Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2020 às 21h10min - Atualizada em 17/07/2020 às 21h16min

Cursed - A Lenda do Lago: A mais nova aposta da Netflix

A série que vai tentar mudar a perspectiva sobre o que é normal em tramas de fantasia

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
(Cena de Cursed. Foto/ Divulgação: Netflix/ Minha Série)
Desde o tempo das histórias em verso e prosa espalhados na idade média, até os grandes filmes de cinema em IMAX do século 21, a lenda do grande Rei Arthur e sua incomparável espada Excalibur (que queria dizer “corta aço”), ganhou muitos elementos e perdeu tantos outros. Mas agora a Netflix vai readaptar a obra, no formato de uma série live-action. Cursed: A Lenda do Lago promete resgatar os primeiros tons da antiga lenda, sem deixar de trazer muita magia e representatividade, ao abordar uma perspectiva nova dos contos arturianos.

Usando como base, além da lenda do Rei Arthur, o romance homônimo escrito por Thomas Wheeler (animação O Gato de Botas 2011), com ilustrações de ninguém menos que o icônico quadrinista Frank Miller, autor conhecido por redefinir histórias de heróis como Batman e Demolidor nas HQs. A adaptação para série da Netflix é criação de Miller, e terá produção executiva de Wheeler. O quadrinista já possui experiências cinematográficas anteriores, como consultor para várias de suas adaptações e até codiretor ao lado de Robert Rodriguez nos filmes de Sin City.

Cursed é uma reviravolta moderna em um conto antigo, centrado na lendária Dama do Lago, Nimue (personagem que aparece nos primeiros contos escritos por Geoffrey Monmouth e Chrètien de Troyes, autores do século 12. E primeiros a descrever uma mitologia completa da lenda arturiana) ao invés do Rei Arthur. A trama é embalada por fantasia medieval com todos os elementos para tornasse uma obra inesquecível e emocionante.

Veja o trailer de 
Cursed: A Lenda do Lago:


Apesar de “conhecermos” a trajetória do Rei Arthur, e saber que ele é destinado a empunhar a Excalibur. No conto original, Arthur recebe a lâmina inquebrável, forjada por um ferreiro elfo da ilha lendária de Avalon, da mão de Nimue.  Feiticeira conhecida como a Dama do Lago.

Já em Cursed, o enredo deve ser invertido. Onde e a Dama do Lago, que está destinada a empunhar Excalibur. Nesta recontagem, após a morte de sua mãe, Nimue se junta a Arthur, que aqui é um carismático mercenário, na missão de entregar a espada ao poderso mago Merlin, além de ajudar a derrotar os maus Paladinos Vermelhos e o Rei Uther, também conhecido como pai de Arthur no conto original.


Em um vídeo de bastidores, divulgado pela Netflix, Katherine 
Langford dá mais detalhes sobre sua personagem Nimue e apresenta o que na visão dela é o diferencial da série em relação às outras adaptações das lendas arturianas. A atriz relata: “Algo que me inspira é que nas lendas arturianas, não há uma história focada em uma mulher. Achamos que conhecemos a história, mas nunca a vimos desse jeito”, declara.
 
Veja os dois vídeos de bastidores completos:  




Em uma entrevista ao Entertainment Weekly, o showrunner da obra, Thomas Wheeler disse que queria trazer novos riscos emocionais a essa história profundamente familiar: “Levar essas personagens das páginas para a tela foi um desafio criativo único e emocionante. Eu acho que, antes de tudo, quando lançamos Cursed, Frank [Miller] e eu estávamos procurando uma verdade mitológica, atores que pudessem levar a emoção e a humanidade a personagens lendários sem perder o senso de magia elementar e apostas épicas”, declarou.
 

“Liderados por Katherine Langford, que é uma heroína clássica e barra pesada que sabe usar sua espada, esse elenco extraordinário trouxe tanta profundidade, comprometimento e coração para esta história. Mal podemos esperar para apresentá-los ao público em todo o mundo”, destacou o Wheeler.


MUITO ALÉM DE UMA LENDA
Thomas Wheeler também concedeu uma entrevista ao site brasileiro Omelete, onde revelou alguns detalhes sobre a criação do livro que inspirou a série, e que com toda certeza é a base forte desta nova obra adaptada pelo streaming. Wheeler revelou que as lendas do Rei Arthur foram muito importantes para sua formação como fã de fantasia. O escritor contou ainda, como essas histórias o impactaram: “Havia muitas figuras icônicas, heróicas e masculinas que eu poderia sonhar em ser, o honroso Rei Arthur, o nobre Lancelot, o sábio Merlin”. Apesar de todo o encanto, o escritor ficou com um questionamento em mente que o fez dar o ponta pé inicial no livro. “Mas e minha filha de 11 anos? Quem são seus heróis nessa mitologia? Essa foi uma questão realmente motivadora para mim e me levou a explorar algumas das personagens femininas subaproveitadas”.
 
Ainda na mesma entrevista, o autor contou como a jornada de Nimue foi sua principal inspiração para o romance. “Ela oferecer a espada para Arthur é uma das mais famosas e misteriosas imagens em toda a lenda e sua história aparentemente trágica parecia oferecer o melhor tipo de perguntas: quem ela era, o que aconteceu a ela, qual é sua conexão com Arthur, por que ela tem a espada? A partir dessas questões as ideias começaram a surgir: a história de uma jovem enviada em uma jornada pelo último desejo de sua mãe para enviar uma espada anciã para o mago Merlin”, relembra.



Wheeler também contou ao Omelete como lidou com a proposta da Netflix para transformar sua reinvenção Arthuriana em uma série. “A experiência foi tanto emocionante quanto assustadora! A logística de terminar o livro e as ilustrações enquanto procuramos locações no Reino Unido, preparamos dez horas de roteiros, escalamos elenco e contratamos um time de produção testou nossa sanidade algumas vezes, mas a emoção criativa é incomparável”, relembrou o escritor.

Após isso, Wheeler comentou o esforço de toda a equipe para dar vida à essa nova fase da lenda, com um destaque para os atores. “Preciso dar créditos especiais para Katherine Langford, Gustaf Skarsgard e nosso incrível elenco por suas performances extraordinárias. Acho que o público vai se apaixonar por esses personagens.”


E de todos os personagens de Cursed, o destaque fica por conta de Nimue. Mais do que apenas uma jovem feérica, a garota é excluída por seu próprio povo graças ao contato com uma maligna criatura que a tornou amaldiçoada. Para Thomas Wheeler, uma de suas maiores preocupações estava no desafio em fazer o público entender e se identificar com a personagem, algo que segundo ele, foi resolvido graças a escalação da atriz Katherine Langford. “Felizmente tínhamos a brilhante Katherine Langford para tornar nosso trabalho muito mais fácil. Ela é tão relacionável e expressiva”. Já Frank ressaltou a importância da criação de personagens como essa. “Na verdade, precisamos de mais heroínas para que não precisemos compará-las umas com as outras”, disse o quadrinista em relação a outras personagens como Nimue nas QHs.
 
Além de atuar como Nimue, a atriz ainda canta a trilha de abertura da série. É possível ver isso em um vídeo divulgado pela Netflix com um clipe de Cursed - A Lenda do Lago, onde é revela a música original da trama "I Could Be Your King", da banda Inglesa Pop The dunwells. Cantada pela atriz e protagonista Katherine Langford

Confira o videoclipe abaixo:



Além de tudo isso, assim como o proprio Thomas Wheeler fez questão de mencionar, o elenco da nova trama também colabora muito para um provável sucesso. Com Katherine Langford, a Hannah Baker da série 13 Reasons Why, no papel principal acompanhada por Gustaf Skarsgård, o construtor de barcos Floki, da série Vikings, como o mago Merlin, o australiano Devon Terrell como Arthur, Sebastian Armesto (Bem Jonson, em Anônimo 2011) como rei Uther Pendragon, Shalom Brune-Franklin (Bindy, em Entre Segredos e Mentiras 2019) como irmã Igraine, Matt Stokoe (James Read, em Jamestown 2017-2019) como Gawain, o Cavaleiro Verde, Peter Mullan (Dr. McVittie, em Westworld 2018-2020) como pai Carden, Daniel Sharman (Lorenzo de’ Madici, em Medici: Mestres de Florença 2018-2019) como o monge chorão e Emily Coates (Rachel Fielder, em Ladhood 2019) como irmã Iris.

O livro Cursed - A Lenda do Lago foi publicado no Brasil pela editora HarperCollins Brasil, que agora se prepara para lançar uma versão com sobrecapa especial da série ainda neste mês. 
Já a série Cursed - A Lenda do Lago, estreou no último dia 16 no catálogo da Netflix, e conta com os 10 episódios da primeira temporada inteiramente disponível para os assinantes da plataforma. 


REFERÊNCIAS:  

ALIAGA, V. Cursed, da Netflix, traz protagonismo feminino para Lenda do Rei Arthur. IGN. 03 de jul. de 2020. Disponível em: <https://br.ign.com/curse/82791/feature/cursed-da-netflix-traz-protagonismo-feminino-para-lenda-do-rei-arthur> Acesso em: 15 de jul. de 2020

AVILA, G. Conheça Cursed, livro de Frank Miller e Tom Wheeler que virou série na Netflix. OMELETE. 19 de jun. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/cursed-a-lenda-do-lago-conheca-livro-frank-miller-tom-wheeler-virou-serie-netflix> Acesso em: 15 de jul. de 2020

AVILA, G. Cursed | Vídeo de bastidores revela mundo fantástico e exalta Frank Miller. OMELETE. 13 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/netflix/cursed-a-lenda-do-lago-video-de-bastidores-frank-miller> Acesso em: 15 de jul. de 2020

'Cursed', com atriz de 13 Reasons, recria lenda do rei Arthur; veja trailer. UOL ENTRETENIMENTO. 30 de jun. de 2020. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/30/cursed-com-atriz-de-13-reasons-recria-lenda-do-rei-arthur-veja-trailer.htm> Acesso em: 15 de jul. de 2020

Cursed: A Lenda do Lago, nova série da Netflix com Katherine Langford de 13 Reasons Why. LONDRINA GEEK. 09 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.bonde.com.br/blogs/londrina-geek/cursed-a-lenda-do-lago-nova-serie-da-netflix-com-katherine-langford-de-13-reasons-why-520322.html> Acesso em: 15 de jul. de 2020

Redação Categoria Nerd. “Cursed” | Katherine Langford responde a comparações da série com “Game Of Thrones”.  CATEGORIA NERD.13 de jul. de 2020. Disponível em: <https://categorianerd.com/cursed-katherine-langford-responde-a-comparacoes-da-serie-com-game-of-thrones/> Acesso em: 15 de jul. de 2020

YARA, A. Rei Arthur: a Lenda doas Lendas. SUPER INTERESSANTE. 11 de out. 2019. Disponível em: < https://super.abril.com.br/cultura/rei-arthur-a-lenda-das-lendas/> Acesso em: 15 de jul. de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »