Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/03/2020 às 15h09min - Atualizada em 19/03/2020 às 15h09min

5 filmes nacionais que são adaptações literárias

Beatriz Neves - Editado por Bárbara Miranda
Devido à quarentena imposta por conta da pandemia do covid-19, diversas pessoas estão em casa sem saber o que fazer. Como foi uma suspensão inesperada, nós não nos preparamos, então ter uma lista de afazeres é um ótimo remédio para afastar a ansiedade. Pensando nisso, elaboramos uma lista de filmes nacionais que são adaptações literárias. Além disso, alguns itens aqui presentes sempre aparecem no vestibular, uma forma de não parar de estudar. Assim, além do filme, você pode ler o livro se quiser. Confira: 

Memórias Póstumas
Resultado de imagem para Memórias Póstumas de brás cubas filme

Resultado de imagem para Memórias Póstumas de brás cubas filme

FONTE: Medium
 
O filme é uma adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, clássico de Machado de Assis. Conta a história de Brás Cubas, um homem que, depois de morto, decide contar a história de sua vida. Uma vida cheia de mordomias, privilégios, amores e contradições. O filme foi lançado em 2001 e dirigido por André Klotzel.

Incidente em Antares

Resultado de imagem para Incidente em Antares

Resultado de imagem para Incidente em Antares

FONTE: Globo
 
Escrito por Érico Veríssimo em 1971, o livro relata um incidente que aconteceu na cidade de Antares: sete mortos levantaram de suas esquifes quando uma greve de coveiros fez com que eles não fossem sepultados. Em 1994, a Globo lançou uma minissérie homônima que apresenta nomes como Fernanda Montenegro e Marília Pêra no elenco. Hoje, você pode encontrar a minissérie em formato de longa metragem. 
 
 
O Pagador de Promessas

Resultado de imagem para o Pagador de Promessas filme

Resultado de imagem para o Pagador de Promessas filme

FONTE: Embrafilme
 
O filme de 1962 é um dos maiores sucessos cinematográficos brasileiros. Dirigido por Anselmo Duarte, foi premiado com a Palma de Ouro no festival de Cannes, além de uma indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Baseado na obra de Dias Gomes, narra a vida de Zé do Burro, um homem simples que fez uma promessa em um terreiro de candomblé e por isso foi proibido de concretizá-la. 
 
 
O Auto da Compadecida

Resultado de imagem para O Auto da Compadecida

Resultado de imagem para O Auto da Compadecida

FONTE: Globo
 
Acho que todo mundo conhece esse filme, já que ele é um clássico da Sessão da Tarde, mas poucos conhecem a obra em que ele foi inspirado. "Auto da Compadecida" foi lançado em 1955 por Ariano Suassuna, e possui elementos de teatro popular contidos nos autos medievais, ao lado de uma forma que remete a literatura de cordel.
 
 
Cinderela Pop 

Resultado de imagem para Cinderela Pop

Resultado de imagem para Cinderela Pop

FONTE: Galeria Distribuidora
 
O filme estrelado por Maísa Silva foi lançado em 2019 e narra a estória de Cíntia, uma adolescente que possui todos os atributos para ser uma princesa moderna. O livro de mesmo nome foi escrito por Paula Pimenta e publicado em 2015. Fez muito sucesso entre os jovens, ficando em listas de mais vendidos na época de lançamento.
 
 
REFERÊNCIAS
 
ADORO CINEMA,Filmes.Disponível em:<http:// www.adorocinema.com / >.Acesso em : 19 de Março de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »