Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/07/2020 às 16h42min - Atualizada em 20/07/2020 às 16h36min

Iker Casillas retorna ao Real Madrid como conselheiro

O ídolo merengue deve atuar ao lado do presidente do clube nessa nova etapa

Anna Voloch - Editado por Paulo Octávio
Iker Casillas enquanto atuava como goleiro e capitão do Real Madrid. (Foto: Reprodução/Real Madrid)
O ex-goleiro do Real Madrid, Iker Casillas, deve voltar ao time merengue na próxima temporada. Segundo informações do jornal espanhol “Marca”, o espanhol vai ocupar o cargo de conselheiro e assessor do presidente Florentino Pérez. Após ter deixado o clube há cinco anos para defender o Porto, o ídolo madridista retorna para auxiliar o Pérez em um projeto pelo qual os dois estão muito empolgados.
 
Dessa forma, o presidente segue com a política de contar com ex-atletas em cargos de gestão do clube. Atualmente, Emilio Butragueño, Álvaro Arbeloa, Roberto Carlos, Raúl González e o técnico Zinedine Zidane são exemplos de ídolos que trabalham pela agremiação. As informações  sobre contrato de Casillas devem ser oficializadas nos próximos dias. Inclusive, o ex-goleiro deve ocupar a função que Zidane desempenhou também quando encerrou sua carreira como jogador.
 
O retorno de Casillas ao time merengue passou a ser viável quando ele renunciou à candidatura à presidência da Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ainda segundo o “Marca”, o presidente do Real Madrid o procurou porque “Iker é um patrimônio do clube, uma figura de liderança e deseja integrá-lo à sua equipe administrativa”. Casillas saiu do clube merengue em 2015 de forma conturbada. O próprio Florentino Pérez assumiu, na época, que a despedida não havia sido realizada como deveria.
 
TRAJETÓRIA DE SUCESSO
 
Iker Casillas chegou ao Real Madrid aos nove anos de idade e estreou com a equipe principal aos 18, em setembro de 1999. Considerado o melhor goleiro da história dos merengues, Casillas disputou 725 jogos pelos Blancos e conquistou 19 títulos. Dentre eles, destaca-se três Ligas dos Campeões e cinco edições do Campeonato Espanhol.
 
Pela Seleção Espanhola, Casillas foi o capitão do time que conquistou o bicampeonato da Eurocopa, em 2008 e 2012. Além de erguer o primeiro troféu da Espanha de campeã do mundo, na Copa de 2010. Teve sua última participação na Eurocopa de 2016, como reserva de David De Gea.

Pelo Real Madrid, fez sua última temporada em 2014-15. Foi apresentado pelo Porto em julho de 2015, na janela de transferência europeia. Durante sua estadia nos Dragões, conquistou um Campeonato Português e duas Supercopas de Portugal. Anunciou sua aposentadoria como goleiro no início desse ano, após o  afastamento por uma temporada devido a problemas cardíacos.
 
O AFASTAMENTO DOS GRAMADOS
 
Em maio de 2019, Casillas sofreu um ataque do coração durante um treinamento com a equipe do Porto. O goleiro se sentiu mal em campo, teve diagnosticado um infarto do miocárdio e precisou realizar um cateterismo cardíaco. Na época, a notícia pegou o mundo esportivo de surpresa. Muitos jogadores, como os ex-companheiros de clube Pepe e Gareth Bale, e os principais clubes europeus desejaram forças e pronta recuperação ao ídolo espanhol.
 
Por conta da cirurgia, manteve-se afastado dos campos até fevereiro de 2020, quando decidiu se aposentar. Ao anunciar sua aposentadoria à presidência do Porto, Casillas estava em busca de investir na sua candidatura à presidência RFEF. Entretanto, decidiu retirá-la em junho por conta da pandemia do novo Coronavírus, que atingiu em cheio a Espanha. Segundo ele, a "excepcional situação social, econômica e de saúde que nosso país [Espanha] está sofrendo, coloca as eleições em segundo lugar".

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »