Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/04/2019 às 11h29min - Atualizada em 25/04/2019 às 11h29min

Mariana, a bela cidade que já foi capital do Estado

Márcia Alves - Editado por Diego Araújo
https://caixacolonial.club/
 
Mariana, é uma linda cidade que fica localizada no estado de Minas Gerais. Muitos não sabem, mas Mariana foi a primeira vila, cidade e capital de Minas. É muito conhecida pelo seu centro histórico, e por ser um passeio ideal para o final de semana. A sua principal fonte de economia é o turismo e a extração de minérios.

Em 2015, ocorreu o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana. Os poluentes ultrapassaram a barragem de Santarém, percorrendo o rio Gualaxo do Norte até o rio do Carmo. A onda de rejeitos, composta principalmente por óxido de ferro e sílica, soterrou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou um rastro de destruição até o litoral do Espírito Santo. Familias ficaram desabrigadas e viram seus sonhos acabarem.  Desde então, Mariana vem lutando para se reerguer da tragédia.

Localizada a pouco mais de uma hora de Belo Horizonte, seguindo pela BR 040, a bela cidade atrai turistas do Brasil inteiro, se você ainda não conheceu, não pode perder a oportunidade. A maioria das atrações encontra-se nas principais ruas do centro histórico e não requer nenhum tipo de dificuldade, o melhor é deixar o carro parado e circular a pé.
Separei três das atrações mais conhecidas, que vão deixar vocês curiosos para conhecer cada cantinho desse lugar.


Praça Minas Gerais

Comece seu passeio pelo cartão postal de Mariana, que fica no ponto mais elevado da cidade, ali se encontram as igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, logo a frente fica o Pelourinho, onde eram castigados os infratores e do outro lado da rua você encontrará a Casa de Câmara e Cadeia, atual Câmara de Vereadores, que tem na sua fachada um medalhão de pedra-sabão com o símbolo da coroa portuguesa.

Rua Dom Silvério

Continuando o passeio pela rua Dom Silvério, você encontrará vários ateliês e casas que remetem ao Brasil colônia. Você poderá visitar a Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e se subir ladeira acima, chegara na Igreja de São Pedro dos Clérigos, onde será possível subir no campanário para contemplar a cidade do alto.

Mina da passagem

É a maior mina de ouro do mundo aberta para visitação. Para entrar você pega troles e o passeio dura cerca de meia hora, tem um guia contando curiosidades sobre a mineração na região e o passeio termina em um belo lago subterrâneo.
 
Não perca tempo e marque logo sua viagem, essas atrações está no meio de muitas que vão te arrancar suspiros.
Mariana, ahh, tenho certeza que essa ganhará um pedacinho de seu coração.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »