Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/07/2020 às 22h07min - Atualizada em 03/07/2020 às 21h14min

“Santo Youtube, Batman!”

Canal brasileiro na internet especializado em super-herói dos gibis diverte e ensina grande público

Paulo Pereira - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE/REPRODUÇÃO: https://www.youtube.com/c/CavernaDoMorcego/
Na era dos conteúdos audiovisuais on-line, brasileiro cria canal no Youtube e transforma um hobby em uma verdadeira fonte de informação e lazer para os aficionados pelas histórias em quadrinhos do Homem-Morcego.
 
Foi-se o tempo no qual a única forma para conhecer a fundo um personagem de histórias em quadrinhos (cronologia, curiosidades, revistas, brinquedos etc.), era ter um amigo/conhecido colecionador, ir à banca de revistas, livrarias, bibliotecas e sebos. Com a criação da plataforma midiática YouTube em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim nos EUA, o cenário mudou. A partir de então, se deu um verdadeiro boom de criações audiovisuais elaboradas por pessoas comuns (e até então anônimas) e postadas na internet.
 
Uma rápida pesquisa na rede mundial de computadores e facilmente encontra-se uma infinidade de canais criados por gente que tomou a iniciativa de compartilhar com a coletividade a sua paixão pelos quadrinhos. Inclusive muitos brasileiros que puderam, após dois anos da criação do Youtube, usufruírem de uma interface com inúmeras ferramentas e suporte localizados em português do Brasil para a divulgação de suas criações.
 
Canais como 2quadrinhos, Central HQS, Eu leio Gibi, BBHQs, Ministério dos Quadrinhos, Comix Zone, HQzasso e Soco Foguete são alguns exemplos desta grande turma de apaixonados pela 9ª Arte que enxergam na maior plataforma de vídeos da atualidade (pertencente à gigante Google desde 2006), uma forma de “trocar figurinhas” com os seus pares. Para muitos destes, ademais, os canais geram receita e oportunidades para outros trabalhos.
 
Na seara desse “gênero de Youtuber”, existe um grupo mais enxuto que optou por elaborar conteúdos a respeito daquele super-herói que ocupa um lugar especial em seus corações. Canais como Spawn Brasil Oficial, Fantasma Brasil e Lanterna Verde Brasil são bons exemplos destas agremiações. Também é o caso do Advogado Fábio da Luz de 35 anos, criador do canal Caverna do Morcego – A Enciclopédia do Batman, o qual destaco.
 
Com menos de três anos de atividade, 1.326.951 milhões de visualizações e 12,4 mil inscritos, pode ser considerado ainda pequeno em comparação com outros gigantes do mercado. No entanto, pela especificidade da temática abordada, o canal que objetiva ser literalmente uma enciclopédia sobre o “Morcegão” – uma das formas pelas quais o personagem é carinhosamente chamado pelos fãs – possui números consideravelmente expressivos. Com carisma e bom humor, o fã de Batman mais piauiense/curitibano que existe, vem conquistando admiradores e inscritos.

 
 
O jovem Empreendedor – um colecionador desde criança - teve como uma das motivações para criar o canal ter percebido o fato que apesar da grandiosidade do personagem, havia pouco conteúdo diferenciado disponível na internet. Ele explica: “Fazia muito tempo que eu colecionava quadrinhos e gostava das histórias do Batman, sendo que existia muito material do personagem que era pouco referenciado na internet, como por exemplo Batman Ego, fase do Alan Grant, Um Conto de Batman e muitas outras. A maioria dos canais focavam mais em quadrinhos em geral e acabavam citando as histórias mais conhecidas do público como Cavaleiro das Trevas, Batman Ano Um etc.”

Embora o canal aborde predominantemente as HQs, Fábio elabora vídeos que englobam diversas mídias com assuntos relativos ao “Cavaleiro das Trevas” – outra denominação muito popular do personagem. Assim, de álbum de figurinhas, passando pelos filmes, animações, bonecos e itens raros de toda natureza, indo até parques/feiras/exposições por exemplo.

 
O Batman apareceu pela primeira vez na revista de histórias em quadrinhos Detective Comics #27, de 1939. Lançada pela Editora norte-americana DC Comics (à época National Comics Publications), o personagem é criação da dupla de artistas Bill Finger e Bob Kane. Kane, que fora injustiçado e apenas em 2014 teve a sua coautoria reconhecida oficialmente, é tido como o maior responsável pela caracterização do Homem-Morcego. O personagem é, há décadas, um dos maiores ícones não apenas dos gibis, mas dos universos Geek/Nerd e Pop de um modo geral. A sua fama, portanto, inegavelmente alcança uma narrativa transmídia e lhe confere o posto de referência cultural. Está presente também em jogos eletrônicos, filmes, músicas, peças de teatro, livros – não confundir com os gibis – que evidenciam a história de um personagem tão (ou mais – polêmica à vista) importante como o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha.
 
Quem vive e frequenta a caverna
Personagens secundários e os associados por alguma razão ao universo do Batman, também são alvo dos vídeos que buscam contemplar todas as minúcias da icônica figura das histórias em quadrinhos. Mulher-Gato, Batwoman e Sr. Zsasz, Superman, Lanterna verde e obviamente o(s) Robin(s) são alguns exemplos. E a tarefa de trabalhar todas estas conexões se reflete em várias horas de trabalho pesquisando, apurando, analisando, editando e divulgando os vídeos com fiel regularidade.   

 
 
O título desta reportagem é uma alusão ao inocente e famoso bordão utilizado pelo Robin na clássica série de TV dos anos 60, Batman. O ator estadunidense Burt Ward deu vida ao personagem. 
 

Assim, um público composto majoritariamente por homens entre os 18 e 40 anos, vem dando uma boa resposta – registrada no número de visualizações e comentários nos vídeos – ao trabalho que é realizado. O fato encoraja o Youtuber a continuar. Claro que os “famosos haters da internet” também se manifestam em resposta ao que o canal produz. Todavia, Fábio lida com eles com bastante tranquilidade e sem se intimidar.
 
Há familiares e amigos inscritos no canal e o Youtuber salienta que, apesar da preocupação inicial por parte da família com o seu sustento, todos o apoiam e encaram o canal como o seu trabalho. Fábio conta que, “quando demonstro que o trabalho tem sido correspondido pelo público, eles acabam ficando mais tranquilos com o que tenho feito.” Atualmente, o Youtube é o trabalho de Fábio e o sistema de monetização dos vídeos na plataforma e as parcerias estabelecidas – muitas das quais potencializadas pelo canal – garantem o seu meio de vida. A intenção é crescer e prosperar.
 
Fábio da Luz, parece exemplificar bem os valores éticos do famoso Cavaleiro das Trevas. Todo o seu empenho no Youtube demonstra não apenas profissionalismo e o desejo de compartilhar um gosto pessoal, mas também promover reflexão. Quando o questiono a respeito do que Batman pode nos ensinar ele responde:
 
“Um personagem como o Batman, por exemplo, dialoga muito com que vivemos e pode ser usado para criar paralelos com nosso momento social. Inclusive penso que é impossível você tentar separar o personagem de pensamentos políticos e em todo o quadrinho do Homem-Morcego você presenciará discussões desse tipo.”
 
Vida longa ao Batman, vida longa ao canal Caverna do Morcego – A Enciclopédia do Batman. E a seu criador!
 

REFERÊNCIAS: 
FRADE, M. R. Uma injustiça de 75 anos finalmente tem data pra acabar. Judão. 21 set 2015. Disponível em: < https://judao.com.br/uma-injustica-de-75-anos-finalmente-tem-data-pra-acabar/>. Acesso em: 30 jun. 2020.
 
MORENO, C. Santa inocência! O ator Adam West partiu no final de semana passado, aos 88 anos. Jornal da orla. São Paulo, 15 jun. 2017. Disponível em: <https://www.jornaldaorla.com.br/noticias/30745-santa-inocencia/>. Acesso em: 3 jul. 2020.
 
KLEINA, N. A história do Youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo [vídeo]. tecmundo. 11 jul. 2017. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/youtube/118500-historia-youtube-maior-plataforma-videos-do-mundo-video.htm>. Acesso em: 1 jul. 2020.
 
ZONATTO, F. DC reconhece Bill Finger como criador do Batman. Nerdrock. [s.d]. Cinema, News, Séries. Disponível em: < https://judao.com.br/uma-injustica-de-75-anos-finalmente-tem-data-pra-acabar/>. Acesso em: 29 jun. 2020.
 
MOREAU, D.; FREITAS, D.; ZAMBI, S. Bill Finger – A História Secreta do Cavaleiro das Trevas. São Paulo: Skript Editora, 2019. 154 p.
 
JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Suzana Alexandria. São Paulo: Editora Aleph, 2009. 432 p.

 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »