07/03/2020 às 06h56min - Atualizada em 07/03/2020 às 06h56min

Análise: Tite acertou na escalação?

Confira opinião de Matheus sobre a lista do técnico da seleção

Matheus Aquino - Editado por Paulo Octávio
Coletiva do Tite sobre convocação. Foto: LucasFigueiredo/CBF
O técnico Tite anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), a convocação da Seleção Brasileira para duas partidas contra Bolívia e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A lista contou com algumas novidades, surpresas, trio do Flamengo, e alguns questionáveis.


Tite anunciou os convocados para as Eliminatórias da Copa. Foto: LucasFigueiredo/CBF/GazetaEsportiva

Lista completa de convocados:

Goleiros:
Weverton – Palmeiras

Nota: Boa

Weverton tem feito boas temporadas com a camisa do Verdão, consolidando-se como um dos grandes goleiros do país e já foi escolhido outras vezes pelo técnico Tite. 

Ederson - Manchester City

Nota: Boa

Com a lesão do goleiro Alisson, Ederson volta a titularidade da Amarelinha. Multicampeão com o Manchester City, o ele viveu altos e baixos na seleção. Agora tem mais uma oportunidade.

Ivan – Ponte Preta

Nota: Ruim

Convocação que eu realmente não entendi. Ivan é goleiro da seleção olímpica -- que vai lutar pelo ouro em agosto. Por isso, ele deveria estar na convocação do Jardine, treinando com o time sub-23. Além disso o arqueiro não esteve nas últimas listas.

Laterais:

Daniel Alves - São Paulo

Nota: Ruim

Seleção não é apenas uma sequência de trabalho, mas sim, momento. Daniel Alves tem jogado no São Paulo como meio campista, por que foi convocado de lateral direito? Na seleção, ele sempre joga muito bem e foi o melhor na Copa América. Mas, ele vai fazer 37 anos. Não seria melhor apostar em um jogador mais novo como Alex Telles, do Porto, e Emerson, do Bétis? Os dois tem jogado muito bem e mereciam uma oportunidade.

Danilo – Juventus

Nota: Ruim

Danilo é reserva da Juventus. Qual o merecimento de ter sido convocado? O lateral fez inúmeras partidas pela Amarelinha e nunca provou nada. O que faz de o Tite chamá-lo mais uma vez? Novamente, Alex Telles e Emerson mereciam uma chance. Assim como o Rafinha, do Flamengo.

Renan Lodi - Atlético de Madrid

Nota: Ótima

Lodi aproveitou a chance que teve na última convocação e tem jogado muito bem pelo Atlético de Madrid. Renan  é
jovem, extremamente técnico e tem tudo pra ter  futuro na seleção.

Alex Sandro – Juventus

Nota: Ruim

Assim como o seu companheiro de clube, Danilo, o que Alex Sandro faz para ser convocado? É um dos jogadores mais criticados na Velha Senhora e também  nunca provou nada para ser convocado. Mais um erro do Tite.

Zagueiros:

Marquinhos - Paris Saint-Germain

Nota: Boa

Por mais que venha mal nos últimos jogos com o PSG e seleção, Marquinhos é um dos melhores zagueiros que o Brasil tem. É jovem e ainda pode evoluir muito.

Felipe - Atlético de Madrid

Nota: Ótima

Já estava na hora do Felipe ser convocado. O zagueiro já vinha fazendo excelentes temporadas no Porto, mas só foi visto por Tite depois que foi vendido para o Atlético de Madrid. O brasileiro tem se destacado sob o comando de Simeone e merece a convocação.

Eder Militão – Real Madrid

Nota: Ruim

Mais um nome que não vem jogando bem. Minha dúvida é: Militão vem para ser zagueiro ou lateral direito? O atleta não tem aproveitado as oportunidades no Real Madrid, time que o comprou a peso de ouro. Ainda assim, o técnico preferiu Militão a outras opções como Rodrigo Caio e Gabriel Paulista.

Thiago Silva – Paris Saint-Germain

Nota: Ruim

Assim como Daniel Alves, Thiago tem uma idade 'avançada'. O que pode justificar a escalação do zagueiro é sua experiência com a seleção. Mas Tite poderia escolher um atleta mais novo para renovar a seleção. 


Meio-campistas:

Arthur – Barcelona

Nota: Ruim

Arthur não tem jogado no Barcelona. Com constantes lesões, o volante perdeu espaço com  Quique Setién. No seu lugar, Gerson, do Flamengo, deveria ter sido convocado. 

Casemiro - Real Madrid

Nota: Boa

Jogador extremamente regular, seja no Real Madrid, seja na seleção.

Bruno Guimarães – Lyon

Nota: Ótima

Bruno Guimarães merecia há tempos a convocação para a seleção principal. O jovem jogador vinha muito bem no Athletico-PR e  agora no Lyon, surpreendeu a França e o mundo. Merece a convocação e titularidade. Mais uma vez, parece que o Tite só escolhe jogadores que são vendidos para grandes equipes, como o zagueiro Felipe e o lateral Renan Lodi.

Philippe Coutinho - Bayern de Munique

Nota: Ruim

Coutinho não vem bem no Bayern de Munique e não prova nada na seleção há tempos.

Everton Ribeiro – Flamengo

Nota: Ótima

Everton Ribeiro tem sido regular há anos no futebol brasileiro. Jogador subestimado, mas que tem capacidade técnica e tática.

Fabinho – Livepool

Nota: Boa

Fabinho tem sido titular no time de Klopp. Não o vejo como titular na seleção, mas ainda assim é um bom nome.

Atacantes:

Neymar - Paris Saint-Germain

Nota: Boa

Por mais que viva seus momentos turbulentos, Neymar é o melhor jogador que o Brasil tem e é um dos melhores do mundo.

Gabriel Jesus - Manchester City

Nota: Ruim

Gabriel Jesus tem vivido sua melhor temporada em números na Inglaterra, isso é fato. Porém, merecia ser convocado? Na última Copa América, foi  bem apenas os dois últimos jogos. A ver como ele vai aproveitar essa nova chance.

Roberto Firmino – Liverpool

Nota: Boa

Jogador constante, vive grande temporada no Liverpool e merece mais uma vez ser convocado. O problema na seleção é como Tite tem usado o atleta na formação tática. Firmino é um cara que joga entre a linha de meio de campo, mas o técnico o coloca como centroavante fixo, o que limita suas ações.

Gabigol – Flamengo

Nota: Ótima

Gabigol vive fase espetacular no Flamengo. Merece a convocação e tem tudo pra ser titular da Seleção.

Everton – Grêmio

Nota: Boa

Cebolinha é o cara de confiança de Tite. Entra nos jogos e tem capacidade de mudar o jogo com suas principais características: ofensividade, velocidade e drible.

Richarlison – Everton

Nota: Boa

Assim como o Éverton Cebolinha, Richarlison é um bom jogador. Vive boa fase no Everton e também na seleção. Merecia mais uma vez a convocação.

Bruno Henrique – Flamengo

Nota: Ótima

Indispensável. Nesse momento, Bruno Henrique tem tudo pra ser o titular da seleção brasileira. Multicampeão com o Flamengo e eleito o melhor jogador da Copa Libertadores da América.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »