Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/07/2020 às 20h04min - Atualizada em 26/07/2020 às 19h55min

Cruzeiro vence URT e decide vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro na última rodada

Vitória por 3 a 0 deixa equipe celeste ainda com chances de avançar no torneio estadual

Pedro Paraíso - labdicasjornalismo.com
Cruzeiro comemora um de seus gols. Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
No jogo que marcou a volta do futebol em Belo Horizonte após mais de quatro meses de paralisação, o Cruzeiro venceu a URT por 3 a 0 na manhã deste domingo (26). Cacá abriu o placar, Thiago ampliou ainda no primeiro tempo e Marllon deu números finais à partida na etapa final. Com o resultado, a equipe celeste mantém vivas as suas esperanças de classificação à próxima fase do Campeonato Mineiro. Já a equipe de Patos de Minas buscará, na última rodada, manter-se na zona de classificação para o Troféu Inconfidência.

Em relação aos times que jogaram a nona rodada do Campeonato Mineiro, em março, ambas as equipes sofreram importantes alterações. O Cruzeiro trocou de treinador (saiu Adilson Batista, chegou Enderson Moreira) e promoveu seis estreias na partida deste domingo, entre jogadores que acabaram de chegar ou que não haviam atuado na temporada. Já a URT, que também trocou de treinador (Johnatan Alemão substituiu Ademir Fonseca), perdeu sua espinha dorsal, já que nove titulares deixaram o clube.

1 TEMPO

Desde o apito inicial, o Cruzeiro mostrou uma nova característica, que ainda não tinha sido vista nesta temporada: a intensidade. Com uma marcação alta e muita pressão para retomar a posse de bola, a equipe celeste controlou as ações durante toda a primeira etapa.

Os gols saíram com naturalidade. Aos quatro minutos, Cacá aproveitou um belo cruzamento de Jean para abrir o placar. Aos dez, após roubada de bola no último terço, Patrick Brey serviu Thiago, que teve muita tranquilidade para ampliar o placar. A vantagem não diminuiu o ímpeto celeste. Foram várias as oportunidades de gol criadas no primeiro tempo, sobretudo em jogadas que saíram dos pés de Régis, um dos destaques da partida.

O novo posicionamento ofensivo do Cruzeiro chamou a atenção. A equipe que iniciou a temporada com um modelo de jogo mais reativo e funcional com Adilson Batista, tem agora com o treinador Enderson Moreira um estilo mais propositivo e posicional. Os pontas alternam com os laterais na tarefa de dar amplitude ao ataque. Patrick Brey, lateral pela esquerda, foi muito bem ofensivamente. Além disso, a construção de jogo a partir da defesa ganhou um novo elemento: a "saída de três". Neste tipo de construção, três jogadores começam a construção de jogo na primeira linha, para gerar superioridade numérica sobre a linha de marcação adversária.

A URT, no entanto, não conseguia acompanhar o forte ritmo imposto pelo Cruzeiro. Além da clara diferença técnica, ficou evidente o quanto a equipe de Patos de Minas estava um nível abaixo fisicamente.

2 TEMPO

O início da segunda etapa também teve gol. Aos oito minutos, Marllon aproveitou rebote do goleiro da URT, fechando o placar em 3 a 0. Com o resultado garantido, o treinador Enderson Moreira aproveitou para poupar seus principais titulares. A URT até chegou uma vez, em bola parada, obrigando o goleiro Fábio a fazer uma grande defesa, mas não passou disso.

O forte calor na segunda etapa impediu as equipes de elevarem o ritmo, ainda mais se tratando da volta às partidas oficiais após um hiato de mais de quatro meses. O Cruzeiro até teve chances de ampliar o placar, mas faltou uma melhor escolha dos seus jogadores no último passe ou nas finalizações. Ao final, o placar em 3 a 0 ficou barato pela superioridade celeste em relação à URT.

O triunfo foi importante para a Raposa, que levou a decisão de vaga nas semifinais para a última rodada do Campeonato Mineiro. A equipe está na quinta colocação, com 17 pontos, e se quiser se classificar sem depender de nenhum outro resultado, terá que vencer a Caldense por, no mínimo, três gols de diferença. Já a URT chega a última rodada dependendo das suas próprias forças para garantir um lugar no Troféu Inconfidência, torneio que garante vaga na Copa do Brasil 2021 ao vencedor.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Cruzeiro viaja à Poços de Caldas para enfrentar a Caldense, às 21h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira (29). No mesmo dia e horário, a URT recebe o América, em Patos de Minas. Ambos os confrontos são válidos pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »