Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2020 às 20h20min - Atualizada em 16/07/2020 às 20h05min

Representatividade feminista nos desenhos infantis

Desenhos infantis que retratam o feminismo e luta diária das mulheres

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Disney / reprodução: Instagram
Movimentos feministas tiveram início no século XIX, durante uma época em que as mulheres quase não possuíam direito e eram tratadas como objetos. Consideradas “o sexo frágil”, as mulheres eram privadas de realizarem o que queriam e obrigadas a serem mantidas sobre a decisão de um homem, seja ele pai, irmão ou marido.
 
Suas funções, atribuídas somente aos trabalhos domésticos, servir os homens e cuidar dos filhos eram sempre enfatizadas pela sociedade, que julgava e “colocava a mulher em seu lugar” predestinado pelo patriarcado.

Durante a revolução francesa foi escrito a declaração dos “direitos do homem e do cidadão” que excluía as mulheres e enfatizavam somente os direitos dos homens. Porém, em 1791 a feminista Olympe de Gouges criou a “declaração das mulheres e da cidadã” que enfatizava que todas as mulheres eram livres e que assim como os homens tinham direitos e deveriam ser tratadas de forma igual. Contudo, sua declaração não foi aceita na convenção de direitos e em 3 de dezembro de 1793 Olympe foi assassinada na França, causando revoltas nas mulheres.

O feminismo começou a realmente ganhar espaço durante a revolução industrial em que as mulheres foram trabalhar nas fábricas para sustentar a família. Ainda no fim do século XIX os primeiros movimentos feministas surgiram e as mulheres lutavam pelo direito de votar, trabalhar e estudar. Vale lembrar que no começo o feminismo era um movimento de mulheres brancas e posteriormente as mulheres negras foram aceitas no movimento.

Já no feminismo contemporâneo vemos as lutas de grandes nomes como Ângela Davis e Chimamanda Ngozi Adichie, professora e escritora respectivamente, que diariamente disseminam o feminismo pelo mundo com suas histórias e inspirações.

No mundo geek, vemos grandes exemplos de mulheres fortes e que lutam por seus ideais. A Turma da Mônica é um clássico exemplo com a Mônica, dona da rua e que mostra a sua força para todos se impondo quando acredita ser necessário.

Outro desenho que é uma lição para quem quer saber mais sobre o feminismo é As Três Espiãs Demais que mostram mulheres que conciliam estudo com o trabalho de espiã.

Já no mundo Disney, Merida (2012) é uma personagem que desafia a tradição imposta pelo reino, que é se casar com um cavalheiro. Para sair da situação de um casamento forçado, Merida luta pela sua própria mão em um ato libertário de rebeldia.

Outra personagem da Disney que mostra a força e a luta de uma mulher é a Jasmine do filme Aladdin (2019) que mostra a batalha da personagem para aplicar suas ideias no seu reino, o filme também apresenta o descaso que a personagem sofre por ser uma mulher e as tentativas de arrumar um pretendente “rico” para governar seu reino.

A luta feminista não é beneficiaria só para as mulheres, mas para toda a sociedade, uma vez que o feminismo quebra os paradigmas preconceituosos criadas pela sociedade e pelo patriarcado.

 
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” – Angela Davis


Referências:

Angela Davis. Portal Geledés, 30 de maio de 2009. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/angela-davis-2/>. Acesso em 16 de jul. de 2020.

Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. El País, Salvador, 27 de jul. 2020. Feminismo. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/27/politica/1501114503_610956.html>. Acesso em: 16 de jul. 2020.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »