear os cabelos afro das filhas para criar o enredo.

Essa foi uma oportunidade de levar positividade às animações. Quando fizemos a campanha no Kickstarter em 2017, não tinha muita diversidade nas animações. Aí encontrei vários vídeos de pais arrumando o cabelo de suas filhas, e tinha uma alegria inerente nisso.”, declarou Matt.

Nosso maior desafio foi manter essa alegria que atraía as pessoas a esses vídeos para começo de conversa. Estar aqui, fazendo isso com cabelo negro e famílias negras, é literalmente um sonho”, declarou Cherry. “Eu nunca imaginei, nem em milhões de anos que ganharíamos um Oscar por isso.”, completa o diretor.


O animador Matthew A. Cherry, co-diretor de Hair Love (Foto/ Divulgação: Razões para acreditar)

O animador Matthew A. Cherry, co-diretor de Hair Love (Foto/ Divulgação: Razões para acreditar)



Na produção, a garotinha Zuri acorda e vai se arrumar diante do espelho. Quando solta o cabelo, a tela se enche com seus fios afro. Ela percorre os vídeos do Youtube para saber como penteá-lo.
 
“Queria mostrar personagens que as crianças pudessem se ver nas telas. Porque cinema é algo poderoso. Se você não se vê na tela, não vê personagens com o seu cabelo, o seu nariz, a sua cor, você começa a pensar se é menor que os outros”. Relatou o Cherry que prosseguiu.
 
“Passamos jornadas capilares pelas quais as pessoas não entendem. Querem tocar e ver se é diferente. Há micro-agressões que tendem a deixar muitas pessoas inseguras. A coisa mais legal que eu já vi nesse projeto é que as pessoas conseguem se relacionar com essas imagens”, disse Matthew Cherry ao site americano Refinery 29, em uma entrevista concedida antes da cerimônia do Oscar.


Outra mensagem que o filme passa é o do papel paterno, mostrando que cabe também aos homens se envolverem com tudo que se refere à criação dos filhos. Matthew já disse também ter escolhido esse rumo no roteiro para reforçar uma visão positiva sobre os homens negros na sociedade.

"Os pais negros recebem uma das piores reputações em termos de estereótipos, somos caloteiros, não estamos por perto", disse o diretor, em entrevista o The New York Times. "As pessoas que eu conheço estão extremamente envolvidas na vida de seus filhos", completou.

Com isso fica fácil perceber que a produção não fala apenas de cabelo, mas também de aceitação. Quando a mãe de Zuri aparece ela está careca. Mas vale a mais a pena assistir.


Confira abaixo o trailer:


O curta foi inspirado no livro homônimo escrito por Matthew Cherry, que chegará ao Brasil em abril deste ano. 

E vale lembrar que a produção foi feita com financiamento coletivo, precisando arrecadar US$ 75 mil dólares para ser feita, a obra terminou com orçamento de 200 mil.



REFERÊNCIAS
 

OMELETE. Hair Love | Livro inspirado no curta vencedor do Oscar chega ao Brasil em abril. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/oscar/hair-love-livro-abril> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
 
“Hair Love”: separe 7 minutos para assistir ao curta sobre cabelo afro que ganhou o Oscar. CONSUMIDOR MODERNO. Disponível em:
<https://www.consumidormoderno.com.br/2020/02/12/hair-love-curta-cabelo-afro-oscar-2020/> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
 
Oscar 2020: Animação indicada fala sobre cabelo afro com sensibilidade e representatividade. MÁXIMA. Disponível em:
<https://maxima.uol.com.br/noticias/famosos/oscar-2020-animacao-fala-sobre-cabelo-afro-com-sensibilidade-e-representatividade.phtml> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
 
Curta ‘Hair Love’, que fala sobre o cabelo afro, é indicado ao Oscar. RAZÕES PARA ACREDITAR. Disponível em: <https://razoesparaacreditar.com/animacao-hair-love-cabelo-afro-oscar-2020/> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
 

SONY PICTURES ANIMATION – YOUTUBE Hair Love | Oscar®-Winning Short Film (Full) | Sony Pictures Animation. . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kNw8V_Fkw28> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
 
Oscar 2020: curta 'Hair Love' emociona ao falar da relação de uma menina negra com seu cabelo. O GLOBO. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/celina/oscar-2020-curta-hair-love-emociona-ao-falar-da-relacao-de-uma-menina-negra-com-seu-cabelo-1-24197614> Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »