Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/07/2020 às 11h46min - Atualizada em 10/07/2020 às 11h45min

Sessões online de terapia dão suporte à paciente durante a quarentena

Profissionais da saúde mental e pacientes encontram saída para manter tratamento à distância durante pandemia da Covid-19

Vitor Hugo Martins - Editado por Caroline Gonçalves
Em período de quarentena atendimento se torna solução - Foto: Depositphotos
Durante o isolamento social que os brasileiros estão vivenciando, os sentimentos de medo e apreensão estão afetando grande parte da sociedade. Muitas pessoas que sofrem de ansiedade e depressão são levadas para uma situação emocional extrema, fazendo com que seus dias em quarentena se tornem um grande desafio.

A advogada Vanessa Gabrielli frequentava consultas com uma psicóloga antes do início da pandemia e agora está lidando com a ansiedade através de atendimentos on-line. Segundo ela, o atual quadro social já a colocou à beira de uma crise, porém, com o auxílio de sessões de terapia e alguns exercícios de respiração ela está conseguindo lidar com a situação.

A psicóloga Denise Osawa Ravin, que atende em Santo André, está se adequando à nova realidade das consultas on-line. A profissional afirma que a procura por atendimento cresceu neste período com o aparecimento de diversos casos de ansiedade, distúrbio que vem se intensificando em consequência da grande apreensão que as pessoas precisam enfrentar atualmente. De acordo com Denise, esta nova experiência tem sido inovadora e serve principalmente para auxiliar aqueles que apresentam casos mais severos e não podem ficar sem atendimento adequado.

 
“Recomendo muito meditação e técnicas de relaxamento, atividades físicas dentro de casa e dedicar um tempo para realizar as atividades que mais gostamos, como artesanato ou leitura”, disse a psicóloga.

Esta situação também é relatada pela doutora em psicologia clínica, Renata da Silva Coelho, que vê um grande aumento na demanda por sessões não presenciais, especialmente atendimentos voluntários que procuram ajudar a população contra o  sofrimento emocional decorrente do medo e da insegurança presentes durante a pandemia. A psicóloga afirma que o medo de contágio, de perder o trabalho, não saber o que virá e todo o estresse decorrente das mudanças nas rotinas cotidianas são as principais bases dessa dificuldade existente. Ela alega que o isolamento social pode agravar os casos preexistentes e que os pacientes devem buscar a continuidade de seus tratamentos, de acordo com o funcionamento de cada região.

Gestantes

Renata Coelho também destaca a importância do tratamento para gestantes neste período. Ela que trabalha com atendimentos específicos a este grupo vem conduzindo uma pesquisa sobre os sentimentos dessas mulheres no decorrer deste período e reforça a importância de não interromperem seus acompanhamentos.

Conselho Federal de Psicologia

Mesmo com o atendimento remoto sendo regulamentado por uma resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) em 2018, o órgão regulador lembra que os profissionais ainda podem optar por continuar realizando seus atendimentos presenciais, mas orienta que o façam em locais arejados e que respeitem o distanciamento de no mínimo um metro para o paciente. No entanto, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o CFP aconselha que a quarentena, resguardo e isolamento social a fim de evitar o alastramento da pandemia da Covid-19 sejam seguidos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »