Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/04/2019 às 10h12min - Atualizada em 11/04/2019 às 10h12min

Evolução histórica da moda brasileira

O tempo passa, mas a moda não

- Castorina Rodrigues Leal
É notável que a moda colonial influenciou bastante os diferentes periodos da moda brasileira, desde a chegada dos portugueses e seus trajes, seus costumes, criando uma fusão da cultura europeia e brasileira. Confira como foi essa evolução!

   • Moda colonial - "Era Romântica"
Antes da fusão de culturas  a moda eram pinturas corporais feitas pelos nativos com tintas naturais e adornos com penas de animais. Com a chegada europeia surge a "Era Romântica", em que as mulheres das classes mais abastadas usavam trajes produzidos no exterior com um toque de barroco, e aderiram a espartilhos e tecidos leves inspirado no periodo napoleônico.


   


    • Moda anos 40

Com a chegada dos anos 40, Carmem Miranda divulga a cultura latino americana, dando ênfase no Brasil.  A moda brasileira passa a ter grande influência da moda francesa. Entram em cena  peças como a famosa saia midi, casaquinhos Channel ganhando o coração das mulheres brasileiras.

 

     • Moda anos 60

Com a chegada da moda dos anos 60 ocorre uma revolução na moda brasileira, com o rock'n roll em alta, o uso do couro em jaquetas, mini saias e estampas diversificadas foi aumentando. Adeus aquela imagem perfeitinha, o que prevalecia era a rebeldia e ousadia nos looks, cores chamativas, o que influenciou muito a moda atual, pois as nuances desses periodo existem até hoje.


   
 • Moda atual

E assim chegamos ao momento mais esperado, o atual, onde há varias fusões de estilos, onde o jeans prevalece não só para o masculino mas tambem para o feminino, o couro continua em evidência, estampas, as florais e também o básico preto e branco. A atualidade e um mix de várias culturas e gostos em um só país. 

Atualmente desfiles de grandes marcas nacionais como colcci, farm, lança perfume, estão deixando essas tendencias européias um pouco fora de suas passarelas. Isso fica nítido nos seus desfiles de moda verão, no qual ressalta a beleza brasileira, estampas que exaltam o que temos de melhor no país: a diversidade.
Derrubando o clichê de que “Quem dita moda é a Europa”, e mostrando que no Brasil existe sim uma moda de forte identidade, sustentável e que exala contrastes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »