Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/08/2020 às 21h50min - Atualizada em 09/08/2020 às 21h56min

O que é FanMade? Onde vivem? Como se reproduzem?

Hoje, no Lab Dicas de Jornalismo! =)

Karina Barbosa - Editado por Fernanda Simplicio
Brincadeiras à parte, rs. Quem nunca ficou chateado com o final trágico de um personagem favorito em uma série ou indignado por um final piedoso para um personagem que julgamos não merecer? Não é de hoje que vários fãs do mundo todo tentam ampliar os limites dos personagens e o mundo em que eles vivem, mas mantendo, principalmente, fiéis a criação do autor. Eles são chamados de Fan Mades.

Um Fan Made nada mais é que uma pessoa fã de uma série, HQ, filmes ou de um artista – por exemplo – que, apenas por pura paixão, tenta mostrar (e até mesmo melhorar) sua visão de como deveria ser o desfecho de uma história, a coreografia de uma música ou como um personagem secundário deveria ser melhor aproveitado. O interessante é que na maioria das vezes, as pessoas que compartilham do mesmo ideal do Fan Made, “pentelham” os criadores nas redes sociais para mostrar a solução do “problema”.

Vale lembrar que a pessoa que compartilha essa visão de mundo, ela não é detentora dos direitos autorais e também, não deveria fazer as modificações, pelo menos inicialmente. Há situações que começam com um ideal e depois que é absorvido pelos fãs, o estúdio/produção resolve acatar o pedido. Citamos aqui o universo de Star Wars com a história de Boba Fett: um caçador de recompensas. Inicialmente era um personagem pequeno e que agora é bastante conhecido pelos fãs da saga.

ATUAÇÃO DO FAN MADE
Abaixo, citaremos alguns exemplos de atuação de um Fan Made. Não necessariamente teve aprovação do artista/estúdio para a obra criada pelo fã, mas acabou viralizando na internet e todos acham que deveria ser daquele jeito.

RAIN ON ME – LADY GAGA FEET. ARIANA GRANDE/JUST DANCE
Recentemente, Lady Gaga e Ariana Grande lançaram um clipe bem dançante intitulado Rain On Me. Um fã no Youtube, disponibilizou um clipe com a música na versão Just Dance: com personagens, ambiente e coreografias. Veja





SMILE – NOVO ÁLBUM KATY PERRY  
O mais novo álbum da cantora está previsto para chegar nas lojas no dia 28 de agosto e há poucas semanas, ela resolveu liberar para os seus fãs a capa do novo disco. Uma dessas capas foi feita por um Fan Made que viralizou e chegou até a artista, que acabou compartilhando nas redes sociais. Na imagem, a cantora aparece usando um longo vestido que, na parte de baixo, se abre para a entrada de um circo.


POSTER KILL BILL 3
No mês de julho, a atriz que interpreta Vernita em Kill Bill disse em entrevista para a NME, disse que seu sonho era ver Zendaya estrelando o terceiro* filme da franquia como a versão mais velha de sua Filha Nikki. Não demorou muito e os fãs acataram a ideia. O poster que mais rodou nas redes sociais foi feita pelo artista BossLogic – ele é bastante conhecido nesse ramo. Veja:

 
*O filme ainda não foi confirmado por Quentin Tarantino
 
Existem vários universos para os fãs se aventurarem e mostrar o seu talento – e quem sabe – a ideia ser aceita pelo artista. Isso pode ser feito em jogos – criação de modpacks, finais diferentes para os personagens em HQ’s, filmes e séries. O que vale é: manter o personagem fiel ao universo e a essência inicial.

 
REFERÊNCIAS:
Góis, Paulo César. Já pensou? Zendaya estampa pôster fa-made épico de ‘Kill Bill 3’. NerdSite, 15 de jul. 2020. Disponível em https://www.nerdsite.com.br/2020/07/ja-pensou-zendaya-estampa-poster-fan-made-epico-de-kill-bill-3/. Acesso em 08 de ago. de 2020.

Fábio. Fan Made... uma obra que merece respeito. Tudo Geek, 02 de jan. 2015. Disponível em https://www.tudogeek.com.br/filmes/fan-made-uma-obra-que-merece-respeito/. Acesso em 03 de ago. de 2020.

Barreiros, Fernanda. Katy Perry escolhe arte de fã como capa de seu novo álbum “Smile”. Observatório de Música, 03 de ago. 2020.  Disponível em https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/katy-perry-escolhe-arte-de-fa-como-capa-de-seu-novo-album-smile. Acesso em 08 de agosto de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »