Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2019 às 11h28min - Atualizada em 24/04/2019 às 11h28min

De babar: conheça as cinco livrarias mais lindas do mundo

Sandra Denicievicz - Editado por: Millena Brito
Pixabay
Quem não ama um bom livro? A sensação de ter em mãos um exemplar muito desejado é única, assim como os espaços em que eles estão expostos. As livrarias tornam-se quase nostalgicas na época em que a oferta e o custo dos e-books se popularizou.

Mas, se você é uma dessas pessoas que vê uma certa mágica ao cruzar a porta de entrada de uma livraria, vai se encantar com esta seleção de livrarias incríveis.

Muito mais do que páginas, elas colecionam histórias e se constituem espaços de tirar o fôlego, ou melhor, de brilhar os olhos. Na sua próxima viagem coloque uma delas na sua rota, você vai sair com muito mais do que um livro em mãos.

1.  Boekhandel Selexyz Dominicanen em Maastricht

Pra quem gosta de livros e história, essa é a livraria ideal. O prédio já abrigou uma igreja desativada a quase 400 anos. Além da arquitetura desnumbrante também é possível ter acessos a várias coleções de livros e músicas, além de apresentações culturais e exposições. Vale a pena visitar a livraria que já foi uma igreja dominicana. 
 
2. El Ateneo Grand Splendid

Os nossos "hermanos" possuem uma biblioteca capaz de deixar qualquer amante de livros babando. Além de possuir quase 120 mil títulos de livros, a El ateneo impressiona pela arquitetura.

No passado o lugar abrigava um teatro e foi palco de vários espetáculos de tango, não falta elegância ao espaço projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol. Nos andares você vai encontrar todo tipo de livro e com preços que se assemelham às outras livrarias. 
 
3. Livraria Lello no Porto

A livraria já foi uma editora fundada por José Lello e o cunhado em 1881. Em 1906, a livraria foi inaugurada no espaço onde está até os dias atuais. Importante para a história da Cidade do Porto, a arquitetura é uma obra a parte. 

A fachada é em estilo neogótico, já do lado de dentro a riqueza de detalhes além da famosa escadaria chamam a atenção de que visita o local. Há quem diga até que a escadaria de Hogwarts, de Harry Potter foi inspirada pela presente na livraria do Porto. Isso porque, J. K. Rowling morou na cidade enquanto escrevia a obra e visitava o espaço com frquência. 
 
4. Biblioteca de Admont na Áustria 


A biblioteca foi fundada em 1776 e é integrada a um mosteiro. São mais de 200 mil itens em um espaço digna da maior biblioteca monástica do mundo. As cúpulas são decoradas com afrescos de Bartolomeu Altomonte. É beleza de tirar o fôlego! 

5. Biblioteca Nacional da República Tcheca 


A biblioteca guarda seis (isso mesmo!), seis milhões de livros, documentos e manuscritos medievais. A biblioteca ocupa um dos prédios de Clementium, e foi fundada por ordem de Maria Tereza da Áustria. 
 
Claro que, parte do charme conferido as livrarias está nos locais onde elas estão situadas. Apreciar um cappuccino com um livro na mão em um desses espaços em Buenos Aires, Áustria ou Portugual é mais do que apenas comprar um livro, é um experiência sensorial, arquitetônica e histórica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »